Cobertura blogosférica da Campus Party ruim?!?
A Profa. Suzana Gutierrez reclama, neste texto aqui, que tentou acompanhar a Campus Party pelo Livestream do Blogblogs e o resultado foi.... digamos assim, muito ruim:
Acabei de clicar no Live Stream do Blogblogs, categoria blogs, e.... cadê? Nenhuma postagem sobre a Campus Party. No feed do twemes, mais de 1000 twitadas desde ontem à noite, mas a maioria são recados. No meio de quem está trabalhando ou usando o espaço para otimizar a sua participação, se encontra milhares de 'olha eu aqui #cparty".
E no final ela pergunta:
Alguém aí arrisca a falar sobre os porquês desta rarefação blogueira?
Eu tenho algumas hipóteses, que listo abaixo numa ordem qualquer de importância:
- Ou você vive a experiência ou você trasmite a experiência! Fazer os dois bem me parece improvável!
- Falta de um wi-fi decente oficial! A conexão com fio é ótima e rápida, mas não dá pra levá-la para todos os lugares. E os wi-fi disponíveis (todos extra-oficiais) estavam muuuuito lentos e falhando muito!
O Twitter é uma ferramenta ruim para fazer liveblogging e ainda por cima é muito mal usada! Pessoal fica chateando (usando para fazer chat e sendo chatos par quem acompanha de fora!) na mesma! Ou então tentando fazer flashmob!
O Tiago Dória usa o Tumblr que é mais adequado para live-blogging sem as limitações e os defeitos do Twitter.
- Num evento de imersão como a Campus Party, os melhores textos só apareceram depois que a pessoa deixar o evento! Após a decantação das idéias e do espírito!
A Era da Informação nos trouxe esta coisa ruim do universo masculino... achar que tudo tem que ser rápido e que a superficialidade do texto (para transmissão de um evento!) pode, em tempo real, passar o espírito do mesmo! Não não pode Gutierrez!
O pessoal do Software Livre transmitiu vários eventos da trilha via streaming de vídeo! Puxaram um cabo, montaram a máquina e tá lá! É o melhor que se pode fazer!
Ao texto, cabe a reflexão! Os melhores textos sobre a Campus Party virão depois da mesma! Quem viver verá!
Sim, ainda estou decantando as minhas idéias :-)
Do Gutsy Gibbon
Comentário enviado pela Suzana Gutierrez:
Ô Sergio
Concordo que os melhores textos demandam reflexão e tempo. Mas nem era isso que eu estava apontando. Nem reclamando, apenas curiosa.
Nem tu e nem os demais blogueiros que eu citei como excessão escreveram 'profundidades' sobre o evento. Mas escreveram textos informativos sobre o que estava rolando lá. Textos pessoais, autorais e com conteúdo.
E sei que os que estavam muito envolvidos lá, como a nossa colega da lista, a LUcia, não têm como manter um blog durante o evento.
Mas e os blogueiros oficiais do evento?
Sobre o twitter: aquela possibilidade de escrever #cparty e sair no live stream trouxe muito ruído para a comunicação.
Como que foi a BarCampo e a BlogCamp? Ou foi MoneyCamp :))))
abraço
======
Opa Suzana!
Você estava usando o OpenID para autenticar?
Na verdade eu não participei de nenhum dos dois (Barcamp e Blogcamp) pois na hora dos mesmo eu estava em outra palestra/oficina/lugar...
Nem sei o que rolou... da área de blogcamp eu só assisti a palestra da Barbara Dieu, que tirando alguns bons argumentos do porque a escola precisa se reinventar me passou uma idéia de que ela lança os blogues mais não acompanha muito a produção dos alunos (aliás ela disse isto explictamente para alguém que lhe fez uma pergunta no final!)
De qualquer modo foi legal!
Eu ia utilizar uma ferramenta para transmissão em tempo real com direito a chat e tudo... mas o wi-fi não deixou! E como tem mil coisas rolando o pessoal pode não estar fazendo aquele apanhado do dia todo dia....
Eu sei que você não estava reclamando, mas eu tinha uma percepção antes de ir ao Campus Party de que se todo mundo descrevesse com detalhes o que está rolando teríamos tanta informação que ela se tornaria ruído, como é o caso do hypado do twitter :-)
[]'s