24 comments
Haha, bem colocado Sérgio. Embora esteja participando um pouco do Twitter, tenho um objetivo com isso: acho que, quanto mais pessoas utilizando, menor o tempo necessário para alguém descobrir uma utilizada real para essa coisa :-)
Grande abraço
======
Opa Marcelo!
Quem descobrir uma utilidade real pra coisa merece um prêmio nobel!
Rapaz, eu que sempre fui bem avesso com "redes sociais", diga-se assim, achei legal o esquema de microblogging do Twitter. Comentando os seus pontos:
1 - Eu gostei das pequenas informações espôntaneas que aparecem lá, e gostei de jogar algumas rápidas que ou não tenho um tempo para fazer um post ou acho que não comportam mais do que aqueles 140 caracteres.
2 - Talvez algumas delas nem devam aparecer! Para que que iria aparecer algo tosco como "estou tentando usar o TX com wifi no banheiro" em algum blog? Não compensa. E apesar de ser uma coisa bem tosca, ali no Twitter ela cabe. :-)
3 - Eu ainda gostei mas do esqueminha dele.
4 - Nesse caso, já que mantenho aberto o IM, eu recebo e envio as mensagens de lá, ou seja, parece mais um contato na minha listinha. Devo ressaltar que se não fosse a integração com o Jabber eu não estaria usando.
5 - São mensagens espontâneas e curtas, Sérgio! O caso que você falou são os posts nos blogs mesmo. São poucas as pessoas que conseguem matutar uma idéia brilhante e colocá-la em 140 caracteres. Isso leva á questão 1.
Bônus: Concordo, mas garanto para você que com a integração com o Jabber esse negócio não me toma mais do que poucos minutos. :-)
Mas é isso, eu estou achando legalzinho, vamos ver o que vira. Faz pouco tempo que estou usando mas pelo menos até agora as impressões (para mim) foram legais. :-)
[]'s!
=====
Opa Taq!
Talvez pra você, que fica direto em frente ao micro, a percepeção de que é mais informação pra ser digerida não seja como a minha... mas tô fora de receber mais informações neste fluxo contínuo de 140 caracteres :-)
Sobre as coisas que não "cabem" no perfil do blogue, basta criar uma categoria para elas e deixá-las fora do feed principal... no wp tem até plugin pra isso!
Do ponto de vista de quem lê (não de quem escreve!) as coisas que não cabem no perfil do blogue, então não devem ser escritas mesmo :-)
O item 5 é o ponto central... eu definitivamente não quero ler aquilo que não foi filtrado pelo prórpio autor.... pode ter coisas legais, sem dúvida, mas é como garimpar ouro EM 1 PARTE POR TRILHÃO no meio de purpurina dourada :-)
Sim, eu tenho má vontade com o twitter... mas que seria do verde se não existisse o amarelo :-)
Some estes minutinhos que você considera desprezíveis e contabilize assitindo Rei Leão com sua filha :-)
Abração pra ti!
Sérgio, justamente, o dia inteiro na frente do dito cujo do micro ... e as mensagens que pipocam no Jabber não atrapalham não.
Por mais que eu criasse alguma coisa para contemplar esse lance de não caber no perfil, realmente a integração com o Jabber ficou muito prática. Só se eu fizesse um lance desse pro meu blog e fazer ele mostrar um microblog ali do lado, mas como já está pronto ... ;-)
Eu já escrevi bastante coisas ali como "lembretes rápidos" ou "referências rápidas". Digo que não cabem pelo fato de não dar tempo de desenvolver mais, não que os assuntos não sejam de acordo com a temática do blog.
Vixi, então realmente não seria de grande valia para você no caso da falta de filtro ... mas eu pessoalmente gosto do caráter espontâneo das mensagens que tenho visto até agora. :-)
Fazer o que, uns gostam, outros não, cada um, cada um. :-)
Ei, falar do vídeo com a minha filhota nesse caso não tem nada a ver. Eu só uso o Twitter por que estou na frente do micro fazendo alguma outra coisa e não o inverso (e sei que tem gente que faz o inverso). Ou seja, são minutos compartilhados em situações que eu não estaria com ela assistindo algum DVD, tipo no trabalho, como que vou pegar os minutos de lá e fazer isso? ;-)
Só fazendo um parênteses: é muito legal assistir filminho com a filhota até a 315 a. vez que você já assistiu o danado. Acho que vou ter que assinar alguma TV a cabo pois eu já assisti TODOS (e não são poucos) essa quantidade de vezes. ;-).
=======
Opa Taq!
O lance do vídeo foi só uma provocação :-) Quando sua filha estiver entrando na adolescência você vai lembrar com saudades do tempo que você era o "cara" na vida dela :-)
É provável que pra desenvolvedores idéias rápidas e espontâneas agreguem valor... no meu caso, quase sempre não... (não tô sendo esnobe não, é fato!).
Agora tem uma coisa no twitter que eu aprecio... o fato de ser "uma plataforma aberta" o que possibilita a criação de torná-lo útil, ainda que eu não cosiga imagina como :-)
Abração!
Acho que você tem suas razões, mas eu gosto do trocinho... tem bastante coisa irrelevante, mas também tem coisas interessantes, enfim, eu gosto.
Abraço
=====
Opa Neto!
O Ronaldo, do Superfície Reflexiva, coloca bem a questão... tem gente que vai gostar e tem gente que não...viva as diferenças! Acho que o problema não é gostar ou não, mas a excessiva ufanização da ferramenta, como se ela fosse, como você costua dizer, a última bolacha do pacote :-)
[]'s
Interessante seu texto.
Estou começando a achar isso.. apesar de usar a ferramenta a pouquíssimos dias
Maysa
====
Opa Maysa!
Eu nem usei, só li o escopo da mesma, pra perceber isto :-) Repare que é a minha percepção... acho a vida curta pra gastá-la com espontaneidades que não trazem o bônus do olho-no-olho :-)
[]'s
Eu pensava assim em setembro tb! hahahahahaha :-) Só que agora estou vendo que as pessoas pensam diferente. :D
=====
Opa Raquel!
Eu ainda continuo pensando assim e acho que algumas pessoas também veja estas duas entradas aqui:
1 - http://logbr.reflectivesurface.com/2008/01/20/twitter-o-teste-de-meia-hora/
2 - http://www.contraditorium.com/2008/01/19/nao-seja-um-eco-chato-com-seu-twitter/
Mas, viva a diferença :-)
[]'s
Comment from: Guilherme Serrano
Opa!
Valeu pela dica de leitura Sergio... se eu fosse escrever sobre o Twitter a 15 dias atrás escevia mais ou menos o que tu publicou.
Como eu escrevi, pouco me importa a pergunta "o que você está fazendo", por isso relutei a começar a usar a ferramenta, mas quando comecei a usar encontrei boas utilidades para ela. (inclusive algumas apis que não publiquei no and after, pois não usei direito ainda)
A "dificuldade" para filtrar que tu cita é a mesma para navegar: eu seleciono os sites que navego assim como seleciono as pessoas que vou acompanhar no twitter. Posso navegar em sites que não me adicionam nada, ou navegar em sites informativos.
Quanto a produtividade, é um fato: se você vai usar para ficar brincando e fuçando a vida alheia, vai prejudiar tanto quanto o orkut.
Se você usar para buscar referências (trabalho com criação), usar para entreterimento (na hora certa) ou para ver notícias, não vejo problema...
Claro, pode ser irrelevante e atrapalhar tanto quanto ler e-mail, atender telefone, usar IM, blogar, etc... ;)
Mas cada qual com suas ferramentas, explorando-as da forma como convém.
Abraço e valeu pela contribuição!
=====
Opa Guilherme!
Eu confesso que já fui mais radical em relação ao twitter! Já li dois relatos de usos legais da ferramenta... mas para minha profissão e uso da web, o twitter não acrescenta nada que outras ferramentas não o façam melhor!
Como você e outras pessoas disseram, sempre é possivel se apropriar da ferramenta de um modo diferente e torná-la útil!
Abração pra ti!
Respeito suas colocações e também concordo que o Twitter seja, de alguma forma, irrelevante. Assim como muitas dessas ferramentes cibernéticas muitas vezes são. A verdade é que não levo isso tudo a sério demais. O Twitter é só um brinquedinho. Legalzinho e pronto. Não espero muito dele, por isso talvez esteja um poquinho mais satisfeita. :-)
Beijos estratégicos...
PS: não tenho filhos.
=====
Opa Cooper!
Acho que o segredo é este: não levar as tecnologias tão a sério :-) Com ou sem filhos :-)
bjs (sem estratégia :-)
Comment from: Paulo Simões
Em parte tenho de concordar contigo...O Twitter é uma ferramenta que deve ser utilizada com algum cuidado. Eu estou a testar a funcionalidade do ponto de vista do professor. Já a usei enquanto tal e até ao momento tem corrido muito bem.
Tem de ser usado como um complemento com outras ferramentas.
Um abraço
=====
Opa Paulo Simões!
Interessante. Quando puder serial legal você escrever sobre esta experiência! Eu sempre gosto de manter minha mente aberta e, sobretudo, também sou professor.
A propósito, Feliz 2009!
Comment from: Paulo Simões
Pois, por acaso já escrevi: http://www.pgsimoes.net/blog/index.php/2008/11/19/ferramentas-20-na-formacao/ ;)
Já agora fica a saber que soube deste post sobre o Twitter no próprio Twitter...Interessante.
Um bom ano de Pt para Br
=====
Opa Simões!
Interessante mesmo :-)
Vou lá ler o texto no seu blogue :-)
Ótimo ano pt e br pra nós :-)
Gostaria de dizer que adoro o Twitter e agora já existem ferramentas como o TwitBlogs que retiram os limites dos 140 caracteres do Twitter.
======
Opa Indebates!
Ainda prefiro a reflexão dacantada e refletida dos blogues. Twitter além de ejacular textos sem reflexão não tem espaço para comentários... sei que existem conversas, mas só em broadcast :-(
abraços
Sergio,
Tenho fugido do tal Twitter, mas nos últimos dias resolvi testar, motivo de chegar até aqui. Buscava dados que permitissem analizar analisar até que ponto vale a pena.
Concordo com o que vc alega e enfatizo o "bônus" como fator de mais peso para mim. Seguindo destacaria o item 1 e 5.
E por mais que digam que não, que aleguem as ferramentas disponíveis, a produtividade cai sim, e muito com os Twitters, Facebooooks e yorkutes da vida.
Parabéns pelo texto!
Abs e sorte para nós,
Coyote (vulgo Marco) :)
=====
Opa Marco "Coyote",
Eh eh... eu até acho que o twitter possa ser útil pra algumas pessoas. Pra mim não é! Agora uma coisa que me aborrece é o pessoal que se acha "descolado" ficar hypando a ferramenta como se fosse a última tubalina do deserto :-)
Obrigado pela vista e abração
Corrigindo: analisar... :)
Na madrugada, após algumas latinhas só podia dar nisso mesmo, heheheheheh
Abs
Comment from: Frank Toogood
Acredito que haja Twitters e Twitters. Muitos são irrelevantes? São. Alguns adoram falar que estão fritando ovo na cozinha? Adoram.
Mas ainda sim há bons twitters. É interessante ter uma noção geral, além da profunda. Mas do que interessante, é útil. Já leu o "Como me tornei estúpido" do Martin Page? O Twitter vai mais ou menos nessa linha de raciocínio.
=====
Opa Frank!
Não conhecia sequer o livro (vai ver já me tornei estúpido) :-)
Eu realmente acho que toda ferramenta pode ser usada de um modo elgal e que agregue valor as pessoas. Ocorre que os usos que, potencialmente, poderiam me agregar valor já são supridos pelo google reader e o compartilhamento de textos do mesmo.
Logo o Twitter, pra mim, só me acrescentaria mais ruído e pouca informação!
Mas como se diz por aí, viva a diferença!
abs
Eu também nem cheguei é nem vou usar, porque com tanta infoemação é pegar mais 1 pra quer né. gostei da postagem abraços.
A propósito, gostei do seu blog! Voltarei aqui mais vezes!
Abraços
Rodrigo
====
A recíproca é verdadeira, mas eu acompanharei pelo feed :-)
abs
Comment from: Rbali
Será uma moda, será esquecida em curto período de tempo? Talvez as pessoas se cansem rápido dele assim como das redes sociais, onde muitos nem terminam de configurar seu perfil e a abandonam. Acredito que um email vai ser sempre diferente, assim como uma carta, não há como comparar o que se transmite com cada um deles. Mas o Twitter deve estar preeminente pelos seus dias de gloria, logo se verá qual a realidade!
Comment from: Rodrigo Waltenberg
Eu acho que você precisa seguir o @cardoso pra mudar sua opinião. Frases inteligentes em apenas 140 caracteres.
===========
Opa Rodrigo,
A questão não é seguir alguns bons twitters, mas ter que filtrar os bons dos ruins. O que for realmente relevante precisará ser aprofundado em mais de 140 caracteres! Daí ficar fora do twitter é optar por receber as coisas boas já filtradas pela inteligência coletiva!
abraços
Comment from: Rô
" fiz o tal da conta do twitter e estou sinceramente tentando chegar a conclusão dessa coisa!! pra q serve mesmo...comecei a "seguir" algumas pessoas .. mas nada me motivava a fik escrevendo oq estou fazendo .. resolvi seguir apenas twitter de empresas q tragam assuntos q me enteressa.. como senac e secretaria da cultura coisas da minha propria localidade
não me traz nem um conhecimento saber isso
ex: "estou arrumando unhas" aff
Porem não me sinto motivada a responder a "mirabolante" pergunta " oq vc está fazen?"
====
Olá RÔ,
O twitter é uma daquelas bobagens que fazem sucesso inexplicavelmente!
abs
Muito bom o blog.
Comment from: Adriano Rocha
Por favor, entre para o Twitter, você só tem a acrescentar, em idéias e filosofias.
Comment from: LUCIANE
ADOREI TODOS OS COMENTARIOS
Comment from: LUCIANE
ADOREI TODOS OS COMENTARIOS
Sou da mesma opinião que vc. Não entendo qual a relevância do twitter. Todo esse burburinho ao redor de um serviço que, convenhamos, não fez nada de tão novo assim é um mistério.
Coisas da "blogosfera"...
====
Opa Thiago!
Na verdade, coisas de um subconjunto da blogosfera :-)
[]'s
Sergio F. Lima