Contexto
A questão abaixo foi elaborada para teste numa empresa que elabora simulados para o ENEM. Aparentemente os avaliadores da referida empresa, na disciplina física, tem dificuldade de entender o que é importante numa questão de avaliação: Discriminar quem domina e quem não domina um determinado conceito e/ou habilidade ou competência.
Questão
Cuidado com objetos soltos
Corpos são arremessados para frente em uma colisão ou frenagem. Veja o peso que podem adquirir objetos, pessoas e animais soltos no banco traseiro de um automóvel em um choque a 50 km/h:
Peso Real | Peso com Impulso |
Cão de médio porte ou uma criança de 20 quilos | 1.093 quilos |
Guarda chuva de 400 gramas | 22,5 quilos |
Molho de chaves de 40 gramas | 39 quilos |
Referência: Diário Catarinense - Disponível em http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/diario-da-redacao/noticia/2013/12/um-guia-para-prevenir-acidentes-4366316.html (Adaptado) acessado em: 16 dez. 2013
O Impulso produzido numa colisão do objeto com o passageiro relaciona-se com a força aplicada ao objeto e, também, com uma segunda grandeza, além de produzir sobre o corpo a variação de uma terceira grandeza física. A segunda e terceira grandeza física são, respectivamente:
A)Tempo e Massa
B)Velocidade e Massa
C)Massa e Quantidade de Movimento
D)Tempo e Quantidade de Movimento
E)Velocidade e Quantidade de Movimento
Gabarito: D
Justificativas
A | O candidato relaciona impulso de um força com tempo de atuação da mesma e mudança de massa do corpo. |
B | O candidato relaciona o Impulso de uma força com velocidade do corpo e mudança de sua massa. |
C | O candidato relaciona o impulso de uma força com a massa do corpo e a mudança de sua quantidade de movimento. |
D | O candidato relaciona impulso de um força com tempo de atuação da mesma e a mudança na quantidade de movimento do corpo. |
E | O candidato relaciona o impulso de um força com velocidade do corpo e variação da quantidade de movimento do mesmo. |
Dados Pedagógicos
Área do Conhecimentol | Ciências da Natureza e Suas Tecnologias |
Disciplina | Física |
Competência | Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológica. |
Habilidade | Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes. |
Assunto | Quantidade de Movimento, Choques e colisões |
Nível de Dificuldade | Médio |
Observações Finais
Por questões de ética profissional não vou comentar os argumentos dos avaliadores sobre a não pertinência da questão para um simulado padrão ENEM. Estou publicando a questão aqui para que não pairem dúvidas sobre os meus direitos autorais sobre a mesma!
Achei a questão muito bem elaborada, percebe-se que a mesma está alinhada aos padrões do ENEM, o qual, em Física, costuma cobrar uma boa base dos conhecimentos teóricos. Obrigada por disponibilizá-la! :)