Resenha do Livro: Blogs, wikis, podcast...
...e outras poderosas ferramentas web para a sala de aula: Blogs, Wikis, Podcasts, and Other Powerful Web Tools for Classrooms by Will Richardson
[NOTA]
Esta resenha estava perdida nos rascunhos do blogue, aguardando ser terminada... antes tarde (2 anos depois) do que mais tarde :-)
[/NOTA]
Como eu já tinha comentado, após a leitura deste livro eu faria uma breve resenha. Ei-la aqui!
A Resenha
Público alvo do livro
Este é um livro cujo público alvo primário são professores que desejam incorporar as ferramentas da Era da Informação na sua prática de sala de aula. Aqueles que entenderam que a Escola como um centro de "transmissão de conhecimento" é algo absolutamente obsoleto e que professores e alunos precisam tornar a Escola um espaço de aprendizagens!
Pessoas de fora da área de TI, que se interessam por ferramentas de comunicação e interação também encontrarão muita utilidade neste livro.
E finalmente, profissionais de TI que trabalham ou que desejam trabalhar com Educação poderão agregar valor à sua expertise ao lerem este livro!
O Autor
Will Richardson é um "adjunct instructor" na Universidade Seton Hall.
E, mais importante de tudo, mantém o excelente Weblog-Ed. Um blogue que discute como as ferramentas desta web de leitura e escrita podem catalizar as mudanças necessárias para a Escola dos tempos atuais.
O Livro
Este não é um livro sobre tecnologia e sim sobre o que estas tecnologias nos permitem:
"This may look like a book about technology, but it's really a book about the connections, collaborations, and conversations that the new cool tools of the Web are allowing us to create."
Esse parágrafo, logo no prefácio do livro, já nos revela do que ele trata e qual é o seu foco! Um livro que fala sobre Educação a partir das ferramentas da Era da Informação. Não é um livro sobre as ferramentas em si, mas como estas e os professores que entendem as transformações por que passa o mundo nos últimos 20 anos (a partir de 1989) podem utilizá-las no seu trabalho cotidiano.
O livro tem 10 capítulos onde o autor descreve como as principais ferramentas da chamada web 2.0 [blogues, wikis, flickr, rss, marcadores sociais (social bookmarks) e podcasts (na primeira versão ele não fala nada do twitter!)] podem ser utilizadas pelos professores.
Mesmo considerando que o livro se baseia na realidade estadunidense ele trás algumas ideias práticas e insights sobre como aquelas aplicações podem ser utilizadas no trabalho do professor.
O livro enfatiza em todos os seus capítulos que no novo contexto informacional em que vivemos, cada vez mais as pessoas estarão conectadas (com outras pessoas, recursos, etc) e realizando atividades colaborativamente (ouvi conectivismo) e, portanto, as propostas pedagógicas no uso destas ferramentas devem levar isto em conta!
Neste sentido ele defende novas alfabetizações, um espírito de maior criticidade perante a enxurrada de informações com que lidaremos ao longo das nossas vidas.
O livro todo é uma defesa de uma "nova sala de aula" construída com informação, colaboração, aprendizagens individualizadas (não ensino!) e participação ativa de todos na sala de aula.
Finalmente ele lista 10 "grandes mudanças" que ocorrerão numa sala de aula da web de leitura e escrita:
- Conteúdos Abertos
- Muitos professores interconectados ensinando pra além do tempo/espaço escolar
- Construção colaborativa de conhecimento sigificativo
- Ensinar é conversação e não palestrar
- Saber onde encontrar as respostas é mais importantem que ter as respostas!
- Leitores não serão mais simples leitores
- A web como um grande bloco de notas
- Escrever não se limitará mais só ao texto
- Portifólios serão mais necessários que "testes"
- Professores como "conectores" de pessoas, saberes e também como produtores de conteúdo e não meramente "transmissores"
Obviamente que muitas destas coisas dependem, em maior ou menor grau, de uma infra-estrutura de apoio e de gestores antenados com os novos tempos.
Considerações Finais
É preciso filtrar o contexto em que o autor vive e leciona. Muitas das ideias apresentadas precisariam de um maior aprofundamento. Mas as indicações práticas, dicas , sugestões de aplicações, ferramentas e atividades tornam a leitura deste livro bastante enriquecedora e inspiradora para professores que desejam incorporar as ferramentas desta web de leitura e escrita nas suas práticas docentes.
E não se iluda, é uma tarefa que só pode ser feita coletivamente!
Do Intrepid Ibex
Boa resenha! Que venham as próximas ;)
=====
Opa Walter!
As outras já estão rascunhadas no meu bloquinho de papel :-)
Só me organizar para escrevê-las :-)
abraços