Notas de Copyleft
Este texto é uma tradução (livre) deste artigo, no Research Digest Blog e foi escrito por Dr. Nate Kornell. Os grifos são meus!
Logo, este artigo é um trabalho derivado:
This work is licensed under a Creative Commons Attribution /NonCommercial /ShareAlike 2.0 License. The original work was make for Christian Jarrett from Digest, the BPS.
Como Estudar
Embora todos nós gastemos inúmeras horas estudando,assim como os estudantes, nós recebemos pouquíssima orientação quanto às formas eficazes de estudo. Não existem atalhos para se estudar eficazmente, mas em geral, envolver-se ativamente no processo de aprendizagem torna o estudo eficaz. Alguns pontos específicos são óbvios: prestar atenção na aula, fazer a leitura, não deixar para mais tarde (procrastinar), enquanto outros que deveriam ser óbvios, não são: estudar em um lugar calmo, sem distrações, não enviar mensagens de texto durante as aulas(sms), fazer perguntas se você estiver com dúvidas.
Aqui estão três formas de se estudar não-intuitivas mas muito eficazes com base em resultados de pesquisa em psicologia:
Parcele seu Estudo
Nós seres humanos, como também outros animais, aprendemos mais, ao parcelarmos o estudo em sessões no tempo (pdf) do que se estudarmos tudo de uma única vez (por exemplo, cramming).
Por exemplo, ler um capítulo num momento, e revê-lo em outro momento, se você está estudando um conjunto de fichamentos (flashcards), estude-os todos os dias em vez de intensamente tudo de uma única vez.
Minha própria pesquisa mostrou as vantagens deste fatiamento nas aprendizagens investigando: "estilos de aprendizagem de artistas", novos vocábulos usando fichamentos (flashcards) e aprendizagem de conceitos de física, dentre outros tópicos.
Se você acha que o fatiamento do tempo não vai funcionar para você, pense novamente, fatiar os períodos de estudo é quase sempre eficaz, mesmo quando parece ser contraproducente.
Faça perguntas pra você mesmo
Testando-se a si mesmo enquanto estiver estudando tem duas vantagens:
- primeiro, que exige recuperação dos conhecimento memorizados.Fazendo isso cria-se forte memorização do que se é estudado (pdf), que não é facilmente esquecido.
Em segundo lugar, o auto-teste permite diagnosticar a sua aprendizagem. Se você testa a si mesmo antes de seus exames, você pode identificar e corrigir seus pontos fracos com antecedência, em vez de lamentar-las posteriormente.
Um aviso: O auto-teste feito quando a informação ainda está fresca em sua memória, não funciona. Ela não cria memórias duradouras, e ele cria excesso de confiança.
Faça sumários e integre tudo
Após assistir uma aula ou lendo um capítulo, tente resumir os pontos principais e pensar em como eles se relacionam com o tema em geral e com a sua própria experiência. Este processo, conhecido como integração do conhecimento, cria lembranças duradouras e tem a vantagem de exigir-lhe recordar as informações.
Uma maneira de se fazer isso é "aprender através do ensino", isto é, ensine a outros sobre o que você aprendeu, incluindo seus colegas estudantes, ou, se você não se importa em ser enfadonho, aos seus amigos e família. Explicar exige integração e sumarização e é uma excelente maneira de expor as falhas no seu próprio conhecimento.
Os passos acima podem parecer desgastantes, mas a longo prazo os benefícios superam largamente os custos. Um aluno procurando minimizar seu esforço faria um bem a si seguindo estes conselhos
Apontador/link para mais informações.
Apontador/Link para Nate Kornell's website.
Apontador/Link para o artigo do mes (de publicação original do artigo) da revista de psicologia sobre como pensa um psicólogo (acesso aberto).
Nota:
Este artigo é uma tradução! O original, em inglês, pode ser lido apontando seu navegador para a URL abaixo:
http://bps-research-digest.blogspot.com/2008/02/how-to-study.html
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A Diana, nos comentários indicou o vídeo abaixo. Achei tão impactante que resolvi colocá-lo aqui! Obrigado Diana!
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Do Ibex Intrepid
Sérgio, comentando sua resposta à Jenny, podemos verificar que não só na escola não se ensina a estudar mas também grande parte dos cursinhos! Pelos menos os pré-vestibulares. Quando tem são dicas dos professores mais antenados como vc, mas nada oficial. Alguns cursos preparatórios já fazem palestras sobre o assunto, o que um grande coisa. A escola também deveria fazê-lo, não acha?
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Opa Alexandre!
Por mais surrealista que seja, a Escola não orienta como se estuda! Ao menos eu não vejo isto de modo institucional.
Dando a mão a palmatória, eu mesmo nunca havia me preocupado com isto :-(
Mas desde o ano passado eu passei a indicar um texto neste sentido! Em 2008 eu indiquei o texto como estudar física.
Terça, dia 02/03/2009, quando inicio os trabalhos em sala de aula, já vou chegar com a indicação deste texto!
Nunca é tarde para corrigirmos nossas falhas :-)
abração
abs
Sérgio Lima