Uma das minhas vontades Geeks é fazer uma FAQ (Respostas as perguntas mais frequentes) para os alunos do ensino médio sobre a física no ensino médio!
Uma das perguntas mais clássicas é:
Professor, eu tenho que aprender isso pra que? (Numa versão politicamente correta da pergunta :-)
Se é verdade que existem muitas coisas obsoletas e/ou despropositadas nos programas escolares da escola brasileira é também verdade que muitas coisas são extremamente úteis para a vida cidadã e/ou profissional!
Uma destas coisas úteis é a capacidade de analisar a vantagem de se usar ou não uma tecnologia, definido um critério de análise! Evidentemente que esta competência só é possível para alguém que domine alguns conteúdos didáticos dos nossos programa escolares!
Essa introdução toda foi só para apresentar um excelente exemplo deste tipo de análise e que utiliza conhecimentos básicos que são trabalhados nos programas curriculares do ensino médio das escolas brasileiras!
O texto CRT x LCD do ponto de vista econômico, escrito pelo Engenheiro Químico e Físico J. F. Mitre é um excelente exemplo de como o senso comum é surpreendentemente diferente da essência das coisas quando você faz uma análise criteriosa!
Eu, particulamente, gostei tanto do texto, que vou utilizá-lo numa prova de física (nas turmas que estou lecionando eletricidade!).
É um feliz exemplo de contextualização do conteúdo didático :-) E se você cogita comprar um monitor LCD, não deixe de ler esta análise antes da sua decisão!
Do Feisty Fawn
Texto muito bom do Mitre. Escrevi algo sobre a sua pergunta lá (e mais alguns detalhes sobre a questão da qualidade) e deve aparecer depois de moderado. :-)
===
Opa Ronaldo !
Já vou lá, no blogue do Mitre, conferir!
[]´s