Porque gerenciar seu conteúdo - Parte II
Introdução
Na primeira parte desse texto (leia aqui) eu argumentei porque, EU, acho que não devemos entregar o controle do nosso conteúdo a terceiros. Não é um absoluto, é apenas a minha opinião e, como tudo na vida, tem seus ônus! Um deles é que você tem que colocar a mão na massa, no início, para a mágica acontecer. Se você acredita que comodidade é mais importante que segurança no longo prazo, esse texto não é pra você :-)
Você ainda esta aqui? Ótimo! A notícia boa é que depois desse movimento inicial de configuração, o modo de funcionamento será muito parecido com o das soluções de terceiros. No longo prazo, se você seguir as diretrizes que eu aponto aqui, suas chances de ter acesso ao seu conteúdo serão muito maiores do que a entrega do controle do mesmo a terceiros.
Princípios Básicos
Pra que as coisas funcionem hoje, amanhã e, possivelmente, daqui a X anos você deve ter algumas coisas em mente:
- Guarde seu conteúdo em formatos abertos. Formatos fechados e proprietários te deixam a merce dos detentores das patentes do formato!
- Permaneça simples! Você quer guardar e acessar seu conteúdo. Você não quer desenvolver um sistema sofisticado de gerenciamento de arquivos!
- Evite os extremos. Não precisamos ser paranóicos nem negligentes!
- Faça cópias de segurança com regularidade (backup).
- Já mencionei que você deve fazer cópias de segurança (backup) com regularidade?
- Tanto quanto possível, automatize o que for possível!
Ferramentas
- Máquina fotográfica ou a câmara do seu celular ou um digitalizador (scanner) - Para digitalizar documentos. Eu uso meu celular (Android) com o aplicativo CamScan. Mas existem outros aplicativos com a mesma função (usar a câmara do celular para criar um PDF do documento) em outras plataformas (iOS, Windows Phone, etc) . E, se quiser, você pode apenas salvar o seu documento como imagem. Funciona do mesmo jeito! Existe muita coisa para se falar sobre a organização de documentos pessoais que fogem ao escopo desse texto... começe por aqui para um maior aprofundamento sobre o tema!
- Um domínio e hospedagem própria - Ok, você pode usar serviços na nuvem (blogger, wordpress, etc)! Mas pra que fazer todo esse esforço para continuar a deixar tudo no controle de terceiros? Acredite, ter seu domínio e hospedá-lo não é nenhum bicho de sete cabeças. Sim, você terá que ler alguns tutoriais. E não esqueça de fazer cópia de segurança (backup) de tudo que você guarda no seu servidor de hospedagem!
- Um motor de blogue ou um gerenciador de conversas - Tanto o B2evolution quanto o Wordpress suportam textos (posts) privados, isto é, só você tem acesso ao seu conteúdo. O Friendica é uma poderosa ferramenta para gerenciar conversas na rede com um excelente e personalizável controle de privacidade. Embora seja possível usá-lo, também, para controlar nossas notas e documentos (ele tem até, nativamente, notas privadas!) vou deixá-lo de fora porque fugiria um pouco do público alvo desse texto [usuários finais sem muito gosto por ler os manuais :-)].Então, tanto com o Wordpress como com o B2evolution todas as notas ou documentos enviados para eles deverão ser configurados como privados. Pronto. Agora só você tem acesso a esse conteúdo (após autenticar). Simples e indolor! E você nem precisar criar um blogue só pra isso. Pode apenas escolher uma categoria ("notas privadas" por exemplo) e usar as etiquetas (tags) para associar palavras chaves a cada nota ou documento arquivado. A vantagem do wordpress e b2evolution é que eles já tem um sistema de pesquisa interno muito bom! Se você arquivar com as etiquetas corretas, vai achar facilmente! Essa é toda a mágica! Simples não?
Um Disco Rígido (HD) Externo - Já comentei que você deve fazer cópias de segurança do seu conteúdo também em casa! Se tudo correr bem, catástrofes só irão ocorrer no local onde seu servidor está (supostamente não é a sua casa!) localizado. Se, porventura, a catástrofe acontecer na sua casa (bate na madeira três vezes), e você sobreviver, o conteúdo continuará disponível no seu servidor! Se acontecer nos dois locais ao mesmo tempo, bem, você é muito azarado mesmo. Não temos muito o que fazer! Lembra que um dos nossos princípios básicos é não sermos paranóicos! Vamos aplicá-lo aqui!
- Um cliente de e-mail (pode ser substituído por um aplicativo pro seu gerenciador de blogue) - Se estiver no seu escritório ou com seu notebook você poderá acessar a interface do seu blogue para consultar ou enviar suas notas ou documentos. Se não estiver, tanto o Wordpress como o B2evolution suportam publicações remotas via e-mail. E, se preferir, pode usar o cliente móvel do wordpress para enviar (e consultar) suas notas no wordpress. Ele também funciona para enviar notas para o B2evolution (devido ao suporte a xmlrpc do B2evolution)!
A Mágica Funcionando
Suponha que você já registrou seu domínio, já tem seu blogue (wordpress ou b2evolution - o primeiro é mais amigável!) rodando normalmente para qualquer fim e já configurou a categoria padrão para o arquivamento de notas e/ou documentos. Vejamos então alguns exemplos hipotéticos!
Exemplos
- Você está na sua cadeira de praia (troque porque qualquer outro lugar, é só um exemplo!) pensando em como a vida é bacana e.... de repente, você tem uma grande ideia! Saca seu telefone inteligente (smartphone) e registra a nota no seu bloco de notas ou direto no seu cliente de e-mail e envia (em formato texto puro) para o seu blogue (que já está configurado para toda entrada via e-mail ser guardada na categoria padrão de notas e marcado como privado!). Simples assim!
- Você está na sua cadeira de praia (troque porque qualquer outro lugar, é só um exemplo!) pensando em como a vida é bacana e.... de repente, você tem uma grande ideia! Saca seu telefone inteligente (smartphone) e registra a nota no seu bloco de notas ou direto no cliente do wprdpress do seu telefone, escollhe a categoria padrão de notas e marca o texto como privado!). Publica a nota. Simples assim!
- Você está numa loja e acaba de comprar seu novo disco rígido portátil. Fotografa a nota fiscal (ou usa o aplicativo para gerar um pdf da mesma) e envia para o seu blogue na categoria de notas e documentos marcado como privado! Simples assim.
- Você aproveita o seu feriadão para arrumar aquela bagunça que está o seu local de trabalho em casa. Inspeciona cada documento e (aqueles que precisam ser guardados por questões legais) são digitalizados, enviados para seu blogue, com as etiquetas adequadas e a versão analógica armazenada organizadamente. Simples assim.
- Seu contador (pense em qualquer outra situação que lhe diga respeito) te telefona e pede uma nota fiscal xyz para fazer alguma coisa. Você acessa seu blogue (pelo celular, desktop, geladeira, etc) pesquisa pelas etiquetas (tags) documentos, notas-fiscais e... tchan tcham... está lá! . Baixa a imagem para seu dispositivo e envia para seu contador. Mais um dia em que você venceu a burocracia dos tempos atuais!
- Passaram-se 10 anos desde que você iniciou esse procedimento, você sempre fez suas cópias de segurança, o Evernote foi vendido (guarde esse texto para ler daqui a 10 anos) os usuários do Evernote estão resmungando por causa disso e você está consultando esse texto - guardado como pdf no seus sistema de notas e documentos .
Nota Jurídica
Eu uso um sistema de gerenciamento de notas e documentos parecido com esse. Eu escrevi esse texto com o máximo de correção, pesquisa e esmero. Mas se você usar esse tutorial para guardar suas notas e documentos, faça por sua conta e risco. Não me responsabilizo por nada que aconteça aos seus documentos, notas, gatos, namoradas/os, etc. Você foi avisado :-).
Fechando a Conversa
As configurações específicas de cada programa são bem acessíveis. Eu quis apenas passar a ideia geral de como tudo é mais fácil do que possamos imaginar. E depois da configuração inicial você não sentirá muito diferença entre Evernote ou seu sistema pessoal de armazenamento de notas e documentos.
Você tem dúvidas ou sugestões sobre esse texto? Deixe-me saber. Use os comentários ou o formulário de contato!