Usabilidade para o usuário final médio...
... ou, a necessidade de se avisar sobre mudanças!
Quando eu li, pela primeira vez, no blog do Alon a frase:
"Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo."
Eu percebi que aquela frase fazia sentido! As vezes o que nos parece óbvio não o é para o "usuário médio brasileiro"!
E pra quem duvida disto, temos mais um exemplo em escala maior. O Banco do Brasil lançava hoje (02/01/2007) sua nova campanha de markenting em que, entre outras coisas, colocava o nome do usuário na página do banco...
Bastou isso para que a histeria tomasse conta de vários usuário deixando sítio do banco fora do ar... a história completa você pode ver aqui e aqui!
[Atualização]
Segundo esta matéria do Computerworld a dificuldade do sítio se deveu ao número enorme de acesssos ao sítio do banco por ser o primeiro dia útil do ano...
Pessoalmente, acho que a jogada de markenting já é sucesso, pois vários sítios de tecnologia e blogues estão falando do BB. Como se diz por aí, falem mal mas falem de mim (quer dizer do BB!)
[/Atualização]
Moral da História: Vai fazer uma mudança, avise antes, mesmo que possa parecer óbvio! Acredite, nada é obvio para o "usuário final"!
Do Edgy Eft