Introdução
O texto que estou publicando nesta entrada aqui no blogue é de autoria do Prof. Dr. Daniel Gomes Sasaki, ao qual tive o prazer de ter como meu orientador no Mestrado Profissional em Ensino de Física do CEFET-RJ. Ele escreveu este texto e enviou por e-mail para seus ex-alunos. Embora eu tenha uma ou outra discordância com o texto eu concordo com o teor dele no varejo! E, após pedir autorização ao mesmo, resolvi publicá-lo por aqui.
A principal motivação é convidar meus leitores (e eventuais paraquedistas que chegam aqui pelos motores de busca) a um debate mais qualificado e razoável nestas eleições. Adjetivar e Xingar quem pensa diferente não leva ninguém a nada! Como um profissional de educação, me sinto na obrigação de, em qualquer espaço que eu ocupe, qualificar o debate eleitoral.
Um texto para Compartilhar
Por Prof. Dr. Daniel Gomes Sasaki
Caro aluno e ex-aluno do CEFET-RJ
Se você está recebendo este e-mail é provável que me conheça. Meu nome é Daniel Sasaki e sou professor de física do CEFET-RJ. Você ainda se lembra de mim? Espero que nas suas recordações Cefetianas das minhas aulas não tenham ficado apenas as fórmulas tipo “sorvete” (s = so + vt), “quem vê, ri” (V = Ri), mas sim a noção de que a física e a ciência são atividades humanas e apaixonantes, apesar de serem racionais, e o quanto elas são importantes para o nossa sociedade ter atingido o atual nível de desenvolvimento e conforto.
Se você faz parte das minhas primeiras turmas (2003) imagino que hoje você deve ser um profissional bem sucedido (até com pós-graduação). Se você é mais jovem sei que deve ser um estudante de destaque ou um técnico respeitado e bem remunerado ou ambos, claro! Você como Cefetiano é um vencedor por natureza, pois superou a dupla e massacrante jornada de médio e técnico de 7h às 18h com muito esforço e inteligência (e um pouco de cola rsrs). Na condição de vitorioso na vida, creio que você é a pessoa certa para compartilhar uma ideia que é muito importante pra mim e para o CEFET-RJ.
Nas eleições do dia 05/10/2014 eu votei na Dilma! Não foi uma decisão imediata, mas foi fruto da reflexão. Havia a opção da Marina, uma candidata honesta, com uma belíssima história de vida, progressista e que fez uma excelente gestão por 6 anos como Ministra do Meio Ambiente do Lula. Então, por que decidi votar na Dilma?
Sabe, quando entrei no CEFET em 2003 vi uma escola carente de recursos, de equipamentos, de manutenção e de professores novos. O governo anterior do PSDB que durou de 1995 a 2002 tinha deteriorado todas as escolas federais. Talvez você não saiba, mas o PSDB no ano de 1998 criou uma lei (LEI 9.649, se quiser buscar no Google) que PROIBIU o próprio governo federal a criar novas escolas técnicas (artigo 47 da lei, se quiser procurar no Google).
O governo SOMENTE poderia abrir novas escolas se fosse por convênio com os municípios e estados, que a gente sabe não têm dinheiro para investir e manter escolas técnicas que são caras. Veja, pense bem! Isso é uma loucura! O Brasil é extremamente carente de boas escolas públicas que ofereçam educação de qualidade. Você tem noção de como as escolas estaduais são ruins? Como pode um governo impedir a si mesmo de investir em educação profissional? Além disso, no governo do PSDB os professores só tiveram 1 aumento em 8 anos na forma de gratificação provisória, depois de uma greve de mais de 3 meses! Já imaginou se isso acontecesse com o seu salário? E os concursos docentes? Foram pouquíssimos, os professores se aposentavam e não tinha professores novos para repor. E os laboratórios? Os equipamentos foram ficando velhos, alguns quebrados e não tinha dinheiro para comprar novos. Quando eu dei aula de LAB no CEFET tinha de usar equipamentos da década de 70 produzidos pela empresa alemã Leybold.
Quando o PT entrou em 2003 começou um longo processo de recuperação e ampliação da educação federal. O Lula revogou a lei 9.649 e fez uma verdadeira revolução no ensino federal. Só para você ter uma ideia, de 1909 a 2002 foram criadas 140 escolas federais. De 2003 até 2010, o Lula criou 214 novas escolas! Cara, preste atenção nesses números. O Lula criou só no governo dele mais escolas técnicas federais que foram criadas em 97 anos de história do Brasil. E a Dilma? Foi melhor ainda! Ela criou em 4 anos mais 208 escolas novas. A Dilma fez em 4 anos aquilo que o Lula fez em 8 anos! Isso sim é um governo que leva a educação com seriedade e interesse!
Aí você vai falar, mas será que é verdade? Bom, esses dados são oficiais e estão disponíveis para consulta pública se você quiser pesquisar no Google (isso eu já fiz). Agora, caso você seja do tipo que só acredita vendo, te proponho o seguinte passeio: visite as escolas novas criadas pelo PT no Estado do Rio (uma parte dele eu mesmo também fiz!).
Até 2002 o CEFET só existia no Maracanã, onde você estudou. Em 2003, o Lula assumiu. No mesmo ano o CEFET inaugurou a unidade enorme de Nova Iguaçu. Em 2006, foi inaugurada unidade de Maria da Graça. Em 2008, foram inauguradas as unidades de Petrópolis e Nova Friburgo. Em 2010, inauguraram-se 3 unidades, em Angra dos Reis, Itaguaí e Valença. Eu já visitei quase todas elas (exceto Itaguaí e Angra). Estão perfeitas? Ainda não, mas todas elas já têm toda a infraestrutura necessária de salas, bibliotecas, material escolar e até mesmo laboratórios com equipamentos inteiramente novos.
E tem mais? Sim, sabe o antigo CEFET Química? Hoje se chama IFRJ. Até 2002 só existiam 2 unidades, uma no Maracanã e outra em Nilópolis. Na gestão do PT foram criadas unidades em Arraial do Cabo, Duque de Caxias, Eng. Paulo de Frontin, Mesquita, Paracambi, Pinheiral, Realengo e São Gonçalo. São 8 novas escolas espalhadas pelo Estado do Rio.
Mais ainda? Sim, sabe o colégio Pedro II? Foram criadas no governo do PT mais 3 unidades em Duque de Caxias, Niterói e Realengo.
Criar novas escolas federais é muito bom, mas de que adianta ter escola de qualidade se o professor é mal remunerado? Concordo plenamente (claro, rsrs)! Bom, você se lembra quando disse que no governo do PSDB só tivemos 1 aumento em 8 anos e mesmo assim foi na forma de uma gratificação provisória? Pois é, durante o governo Lula tivemos 4 aumentos (uma média de 1 aumento a cada 2 anos). E a Dilma? Com ela a situação foi melhor ainda, pois tivemos 3 aumentos em 4 anos (2011, 2013 e o último em março de 2014). E não foi isso, a Dilma fez uma coisa sensacional que foi uma classe nova com o maior salário chamada professor titular que antes só existia nas universidades!
Criar novas escolas e pagar bem ao professor é algo muito legal, mas de que adianta ter isso e não ter equipamentos, afinal escolas técnicas precisam de laboratórios equipados? Então, sabe aqueles equipamentos velhos da década de 70? Boa parte deles foi substituída por equipamentos novos da CIDEPE, PASCO e PHYWE (grandes empresas nacionais e internacionais especializadas). Se você for visitar as unidades novas do CEFET (Petrópolis, por exemplo) verá LAB´s de física totalmente equipados. Até o LAB de física do ensino médio que você teve aula ganhou muitos equipamentos novos, alguns deles que nunca tivemos tais como trilho de ar e bomba de vácuo, além de 12 computadores que funcionam (os antigos eram um desastre rsrs)! Aliás, os LAB´s de Física e de Química foram inteiramente reformados com obras grandes em 2008, tornando-se mais amplos, confortáveis e seguros.
Olha, você já imaginou quanto jovens iguais a você, que entraram no CEFET sonhando com um futuro melhor, foram beneficiados pela criação dessas 422 novas escolas técnicas federais durante os governos do Lula e da Dilma? Esses jovens agora vão poder ter um emprego, uma carreira e ser um motivo de orgulho para as suas famílias, algo que você já conquistou!
Quer mais? Eu considero que o dia 10 de setembro de 2013 foi um marco na educação do Brasil, sabe por quê? Nesse dia a Dilma sancionou uma lei aprovada no congresso com participação ativa dos deputados do PT que destina 75% dos royalties do petróleo oriundos do pré-sal para a educação e 25% para a saúde (pode procurar no Google). O texto ainda prevê que 50% do Fundo Social do Pré-Sal também devem ir para as áreas da educação e saúde. Sabe o que isso significa? Que em 30 anos, a educação no Brasil vai receber um reforço financeiro que pode chegar a 500 BILHÕES de reais! Será que um governo que investe tanto dinheiro em educação de qualidade e gratuita pode ser tão ruim quanto os jornais tentam te convencer? Todos os políticos falam que o Brasil só vai ser um país desenvolvido quando o povo tiver acesso a boas escolas, mas o único partido que levou a sério a educação foi o PT.
Ah, mas o PT tem defeitos, tem alguns políticos envolvidos em corrupção (mensalão), fez acordos com políticos ruins em troca de cargos. Sim, é verdade! O PT não é o melhor partido do mundo e me envergonha saber que existam políticos corruptos acobertados pelo PT. Porém me diga, que partido que você conhece que não tem esses mesmos problemas?
Antes de ser usado pelo PT, o esquema do mensalão começou justamente em Minas Gerais em 1998 através de um negócio ilegal entre o Marcos Valério e o governador da época. Sabe quem era o governador? O Eduardo Azeredo do PSDB! Estima-se segundo artigo publicado no jornal o Estado de São Paulo (vide Google de novo) que o mensalão do PSDB desviou mais de 5 milhões de reais das empresas estatais de Minas. Então, por que o Eduardo Azeredo está solto e o Marcos Valério está preso? Por que o mensalão do PT foi julgado antes e o mensalão do PSDB ainda está em julgamento, mesmo todo mundo sabendo que o mensalão do PSDB veio antes. Você acha isso justo?
O próprio Aécio Neves do PSDB, candidato a presidente, que fala tanto sobre o mensalão do PT, se cala sobre o mensalão do partido dele. Aliás, o Aécio tenta esconder um caso muito grave que ele mesmo cometeu quando era governador de Minas. O jornal a Folha de São Paulo descobriu este ano que o Aécio usou dinheiro público para fazer um aeroporto na fazenda do tio dele na cidade de Cláudio, em Minas Gerais (essa história bizarra você precisa procurar no Google!!).
Vou explicar melhor. O Aécio tem uma fazenda chamada Fazenda da Mata na cidade de Cláudio, no interior de Minas Gerais. Ao lado da fazenda dele tem outra fazenda chamada Santa Izabel que pertence a um tio-avô do Aécio chamado Múcio. Quando o Aécio era governador de Minas, ele desapropriou parte do terreno do tio pagando 1 milhão de reais e gastou mais 14 milhões de reais do dinheiro público para construir um aeroporto para pequenas aeronaves (jatinhos). Além disso, o aeroporto até hoje (quase 4 anos depois de concluído) não está regularizado e ninguém pode utilizar porque o governo estadual ainda não enviou a documentação. Então, quem usa o aeroporto? O Aécio e a família, pois a chave do aeroporto fica com o tio do Aécio!!! Gente isso é tão indecente que eu vou repetir. A CHAVE do aeroporto fica com o senhor Múcio, tio do Aécio. Segundo o senhor Múcio, o sobrinho dele, Aécio Neves, usa o aeroporto 6 a 7 vezes por ano!!!
Gente a cidade de Claúdio é uma cidade minúscula que fica apenas a 30 km de distância de Divinópolis que já tem aeroporto. Por que o Aécio não pega um avião, desce em Divinópolis e depois anda de carro só 30 km até a fazenda dele? Em valores atualizados esse aeroporto custou quase 18 milhões de reais. Para vocês terem uma ideia, no Ceará, um aeroporto comercial – o de Aracati – voltado para o turismo, com uma capacidade para atender Boeings 737 em até 1200 vôos por ano custou R$ 19 milhões em obras civis, em valor de 2013.
Olha, a Dilma também é mineira. Imagina que a Dilma tivesse uma fazenda no interior de Minas e pegasse 14 milhões de reais do dinheiro público para construir um aeroporto que só a família dela usa e que o tio dela tem a chave? Imagina se a Dilma viajasse 6 vezes por ano para a fazenda dela e pousasse no aeroporto que fica na fazenda ao lado do tio dela? Você já pensou o escândalo que a impressa iria fazer? Já pensou nas inúmeras acusações que a Dilma iria sofrer no Facebook?
Enfim, já escrevi muito e peço desculpas por ter tomado seu tempo, mas gostaria de compartilhar contigo um pouco dos meus pensamentos. Caso você também queira contar suas ideias, será uma prazer ouvir a sua opinião.
Fechando o texto
Este é um texto com dados e argumentos. Concordando ou discordando argumente não xingue!