What are your Predictions for Learning in 2008?
ou
Quais as suas previsões para a Aprendizagem em 2008?
A pergunta original foi feita no Learning Circuits e reverberada em português pela nossa mestra de sempre a Suzana Gutierrez!
Toda previsão é uma mistura de inferências com base no que conhecemos misturada em maior ou menor grau com nossos desejos (inconscientes ou não) portanto, podem parecer grandes bolas foras ou grandes visões numa leitura futura :-)
Dito isto, diria que em 2008 com o acesso cada vez maior (devido a maior crédito, queda de preços e políticas públicas) a dispositivos computacionais (computadores, notebooks educacionais ou não, celulares, celulares inteligentes/smarphones) e etc) cada vez mais as Tecnologias de Comunicação e Informação irão se incorporar no cotidiano dos espaços de aprendizagens (quer sejam informais ou formais).
Evidentemente que as disputas por paradigmas tecnológicos (sistemas proprietários e fechados versus sistemas livres, abertos e colaborativos) travarão batalhas com vantagens deste último em relação ao primeiro!
O uso mais sistemático das TICS no cotidiano escolar ou como ferramenta de aprendizagens colaborativas (saindo dos laboratórios de informática para ocupar os dispositivos pessais
ou de uso mais geral) poderá catalisar a ruptura das práticas seculares das nossas escolas (currículos extensos e obsoletos, ênfase no ensino, trabalho orientado para o produto) para experiências e tentativas de releituras/enxugamento de currículos, ênfase nas aprendizagens e trabalho orientado para o prococesso [competências ou formação, como prefere a Suzana Gutierrez :-)]
Não é um processo linear! É cheio de avanços e retrocessos, acertos e erros... mas sobretudo se pudermos compartilhar nossas experiências e sistematizar nossos acertos o caminho para que estas previsões aconteçam pode ficar cada vez mais suave e próximo!
Se você deseja fazer suas previsões para as aprendizagens em 2008, no seu blogue, sugiro que siga as orientações da Suzana Gutierrez (para podermos rastrear todas as previsões):
"Esta foi a questão do mês, proposta por Tony Karrer do Learning Circuits. Proponho aos meus leitores responder, considerando o contexto brasileiro ou, até, regional. Copiem o logo, postem a resposta e linkem a postagem original do Learning Circuits e esta minha postagem, para criarmos a rede nacional da bola de cristal na educação :)"
É isso aí, vamos estender as conversações na nossa blogosfera educacional, faça você também as suas previsões!
Do Gutsy Gibbon
4 comments
Comment from: admin
Comment from: Suzana
teste
Oi Sergio! Também publiquei algumas previsões para 2008 com link para o post original da Suzana. Antes tarde do que nunca ;)
====
Opa Renata!
Vou lá conferir!
abraços
teste
Comentário enviado pela Suzana Gutierrez que está atrás de algum blogueio de url com # ;-(
=====Início do Comentário da Su=====
Oi Sérgio
Fui dormir pensando na minha postagem feitana corrida e até updateei
alguma coisa hoje de manhã. Eu havia esquecido, por exemplo, das
tecnoloias sem fio.
Não devia, porque o que está me proporcionando maior conexão nestas
férias é justamente a rede sem fio.
Nada como conectar de debaixo do guarda-sol :))))
Não te assusta, ainda NÃO estou levando o notebook para a beira da
praia. Levo é para o pátio da casa, mesmo.
Penso que as nossas previsões que, como tu bem dissestes, contém um
tanto do nosso desejo, podem ser um assunto muito bom para debatermos.
Não na lista fechada, mas aqui nos blogs :)
Sobre a ruptura de paradigmas, penso que o caminho é longo e, na bola de
cristal de 2008, não vejo avanço neste sentido.
Se tu lecionasses aqui no RS não poderia postar via celular da sala de
aula, pois sancionaram uma lei proibindo que se ligue o aparelho no
horário e em sala de aula. Pra ti ver....
abração e bom domingo
Eu estou aqui na maior mimação: papai fazendo o café e mamãe fazendo doces!"
======Fim do Comentário da Sú====
====Respondendo====
Opa Sú!
Quem sabe com a chegada do 3G e com barateamento de hardware e pacote de dados o aumento da mobilidade em educação cresça... Mesmo tendo que combater cabeças da era industrial que adminstram sistemas (bloqueando orkut, fotologs, bloques e correlatos) ou pior proibindo o uso de dispositivos móveis em sala! Aqui a proibição não é formal mas é cultural... eu mesmo não deixo os alunos atenderem celular em sala... precisamos pensar sobre que uso podem ser feitos dos mesmos não é!?