Introdução
Eu já escrevi sobre os erros comuns dos estudantes, mas nós, os professores, também somos humanos e cometemos nossos erros!
Os 8 erros mais comuns
Os erros abaixo estão numa ordem arbitrária, procure evitar todos eles :-)
- 1 - Consideramos que nossos alunos só estudam nossa disciplina - É muito comum imaginarmos que nossos alunos tem dedicação exclusiva à nossa disciplina. E, muitas vezes, propomos atividades que demandariam mais tempo que ele relamente poderiam investir!
- 2 - Consideramos que a nossa disciplina é a mais importante do Universo - Este erro é bem parecido com o anterior. Muitas vezes julgamos que nossa disciplina merece mais atenção, esforço, amor, investimento de tempo, etc que as outras. Para o bem ou para mal, não é assim que a banda toca!
- 3 - Consideramos que nossos alunos sabem os pré-requisitos para a nossa aula/argumentação/explanação - Num mundo ideal isto seria verdade! Nosso planejamento sempre seria adequado pois todos os nossos alunos fizeram sua parte e detêm os pré-requisitos para aquela atividade que planejamos com tanto carinho! Desculpe te contar um segredo: o mundo não é perfeito!
- 4 - Consideramos que nossos alunos são só razão! - Quantas vezes supomos que uma boa sequência de argumentos ou idéias seria suficiente para que os objetivos fossem alcançados? As vezes um "bom dia" sorridente, um "olá como você está?" podem fazer a diferença entre uma conteúdo bem assimilado muito mais do que aquele vídeo matador que você separou no Youtube!
- 5 - Acreditamos que os conteúdos são mais importantes que as pessoas - Muitos de nós, achamos muitas vezes, que "perder um tempo" conhecendo as pessoas por trás dos alunos vai atrapalhar no cumprimento dos programas. Ao menos no ensino básico (médio e fundamental), nossos alunos vão se lembrar de momentos e não de conteúdos! Ninguem vai se lembrar das "orações coordenadas assindéticas", das "transformações adiabáticas" ou dos "vassalos", mas vão se lembrar da sua compreensão com as suas dificuldades com os prazos ou aquelas suas piadas velhas e surradas!
- 6 - Apesar da nossa gana, não vamos mudar o mundo sozinhos - O Nietzsche já alertou: "O Homem sofre porque deseja"! Temos que fazer nosso melhor! Mover mundos e fundos! Mas temos que aceitar que não poderemos ganhar todas as batalhas, nem ensinar tudo para todos! (E não há nenhum mal nisto!)
- 7 - Nós subestimamos as vezes os nossos alunos - Em hipótese nenhuma devemos pressupor que eles não serão capazes! Temos que acreditar que cada um, no seu tempo, poderá aprender algo (afinal, nós aprendemos!). Basta desejar ou necessitar, não necessariamente nesta ordem :-)
- 8 - Nós achamos que só cometemos 8 erros básicos - Para o bem ou para o mal, somos humanos! E muitas vezes erramos! Se pudermos aprender com eles, nossos alunos só ganharão com isto!
Fechando
Se isto te serve de consolo, as vezes eu ainda cometo muitos dos erros acima! Ou, como já disse Chico Mário:
"Se eu não fosse como vocês eu não os perdoaria..."
Do Ubuntu eee
2 comments
Comment from: Sinara Duarte
Comment from: LUIZ FERNANDO PEREIRA DORO
Bom dia
Estou tentando entrar no ramo do ensino e gostaria de mais algumas dicas (claro, se for possivel). Tenho 47 anos Administrador, especilização em Engenharia de Produção e pretendo lecionar Logistica, a pricípio em Faculdades Particulares. Me assusta muito cometer erros banais que possam ser percebidos pelos alunos. Você poderia me ajudar? Se puder me indicar textos ou livros fico agradecido também.
Abração
Muito bom esse blog de Física, da até vontade de voltar a estudar a maldita..rsrsrsrsr E vc, ne escondendo essa preciosidade de nós,rsrsrsr Vou colocar no bussola educacional. bjs
======
Opa Sinara!
Só falta colocar o selo do SLEducacional :-)
Valeu pela visita e sinta-se a vontade para participar das conversações :-)
bjs