18 comments
Comment from: Suzana Gutierrez
Hummmm
N800 ou um Asus EEEPC? Por que os dois?
beijocas!
Su
====
Opa Su,
Eles tem funções diferentes. Um Asus eeePC é netbook que dá conta de suas necessidades computacionais com foco em computação nas nuvens.
O N800 é Tablet com funções de organizador pessoal, tocador de mídia, navegação, e leitura. Com um teclado bluetooth faz muita coisa que um eeePC, mas não dá pra ficar 3h trabalhando nele. E não tem saída para um monitor externo.
N800 é um suplemento (facultativo) ao eeePc
bjs
Comment from: Suzana Gutierrez
Xi!
Tu vais ter de arrumar umas próteses para duplicar os braços\mãos e dedos para teclar nisso tudo :)))
====
Opa Su,
Como alguns dados podem ser replicados nestes dispositivos e outros estão nas nuvens nós nunca usamos eles simultaneamente.
bjs
Comment from: Vladimir Campos
Complemento ao seu artigo e ao meu comentário. Acabei de receber um e-mail sobre o lançamento do nook da Barnes and Noble: http://www.barnesandnoble.com/nook/compare/
Várias novidades em relação ao Kindle. Compatibilidade com o formato eReader e possibilidade de emprestar livros por 14 dias.
Comment from: J. F. Mitre
Em 2000, eu já lia no computador.
Meu sonho era poder ler o que quisesse sem ter que carregar o peso absurdo associado a um livro (especialmente os científicos). Eu sonhava e sonho com esse equipamento até hoje. Uma das grandes promessas do final do milênio passado que somente agora saem do papel.
Os equipamentos de hoje ainda não estão perfeitos, mas vão melhorar. É inevitável. É só lembrar da evolução do celular.
O nook, por exemplo, é bem mais simpático que o Kindle. Mas não há um muito bom ainda.
O que mais me incomoda é o aspecto DRM. Eu nem sei se a definição de DRM se aplica, mas o conceito sim. Isso é chato. O livro é meu, e ponto final. Já cansei de comprar livros digitais e receber eles em CD na minha casa (sim, eu nem posso fazer o download na loja, mas isso é detalhe...). Eu também quero poder ler minhas revistas da linux magazine (pdf com suporte a senha) sentado no sofá (o que requer tela colorida). Sem contar os artigos científicos que você baixa gratuitamente em qualquer universidade pública do país.
O fato de ser um dispositivo dedicado é o que mais me atraí, porque ajuda no foco, evitar usar o equipamento para ir a internet, por exemplo. De fato, eu ficaria ainda mais feliz se só tivesse conectividade via USB. Pois assim eu não seria tentado a fazer outra coisa.
Mas o fator mais importante para mim é o tamanho da tela, que é similar (ou igual) a de uma folha de papel carta. É isso que eu quero. A experiência de ler um livro requer esse tamanho de tela, porque eu passo as páginas como quem manipula uma revista.
O N800 é muito pequeno. Já o eeePC me atrai, muito, ele é quase um leitor de ebooks, mas não parece fornecer uma experiência agradável para quem quiser fazer disso sua opção preferencial de uso (por causa do teclado).
O leitor de e-books continua sendo o gadget que eu mais desejo. O único que eu acompanho as notícias desde que ele era apenas uma prova de conceito. Mas eu sou paciente, vou esperar pelo produto certo. Daqui a dois anos, eu acredito que já exista, lá fora pelo menos (espero que aqui também), um equipamento adequado, e esse, se necessário, eu até importo.
Um abraço
=====
Opa Mitre,
Sem dúvida a tela do N800 é pequena para se ficar 2h lendo... mas é adequada para se ler na fila do banco, no ônibus (tá eu não uso em qualquer ônibus, mas fui pra Vitória e li nele!).
Eu prefiro ter disciplina para sentar só para ler e quando quiser fazer a parada de 15 minutos ouvir uma música, volta a ler e etc... Ter um dispositivo dedicado mata esta possibilidade.
Mas cada um com os seus desejos tecnológicos :-)
abs
Comment from: Wanderly Basso Jr
Hoje mesmo baixei 13 livros do dominio publico, estou a ler "O retrato de Dorian Gray" em meu Kindle.
O Kindle é dedicado pq ele prima por uma tela q nao canse os olhos durante a leitura, coisa que um smartphone ou netbook não faz.
O sistema é fechado, confesso, mas eu nunca comprei um titulo sequer, além de poder concentrar toda a minha pesquisa academica nele.
eu tenho um kindle e recomendo!
======
Opa Wanderly,
A ideia de um dispositivo dedicado só para ler pode ser legal pra quem precisa ler muito. Acho a ideia boa mesmo.Mas no Kindle foi implementada numa visão da Era Industrial: Aprisionamento tecnológico.
Se eu fosse escolher um dispositivo dedicado para leitura, eu escolheria o nook! Tem e-ink e não tem DRM. Além disto suporta formatos abertos de e-livros.
Mas cada um com suas escolhas tecnológicas!
Bom carnaval pra ti e ótima leituras!
Comment from: Victor
Eu estou prestes a adquirir um kindle, e queria saber se é possível ter um dicionário em português, que para mim é de suma importância.
Comment from: Eliane
Eu tenho um kindle, meu marido tem um kindle... estamos super felizes com nossos "bichinhos", foram nossos presentes de natal para este ano.
Meu marido achou o "calibre" que converte pdf para mobi, simples.
Comprei o primeiro kindle por 169 dólares, no Paraguay. O segundo foi mais carinho pois comprei de alguém aqui em Curitiba mesmo, mas valeu a pena!
Não pensei duas vezes! O kindle é o máximo! Pra mim é só pra leitura mesmo, principalmente por causa da tela sem brilho pois tenho problemas nos olhos.
Adoro meu kindle!
Comment from: Luiz Fernando
Ola!
Considero o Kindle bom para leitura e concordo com os vários pontos positivos e os negativos aqui listados. Um deles, que exponho aqui diz respeito à imcapacidade de imprimir os arquivos ou disponibilizar em pdf. Existe alguma forma, ou outro software que faça a transformação dos arquivos do Kindle para pdf?
Abraço
======
Olá Luiz,
Fazendo uma busca rápida no google achei este... deve existir outros:
http://www.ebook-converter.com/kindle-pc-converter.htm
abs
Comment from: mk32
Dispositivos dedicados são melhores do que os multi, pois se vc saber fazer uma coisa faça a bem, ao invés de fazer varias coisas meia boca. Não viva com pressa pois expectativa de brasileiro ja aumentou muitos anos de vida! Os comentário parecem ser melhor que seu post.... Mas de qualquer forma não compraria um Kindel tbem
===
Opa Mk32
A questão não é que um dispositivo dedicado é melhor que um multi-funcional. A questão é de usabilidade! É melhor transportar, carregar (na tomada), cuidar, etc... de um único dispositivo do que de vários dispositivos.
Um dispositivo dedicado só faz sentido, pra mim, se eu for usá-lo profissionalmente e/ou extensivamente.
Este é o ponto. Mas obrigado por participar das conversações.
Comment from: Jonas
A grande questão dos direitos autorais é a pressão das editoras.
Os sistemas proprietários da Amazon.com mais servem para tentarem tranquilizar as editoras que os materiais serão (ou ao menos, tentarão ser) protegidos contra cópia ilegal.
Fato que entendo e concordo. A pirataria é como um câncer.
Não tem sentido se pagar barato, hoje em dia, por qualquer coisa, e coisa boa, e alguém comprar algo e correr para os "Megauploads" da vida para disponibilizarem o tal arquivo para milhares de graça.
Não tem sentido as pessoas "puxarem" filmes de graça pela internet quando se pode locar a 3 reais ou menos numa locadora convencional, ou (mais recentemente) pagar uma mensalidade baratinha para a Netflix para ver online. Está certo que nem as locadoras locais nem a Netflix têm todos os filmes que gostaríamos de ver, mas agora pressão é fazer com que as empresas de entretenimento tenham todo o acervo online. Se todo mundo pagar certinho, fica mais barato ainda.
Outro exemplo, gente que compra GPS e pode muito bem pagar um mapa de 49,00, um rico trabalho e conhecimento ali embutido de forma tão barata, é um absurdo verem muitos pegarem mapas piratas, isso é um desrespeito. Como essas empresas vão investir em mais tecnologia para ofertar um produto ou serviço melhor? Se só um paga e o resto pirateia, como fica? A empresa quebra e a coisa para.
Esse país só não tem todo o acervo de livros no formato digital por medo das editoras locais, vivendo num país de piranhas piratas ou vampiros sugadores. Está certo que um país pobre teria justificativas naturais para seguir por esse caminho, quando algo é muito caro e se precisa de verdade, a pirataria é uma forma até de mostrar aos produtores que algo não está bom, mas não é mais o caso. Se não mudar logo essa cultura de pirataria que temos, ficaremos eternamente para trás em tudo.
Comment from: Anderson
O post a seguir tem uma explicação sobre PDF no Kindle:
http://www.rodrigoghedin.com.br/blog/pdf-kindle
Não concordo com todos os pontos negativos, o primeiro, se for realmente dessa forma, é um problema, mas nas outras duas questões, é só um problema de gosto. Não vejo problema em um produto dedicado específicamente para leitura, desde que esse produto seja barato, o que é o caso do Kindle.
Não vejo problema também com relação ao hardware e ao sistema do aparelho, vendo que ele tem uma função específica e se sai muito bem desempenhando ela. Não vejo necessidade de alterações em algo que já está funcionando bem, única ressalva talvez seja a capacidade, que para algumas pessoas pode ser um problema. Para mim, não vejo problemas em trocar os livros do aparelho depois de lê-los.
Enfim, pretendo comprar um Kindle e não consigo ver como qualquer ponto negativo apresentado justifique a não aquisição do mesmo.
====
Opa Anderson,
Como voce percebeu eh uma questao pessoal (de gosto) nao optar por um dispositivo dedicado para ler! Principalmente quando esse dispositivo te aprisiona a um ecossistema...
Esse meu texto eh de 2009, agora em 2011 eu uso um Atrix (que e um telefone que tem um dock que o transforma em netbook) e nele eu tenho o app do kindle (com 2 livros comprados na Amazon).
O sistema deles eh realmente muito bom, mas eu prefiro mil vezes e-livros no formato aberto epub. Posso comprar em qualquer lugar e mesmo converter meus livros...
No meu Atrix, alem de poder ler livros da amazon posso ler outros formatos e realizar mil outras tarefas no mesmo dispositivo! A minha perspectiva continha valida e adequada PRA MIM.
Mas como ja tinha dito, no inicio do texto, cada um sabe o que e melhor pra si. Hoje, continuo com a opiniao que um kindle eH um dispositivo que eu acho desnecessario e inadequado pro meu perfil tecnico-ideologico.
Obrigado por enriquecer o texto com sua opiniao e pelo link sobre pdf. abracos
Comment from: Alexandre
Tirando o papel, não inventaram nada melhor para se ler do que o Kindle. Não tem Ipad, Glaxy Tab, nada. Até nessa data nada. Me refiro a tela, ao conforto de se ler nele. Já usabilidade, o OS do Kindlle deixa a desejar mesmo. Algumas considerações do dono do blog não procedem.
Abraço.
Comment from: Daniel Ribas
Seus motivos não fazem muito sentido. Tipo o que você falou sobre PDF, o Kindle lê PDF de graça. Para converter um arquivo (tipo doc ou jpg) para PDF há uma gama de programas gratuitos e, colocar esse arquivo depois no kindle, é gratuito e facil (basta plugar no computador).
Sobre o Kindle ser um aparelho dedicado, há várias razões que fazem isso uma vantagem dele. Primeiro a bateria que dura até 2 meses, segundo o fato da tela ser da tecnologia ink, o que é extremamente agradável aos olhos por ser a coisa mais próxima a um papel, terceiro o peso e tamanho que são super adequados para se ler sem ficar com o braço cansado (tente ler algo num iPad sem ter que apoia-lo numa superfície ou no seu colo) e outras vantagens.
Não tem como passar para outro aparelho e emprestar o livro. Errado de novo, todos os livros ficam guardados na sua Cloud da amazon, basta você ter o programa do kindle no seu PC, iPad, Tablet/celular android que você pode acessar seus livros de graça e em infinitos aparelhos ao mesmo tempo. A Cloud até guarda em que página você parou no livro e outras coisas. Sobre emprestar o livro, é óbvio que isso não existe e nunca irá existir em nenhum programa de leitura de livro pro razões óbvias. Porém, se você quiser tanto emprestar para alguem, basta você dar para a pessoa (de confiança) seu login e senha da amazon para ela acessar sua Cloud.
Você falou que prefere ler no seu PC, ou no seu Notebook ou no seu celular, tudo bem, preferência sua, mas você nunca vai me convencer que é mais confortável. Para mim a única desvantagem do Kindle é ler quadrinho e ler revista. Ler quadrinho não tem como, iPad com tela de retina é de longe a melhor maneira hoje em dia de ler (até melhor que no próprio papel). Revista já é melhor já que as figuras não são muito importantes dependendo qual revista você está lendo. Para você ter noção, tenho um iPad e um Kindle e, mesmo sabendo que no iPad a revista fica muito mais bonita (parece que você está com a revista real na mão), prefiro e escolho ler no Kindle pelo peso e ser agradável aos olhos a sensação de papel.
Comment from: admin
Opa Daniel Ribas,
Resumidamente, o dia que um Kindle suportar epub ou qualquer padrão aberto eu o adotarei. Até lá vou preferir Nook ou um Táblete rodando Android.
E via a diferença. E obrigado por participar das conversações.
abs
Comment from: Randy
Gostaria de saber se ao comprar um Kindle eu serei obrigado a comprar os e-books somente na Amazon, porque como todo leitor ( bom os mais pobres, vamos dizer assim) sempre que falta o dinheiro para comprar um livro legal acaba por procurar na internet ele em pdf para baixar grátis. Digamos que eu baixe o livro em pdf gratuitamente na internet, será que poderei sem problemas passar este arquivo pdf no meu computador para meu kindle?
OBS: Não conheço ngm que possui para testar e quero compra um se não precisar sofrer por ter q comprar da mesma forma
Comment from: randy
Será que posso colocar os livros já baixados em pdf em meu computador no kindle? Livros digamos "pirateados", baixados da internet sem pagar nada.Será q posso colocar qualquer arquivo ou estou limitado a Amazon? Alguem sabe?
Comment from: Josué Pires
Eu não sei de onde você tirou que é preciso pagar pra converter PDF pra Kindle, se pensa assim certamente nunca ouviu falar em GOOGLE. Existe um software chamado Calibre, é voltado pra e-books, e faz tudo que você precisa, incluindo conversão. E nunca paguei nada por ele. Sim, posso sentar na praia lendo meu kindle, ja que ele tem capa. E não custou nenhum absurdo. Se você não gosta de nada que tenha hardware fechado, então não vai jamais usar um notebook ou um tablet. E tem mais, da pra compartilhar os livros sim, através do próprio calibre que possibilita que você faça backup da sua biblioteca. Vejo mais mimimi do que informação nesse seu texto. É claro que o texto tem que falar mal, caso contrario não da ibope pra postagem. Tenho um Kindle e é excelente. Minha biblioteca tem mais de 200 livros e até mesmo Revistas em Quadrinhos, e a qualidade das imagens mesmo em preto e branco e muito boa. Eu não vou é fuder minha visão por frescurite de "eu não quero ficar preso à Amazon". Até hoje Comprei 1 livro apenas. E resto foi tudo baixado da net, to feliz e encorajo qualquer um a comprar. E tem mais, Kindle não é um editor de textos, é um leitor. Se você quer editar textos vá usar um pc com teclado e mouse. Ninguem compra uma Frigideira pra fazer feijoada. Assim como você não compra um leitor de livros pra fazer o que ele não foi feito pra fazer. Se você prefere ler em um celular, boa sorte com sua saúde visual daqui a 10 anos.
Comment from: Eduardo Figueiredo
Olá,
O post inicial é antigo, mas como havia a palavra "nunca" resolvi dar uma olhada nos motivos do autor. Já em 2010 ele concordava que o Kindle tinha hardware superior, mas com o problema de valer-se de um formato nativo, deixava de ser sua escolha como e-reader.
Agora a minha experiência no periodo 2014-15: Nesse periodo eu comprei os três e-readers disponíveis no Brasil. O Kobo H2O, o Lev com luz e o Kindle Voyager. Tive outros modelos de Kindle e Kobo tb. A minha avaliação é: Ninguém bate o Kindle. Harware muito superior e rapidez com tela muito boa proporcionando a melhor experiência de leitura possível nesse tipo de dispositivo. Quanto às suas limitações no formato, resolvo tudo com o já citado Calibre, que converte qualquer formato para qualquer dispositivo. Resumidamente é isso.
===
OLá Eduardo,
Obrigado por compartilhar sua experiência por aqui com o Kindle. Uma pergunta: Ao se converter um e-livro como calibre (por exemplo) para epub e livro pode abrir em outro dispositivo de leitura? Este é o ponto central! Se sim, beleza o Kindle passou a ser uma opção. Se não! Se o drm impede a leitura em outro dispositivo, então babou!
abraços