Introdução
No dia 15/10 comemora-se, no Brasil, o Dia dos Professores (para saber a origem da data, siga este apontador). Muitos Professores estarão de folga (nem todos!) e talvez seja um bom dia para refletirmos, sonharmos e, quem sabe, planejarmos...
Refletindo
Para quem está inserido na superestrutura do nosso sistema educacional a questão é muito mais complexa do que a dualidade simplista: "Basta querer que se faz tudo que se quer x não adianta fazer nada pois nada mudará!".
No primeiro caso se encontram muitos teóricos de gabinete (assessores, pedagogos de gabinete, "leitores de papers acadêmicos", gestores educacionais de gabinete, palestrantes e etc) que, via de regra, reduzem a questão da Educação e/ou do magistério a uma satanização simplista do professor.
Em geral, segundo estes teóricos de gabinete, os problemas reais dos nossos sistemas educacionais ocorrem, em última análise, porque os professores não se atualizam, não se envolvem, não inovam sua práticas, não isto, não aquilo...
Na outra ponta da simplificação, por vários motivos, se encontram colegas desmotivados, cansados de anos de luta no magistério, com anos de suas vidas exauridas nas salas de aula, muitas vezes sem o reconhecimento de gestores, alunos, comunidade e etc...
Desnecessário dizer que estas duas visões extremas e simplistas estão longe de dar conta dos inúmeros desafios que a Educação para os tempos atuais (e futuros) nos exige.
Sim, vivemos uma sociedade em transição. Uma sociedade em que cada vez mais pessoas tem acesso aos sistemas escolares. Onde as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e na vida cidadã ocorrem numa velocidade nunca antes vivenciada.
E, sendo clichê, problemas novos exigem soluções novas!
Sonhando
Não tenho as respostas para a Educação, mas não consigo ver avanços que não passem por:
- Planos de carreira que valorizem a experiência em sala de aula e a formação acadêmica do Professor;
- Salários que garantam dedicação exclusiva a uma comunidade escolar e não o pula-pula por várias escolas;
- Autonomia para experimentar e não ser um mero cumpridor de programas do século XIX;
- Incentivo para que a Inteligência Coletiva possa fluir e emergir de coletivos de educadores;
- Que a paixão de ser Professor sempre tempere as técnicas e as pedagogias.
Que a magia do magistério não iniba a ciência por trás do ato de ensinar. Que a ciência do ensinar não iniba a magia e a alegria da aventura de aprender!
Que todos os seus dias de Professor sejam sempre Felizes, não apenas hoje :-)