3 comments
Comment from: Jorge Araujo
Prezado Sérgio,
Em primeiro lugar obrigado pela referência. Concordo com o que dizes. Aliás já está na hora de se discutir os fatos tais como eles ocorrem, não com uma visão Veja/Caros Amigos sobre a política.
Se houve avanços no governos FHC (acho que no Collor houve até mais, mas vá lá) vamos reconhecer e elogiar.
Há corrupção no governo Lula? Claro que sim, ele é composto por pessoas, não por santos, mas vamos denunciar, apurar e condenar.
A democracia é justamente isso: a oportunidade de termos o melhor de todas as ideologias, permitindo-lhes que se alternem no poder.
Comunismo e Liberalismo são ambos igualmente em suas formas extremas igualmente nocivos.
Grande abraço!
=======
Prezado Jorge Araujo!
Primeiro de tudo, obrigado pela visita! A referência é parte da mídia (internet), logo não carece agradecer :-)
Sem nenhum maniqueísmo, há sempre avanços! As vezes os retrocessos superam os avanços, mas eles sempre existem.
Uma das coisas boas do Governo FHC e que os próprios psdbistas dão pouca atenção, foi a invenção do FUNDEF... que no Brasil profundo, impactou a vida de professores e melhorou relativamente a Escola.
Por outro lado, este mesmo Governo satanizou o servidor público e lhe aplicou um dos maiores arrochos salariais (iniciado no Governo Collor de Melo) dos últimos tempos.
Mas concordo que o melhor da Democracia é permitir não só a alternância do poder, como a livre circulação das idéias, mesmo as antagônicas.
Pois todos ganham com isto.
Grande Abraço
Gosto de "conversar" com você pois mostra paixão pelo que escreve e defende seus pontos de vistas. A minha provocacão não foi a de comparar Lula x FHC e sim a hipotética Lula e outro presidente na mesma conjuntura.
Você diz:
"Mas podemos raciocinar por indução! Todos os demais governos, com seus quadros técnicos e suas políticas de governos produziram resultados piores que o atual."
Mas o passado tinha outros problemas que o atual não enfrentou e obviamente há novos problemas que o passado também não viu. Então, eventualmente, estes resultados melhores são sorte da atual conjuntura.
Um dos grandes méritos do Lula foi não interferir no BC apesar de reclamar em discursos e entrevistas das taxas de juros e do câmbio.
Quanto ao José Dirceu, desculpe-me, é difícil negar que ele não tenha cruzado a linha ética. A justića ainda não o condenou (assim como não condenou definitivamente o Maluf, por exemplo) mas isto não prova que o Dirceu foi injustamente linxado politicamente.
Outra coisa:
"Mas no saldo tem sido melhor que o Governo do Doutor da USP."
Novamente, ignorando sua ironia pelo Doutor, o cenário pode ter ajudado o atual governo mais do que o anterior.
Como comentado acima, o Collor fez uma coisa boa: abriu um pouco o nosso mercado interno para importacoes. Mas isto estava sendo armado havia muito tempo. Então a única coisa boa que ele fez teria sido feito por qualquer outro presidente minimamente racional. E se o Lula ganhasse a eleicao naquela época (eu votaria no Lula se estivesse aqui)? Garanto que ele abriria as importacoes de carro também.
======
Opa Prof. Samuel!
Paixão as vezes pode ser legal! Só não pode nos cegar :-)
Comparar o Governo Lula com outro, nas mesma condições é muito mais difícil, ainda que possamos especular sobre que opções estes hipotéticos subistitutos teriam feito!
Mas eu não me arriscaria! No máximo diria que qualquer outro no campo político de centro-direita não teria feito as opções que impactaram o "Brasil Profundo" como o Lula fez.
Se a Economia teria índices melhores do que a do LUla? Há economistas que juram que sim, mas eu tenho as minhas dúvidas, e neste ponto, tenho que concordar com você: Nunca saberemos :-)
Eu não tenho nada contra Doutores, quando eu crescer quero ser Doutor também! Mas critico o raciocínio ingênuo de quem acredita que uma titulação credencia melhor alguém para presidir um País ou para fazer as melhores escolhas.
Se assim o fôsse, os partidos escolheriam seus candidatos na Academia :-) As questões são mais complexas. Mas tenho que enfatizar que qualquer grupo que almeje o poder deve ter quadros qualificados nas suas fileiras! Mas isto é até meio óbvio :-)
Sobre o José Dirceu, acredito que sofreu um linchamento público por parte da imprensa, a ponto de, pasmem, a correspondência eletrônica de ministros do STF serem objetos de devassa por um certo veículo jornalístico!
Isso, com certeza, será objeto de estudo de historiadores... com o distanciamento histórico necessário para a análise :-)
E por último, mas não menos importante, aprecio muito sua objetividade crítica nas nossas conversas! Nada como uma pessoa de ciência para me lembrar que só a paixão não pode nos guiar ao pensamento sensato!
Abração!
O bom trabalho da Polícia Federal deve ser independente do governo e da política. Vejo mérito no fato de que os cargos importantes do DPF são concursados e não indicações políticas como acontecia antes da era FHC.
Não podemos fazer o experimento de voltar no tempo e colocar outro presidente para ver o que aconteceria. O fato inegável é que o governo Lula tem muitos números favoráveis, mas isto não justificaria deslizes morais ou éticos.
=======
Olá Prof. Samuel!
> O bom trabalho da Polícia Federal deve ser independente do governo e da
> política.
Eu concordo com isso, mas no mundo real as coisas são bem diferentes! São as ações políticas de governo (infra-estrutura, condições de trabalho e orientações políticas) que fazem a diferença!
Em governos anteriores, a orientação era não investigar nada que respingasse em alguém do governo. No atual é investigue de modo independente!
>
> Não podemos fazer o experimento de voltar no tempo e colocar outro
> presidente para ver o que aconteceria.
Mas podemos raciocinar por indução! Todos os demais governos, com seus quadros técnicos e suas políticas de governos produziram resultados piores que o atual.
Até mesmo no campo da corrupção! E isso não significa que estou dizendo que governos progressitas tenham cotas de corrupção. O ponto central é que a corrupção no Brasil é um fenômeno que vai além do Governo!
Há (muita) corrupção na iniciativa privada! Logo, não é uma questão deste ou daquele governo. O importante é como os governos trataram a corrupção.
Todos os anteriores, jogando o lixo pra debaixo do tapete, este oferecendo trasparência e ferramentas políticas de combate!
Mesmo quando isto provocou injustiças como foi o caso do Ex Deputado José Dirceu. Onde a sua condenação e linchamento públicos ocorreram pelo medo que tinham (e têm!) da sua capacidade como quadro técnico do Governo!
>O fato inegável é que o governo
> Lula tem muitos números favoráveis, mas isto não justificaria deslizes
> morais ou éticos.
Mas não há da minha parte tentativa de justificar deslizes morais e éticos. Eles devem ser conmbatidos e punidos! Mas com Justiça e seriedade e não com histeria, linchamentos e meias-verdades!
O que a grande imprensa e setores conservadores da nossa sociedade tentam fazer é associar tudo de ruim que existe na máquina pública (que não existe de hoje e tem origem nas oligarquias deste País) ao Governo LULA, tentando omitir os acertos, que são muitos.
Como qualquer governo feito por pessoas reais, tem erros! Uns graves outros menores. Mas no saldo tem sido melhor que o Governo do Doutor da USP.
E não vai aqui nenhum preconceito contra Doutores! E sim a constatação de que o pessoal não suporta vê um homem simples (cercado de pessoas sérias e capacitadas) fazer mais pelo País do que um Doutor (que era cercado de raposas e pessoas sem nenhum, mais nenhum compromisso com o País!)
Um grande abraço e sinta-se a vontade para fazer quantas tréplicas julgar necessárias :-)
Eu sinceramente aprecio o debate de idéias!