Sobre a servidão contemporânea
Introdução
O tempo voa... há uns 10 ~ 15 anos atrás, na era de ouro dos blogues, havia uma certa divisão entre os chamados "probloggers" e os, digamos assim, "blogueiros raiz"... Sem entrar em maiores delongas, como já previra o sociólogo Francesco Alberoni, o sistema iria absorver aquele movimento emergente...
Os "probloggers" de ontem se tornaram os "vloggers" de hoje! Todos eles, ainda, em busca do "mito" de "viver sem patrão" e "trabalhar" quando e quanto quiserem....
Servidão Digital
Há uma galera enorme criando canais no youtube, disputando nossa atenção e desejando viver desta "produção de conteúdo". E não estou aqui fazendo nenhum juízo de valor! Há uma outra galera, não menos numerosa, que está trabalhando em plataformas digitais (Uber, Rappi, etc) e, mesmo muitos de nós, sem saber(?), estamos trabalhando (em troca do uso "gratuito" de serviços) para sistemas digitais!
Por conta disso, resolvi registrar aqui no blogue e compartilhar uma longa e interessante matéria no tab uol sobre a "servidão contemporânea": https://tab.uol.com.br/edicao/servidao-digital/.
Vale muito a pena reservar um tempo para a leitura da matéria! Principalmente se você é ou pretende ser um "trabalhador" de serviços ou em plataformas digitais!
De nada!