Introdução
Entrei na faculdade em 1989 (licenciatura em física) comecei a lecionar em Escolas em 1991 e somente por volta de 2002 comecei a realizar aulas particulares.
Estes 13 anos que levei para me sentir seguro para desenvolver aulas particulares se devem ao fato de que as aulas particulares são bem distintas de aulas regulares em turmas!
Em 2014, isto é, com 12 anos de experiência com aulas particulares e 23 anos de magistério eu me sinto seguro para apontar o que a aula particular pode resolver e o que ela *não* pode resolver!
Limites das Aulas Particulares - O que ela *NÃO* vai resolver
Um bom texto sobre Aulas Particulares (com foco em matemática) já foi escrito pelo meu colega Prof. Alexandre Ortiz que você pode ler aqui. Abaixo eu coloco as situações onde a aula particular tem grandes chances de NÃO funcionar:
- Você quer retirar o atraso da matéria de 2 meses em 1 hora de aula particular! Não existe milagre, esta 1 hora de aula particular não vai resolver seu problema!
- Você contrata o Professor para aulas particulares mas você não sabe qual é a matéria a ser trabalhada, não tem lista de exercícios e não tem anotações no seu caderno. O Professor particular não tem como adivinhar o que o seu Professor está trabalhando e não poderá lhe ajudar!
- Você não sabe nada dos pré-requisitos! Vai ficar difícil! Exemplo: Você quer aula particular de cálculo (limites, derivadas e integrais) mas não sabe fatorar, não conhece as funções básicas e tem dificuldade com as 4 operações. Será impossível que a aula particular de cálculo seja produtiva neste cenário! Mas a aula particulare poderá lhe ajudar nos pré-requisitos e depois no objetivo final!
- Você não quer aprender! Muitas vezes os responsáveis contratam o Professor particular mas não combinam com o filho se ele quer aprender! Aí fica difícil! Se não tiver vontade e esforço para aprender, nenhuma ação externa (ensino) poderá obter êxito!
Possibilidade de Aulas Particulares - O que ela pode resolver!
Se você é um(a) aluno(a) que sabe qual a matéria que está sendo trabalhada, tem algum domínio sobre os pré-requisitos da mesma e tem dificuldades com pontos específicos ou precisa apenas de ajuda em pontos específicos então a aula particular é uma ótima opção para você. Veja mais algumas situações abaixo:
- Você quer aprender de forma personalizada. A aula particular vai lhe favorecer. Você vai aprender no seu ritmo, com foco nas suas lacunas e potencialidades. Neste caso 1 hora de aula particular valerá mais que 10 horas de aulas regulares em turmas.
- Você compreende as ideias mas tem dificuldade na resolução de problemas ou realização de tarefas. Neste caso a aula particular também vai lhe favorecer muito. Pois te ajudará a desenvolver as competências e habilidades na resolução de problemas com foco no conteúdo que você já domina razoavelmente bem!
- Você está há muito tempo sem estudar. Dar a partida quando se está muito tempo parado(a) é bem mais difícil sozinho(a). Um professor particular vai te indicar o caminho das pedras para que vossa possa rapidamente voltar a estudar sozinho(a)
Um último aviso. Evite ficar dependente de aulas particulares! A aula particular dever ser apenas um recurso esporádico. Na sociedade em que vivemos, teremos sempre que aprender coisas novas.
Então desenvolver o autodidatismo é uma competência fundamental para os tempos atuais e futuros. Sempre encontraremos pontos onde é quase impossível avançar sozinho. Use as aulas particulares somente nestes pontos!
Toda regra tem exceções. Se você tem dificuldades específicas numa disciplina, o acompanhamento de um professor particular pode se fazer necessário!