Introdução
A questão do título acima foi proposta pelo Robson Garcia Freire, do excelente Caldeirão de Ideias, na lista de discussão blogs Educativos:
"Me respondam uma coisa o que é mais importante ensinar conhecimento científico (como a diversidade dos mamíferos ou os fatos conhecidos sobre Marte) ou ensinar como esses conhecimentos foram obtidos. Agora na sua opinião os blogs científicos ensinam ciência ou não?"
Minha resposta ficou tão longa que resolvi publicá-la aqui também :-) Segue a mesma abaixo.
Minha Opinião
Os dois são importantes dependendo dos objetivos!
Se você escreve para o público leigo, você está interessado(?) em sensibilizá-los para a ciência! Logo faz mais sentido escrever (não necessariamente ensinar!) sobre as tramas, a genealogia de como os saberes científicos foram construídos e até sobre a beleza de se entender fatos cotidianos a partir de saberes científicos.
Se você fala para um público iniciado, interessado no assunto,faz mais sentido aprofundar em alguns pontos (acrescentar detalhes mais técnicos), ainda que isto também não seja necessariamente ensinar!
Talvez a questão (que nem sei se existe na sua pergunta original!) é se aprendemos ciência só pela leitura de textos! A mim salta aos olhos que não! Ainda que em algum momento, mergulhar no universo que se deseja aprender passe por leituras na área!
Isto já é meio consensual(?). Ensinar não é um verbo que possa se conjugar sozinho (No blogue Boteco Escola, do Prof. Jarbas, que parece ter uma opinião diferente, tem uma discussão sobre isto.)
Enfim, acho legal que quem "faz ciências" escreva sobre este universo da ciência. Ao Professor que pretende ensinar (Leia-se: *criar situações de aprendizagem*) ciências cabe propor/organizar situações significativas e adequadas ao nível do estudante para que ele possa se apropriar dos saberes de ciência.
Entre as várias situações possíveis, indicar ou escrever textos sobre conceitos científicos (em blogues, inclusive) ou sobre como os conceitos se construiram contribuem para a aprendizagem dos mesmos.
E por fim, como já foi dito na discussão sobre o ensino de matemática, (numa discussão anterior na lista!) a Escola comete um erro grave ao considerar que todo mundo deve aprender tudo (ou muita coisa) sobre tudo! Todas as disciplinas seriam muito beneficiadas se todas elas cortassem seus programas (na escola básica) a um terço do que são hoje!
Nem todo mundo precisa saber o que é uma "oração coordenada assindética", o que é uma "transformação adiabática", o que é uma "matriz transposta", o que é um "angiosperma" e outros enciclopedismos da nossa educação escolar. Veja, estes conceitos podem ser importantes dentro de contextos, que obviamente não precisamos criar, artificialmente, só para ensiná-los sem necessidade!
Enfim, *eu* acho legal entender porque uma bola de futebol consegue fazer uma curva no ar e entrar no gol. Quando um físico (Thadeu Penna) escreve sobre isto é bem legal pois pode despertar uma pessoa (leiga) sobre como os fatos mais insuspeitáveis podem ser compreendidos e fazê-lo se *interessar por ciência* (como tudo na vida, existe o lado deslumbrante *também*!).
Mas isto de modo algum quer dizer que este texto pretenda ensinar lançamento de projéteis ou efeito Magnus.... nem significa que todos os adolescentes tenham que aprender sobre lançamento de projéteis ou Efeito Magnus!
É isto :-)
Do Intrepid Ibex
Oi Sérgio,
Não sei se você já viu, mas temos nova parceria na conversa sobre ensino/aprendizagem. Allison Bruno postou comentário sobre nossa conversa e firmou uma posição pessoal sobre o assunto. Parece que o tema pode render ainda mais considerações. Veja a contribuição de Allison em
http://abruno.com/blog/2009/03/30/ensino-aprendizagem/
Abraço, Jarbas.
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Olá Prof. Jarbas,
Ainda não tinha visto não :-( Mas já fui lá estender as conversações!
Obrigado por avisar!
Abração