Introdução
Uma publicação na minha linha do tempo do #Mastodon me chamou a atenção para um artigo sobre o uso de aulas ao ar livre (#LearningOutdoor) como uma alternativa ao ensino remoto de emergência em momentos pandêmicos.
O conceito é bem elástico e tem, como era de se esperar, bastante bibliografia sobre o mesmo:
Aprendizagem ao ar livre é um termo amplo que inclui: brincadeiras ao ar livre nos primeiros anos, projetos em terrenos escolares, educação ambiental, atividades recreativas e de aventura, programas de desenvolvimento pessoal e social, expedições, formação de equipes, treinamento de liderança, desenvolvimento gerencial, educação para a sustentabilidade, aventura, terapia... e muito mais. A aprendizagem ao ar livre não tem um limite claramente definido, mas tem um núcleo comum…
Todas as formas de aprendizagem ao ar livre valorizam a experiência direta. A aprendizagem ao ar livre pode fornecer um contraste dramático com a sala de aula interna. (...)
O texto acima é uma livre tradução da parte inicial desta página.
Conexões e outras tempestades de ideias
As "aulas ao ar livre" conectam os estudantes diretamente com o mundo real! E você, nem precisa ser um construtivista, para perceber como isto pode impactar positivamente nas aprendizagens para quaisquer públicos de estudantes!
Evidentemente que a logística de uma aula ao ar livre pode torná-la impraticável para escolas urbanas, escolas pensadas como caixas de concreto e tijolos sem jardins e etc... Mas, quando isso for possível, vale muito a pena pensar sobre esta abordagem.
Por conta do meu contexto de trabalho atual, eu visualizo que as aulas ao ar livre podem ser ótimas estratégias para turmas com estudantes neurodivergentes (TDAH, TEA, etc).
Eu lembro que lá em 1997, quando trabalhei na Escola Municipal Ponte dos Jesuítas, o Professor de História (Prof. Sinvaldo) levava os alunos para uma aula ao ar livre na "Ponte dos Jesuitas" - uma ponte construída pelos Jesuítas e que funcionava, também, como um regulador das águas de um rio...
Outro exemplo mais recente, é uma colega de trabalho - Profa. Débora Roque, Professora de Atendimento Educacional Especializado, que eventualmente, realiza aulas ao ar livre no jardim interno da Escola.
Eu sei, eu sei... não temos nenhuma novidade aqui! Quem, de nós professores, já não participou de algum "passeio escolar", quer dizer, passeio pedagógico?
Mas eu confesso que não sabia que há muitas publicações acadêmicas sobre esta "modalidade" de aula!
E você, já ficou com vontade de planejar uma aula ao ar livre para o seu contexto de ensino?