Introdução
Nesta entrada, no blogue da Tatiana Martins, sobre aspectos legais no uso de TICs, ela comenta sobre o seu medo de dispor imagens suas na web pois já fora vítima de usos indevidos das mesmas (criação de perfis falsos no Orkut).
A notícia ruim é que uma pessoa mal intencionada pode sim nos criar alguns problemas com usos indevidos de nossas imagens.
Por outro lado não é tão difícil assim comparar logs de servidores e não só provar a fraude como processar os autores, cívil (indenizações) e criminalmente! (mesmo que isto dê trabalho e possa demorar muito tempo se você não é o Daniel Dantas nem amiguinho do Gilmar Mendes!)
Mas se pudermos nos precaver, melhor ainda não?
A Dica: Colocando Marcas-dàgua com o GIMP
Uma sugestão simples é usar marcas-dágua nas suas imagens disponibilizadas na web. Não resolve o problema, mas atrapalha um pouco aqueles script-kids de meia tijela, que são os tipos que fazem 90% deste tipo de ação!
Bons editores de imagens permitem fazer isto. Um bom editor de imagem é o GIMP. Software-Livre com versões para Linux e Windows.
Neste endereço aqui você copia um script para fazer as marcas dágua. Você deve salvá-lo na pasta de script da sua instalação. Não sei onde fica no windows, pois não uso este SO, mas no Linux fica em:
/usr/share/gimp/2.0/script
Após copiar o script, abra a imagem que desejar com o GIMP para aplicar a marca-dágua com o GIMP e clique na opção do menu superior: script-fu > Myscript >watermark (vide imagem abaixo):
Clique na imagem para ampliá-la
Escolha o texto da marca-dágua e o nível de opacidade (quanto maior, mais nítido o texto!).
Clique na imagem para ampliá-la
Salve e pronto.
A marca-dágua funciona como um espécie de assinatura das suas imagens!
Claro que as imagens sempre poderão ser editadas! Mas se alguém se deu ao trabalho de editar e retirar a marca dágua, seria capaz até de coisas mais profissionais para te prejudicar.
Fica aí a dica!
Abaixo um exemplo de imagem com marca-dágua. O bonitão no meu colo é o meu sobrinho Mateus!
PS: este texto é minha contribuição ao Movimento Blog Voluntário.
Do Jaunty Jackalope