3 comments
Comment from: J. F. Mitre
Comment from: J. F. Mitre
A beleza não está em permitir os mesmos erros (até porque esse não deve se repetir em si mesmo, mas se atenuar em efeitos de quasi-ressonância pela evolução natural do conhecimento e da facilidade de transmitir ele). A beleza está em poder prever o futuro olhando o passado e observando as nossas escolhas do presente. Não existe desculpa para erros.
Os ciclos históricos (como os que matavam boa parte da população a cada 70 anos na mesma idade média) aconteciam de forma inevitável porque representavam 2 a 3 gerações e a informação não se propagava permitindo a eles verem com clareza que estavam presos em ciclos. Quando a escrita se popularizou entre os nobres (até então apenas uns poucos e cléricos tinham acesso a escrita) mudanças aconteceram. Quando atingiu a camada pobre, mais mudanças aconteceram.
Vivemos uma outra revolução na informação. Uma revolução que não acontecia em Robocop (ou melhor, acontecia, como uma forma agressiva de propaganda "anti-sistema", mas é preciso se esforçar para ver isso); de qualquer forma Robocop mostra o que poderia acontecer com clareza absurda. Mostra até o processo pelo qual acontecerá. Resta saber se o povo/estado real será tão pacífico em aceitar isso quanto o do filme.
Exemplos de coisas não previstas:
- facilidade com vídeos online (qualquer criança colocar vídeo online hoje em dia - era isso que era mencionado em Robocop)
- blog (melhor dizendo, imprensa alternativa, sem vínculos além da sinceridade e opinião pessoal)
- processos anti-monopólio. Virou mania. O estado se sente ameaçado, especialmente na Europa.
Eu queria muito ter lido os quadrinhos de Robocop (Frank Miller), mas eu nem sei se isso saiu no Brasil algum dia... Dizem que levam todas essas "sacadas" a um nível ainda mais surpreendente (e violento).
====
Nota sobre minha ignorância: Nem sabia que robocop era baseado em quadrinhos do Frank Miller (Santa ignorância Batman!)
Agora vou pegar o dvd do filme para assistir de novo :-) Acho que foi até o III... vou tentar ver os três :-)
E viva a sabedoria das mulidões filtradas pelos amigos!
Comment from: J. F. Mitre
Desculpe se deixei entender errado. Robocop não é baseado nos quadrinhos de Frank Miller (é só inspirado no Juiz Dredd).
Miller escreveu um script para Robocop2 e ele foi rejeitado. Anos mais tarde, esse script virou quadrinho. Mais informações: wikipédia (en).
Abraço.
====
Opa Mitre!
De qualquer modo, não sabia desta ligação entre o Frank Miller e o Robocop!
abraços
Onde se lê acima: O estado deixa de existir e vão possuir o poder de fato.
Deveria estar: O estado como conhecemos deixa de existir, por não possuir o poder de fato.
Não sei onde tava com cabeça na hora que escrevi aquilo...
====
Editei o original e deixei uma nota!
[]'s