3 comments
Comment from: Cesar Cardos
Excelente texto, a Microsoft já mostrou inúmeras vezes que não liga muito para ética, então é bom desconfiar mesmo (embora eu desconfie de qualquer empresa). Não sou contra o patrocínio, desde que o mesmo não destrua o senso crítico do blogueiro e que este não seja tendencioso a favor da empresa (isso é realmente muito difícil).
Quanto à venda de computadores, isso acontece há muito tempo, a Microsoft tem capital suficiente para manter os fabricantes em suas mãos. Agora o Linux parece estar se tornando um pouco mais popular e acessível ao usuário comum, o que inclui os futuros Dells com Ubuntu. Vamos ver se o sistema começa a ganhar "mercado" a partir de agora, em parte, a Microsoft também ajudou nisso com seu ultra-pesado Vista... ;)
====
Opa Bruno!
Sem dúvida, com a DeLL, HP e consequentemente outros fabricantes entregando computadores com Ubuntu (ou outros Linux) os consumidores verão a luz -)
[]'s
Olá Sérgio
Compreendo perfeitamente sua opinião.
Algumas pessoas me tacharam até de (imagine!) emocional, por ser alguém que falava que, não gostava de propagandas em muitos blogs.
Porem, minha opinião sobre esse assunto é essa; Não se tratava somente da propaganda em si.
Mas da INFLUÊNCIA exercida pelas empresas com os blogueiros. Mudando a sua linha editorial.
Para alguns blogueiros (não todos) eles ainda acham o "máximo" serem cogitados por uma grande empresa - Nem sequer remetem a perguntarem-se sobre seu potencial de valor...
Têm aquela visão obssessiva de lucrar também.
E como foram cogitados por empresas... a oportunidade chegou!!!(sub-entendendo-se)
E por fim, acabam aceitando as normas de tal empresa e virando empregados-marketing das mesmas, rompendo com a qualidade dos seus artigos.
Sabem que um produto da Microsoft (só como exemplo, "ela") é ruim. Mas relevam no seu blog e até falam bem dele.
É triste.
Aos blogs que são "livres expressões de direitos e opiniões" essa influência empresarial se torna periculosa.
E queiramos ou não, vemos diversos blogueiros (eu já vi) seguir por esse caminho. Em detrimento até de seus principios e opinião.
É decepcionante.
Sua preocupação é correta.
E eu a endosso.
Afinal, quem é favor da empresa é "de empresa" - deviam se assumir.
Quem é favor da liberdade+verdade+conteúdo+opinião sincera em blogs.
E eu não estou sendo nem um pouco emocional, como me tacharam.
Devíamos de fato levantar essa questão para uma discussão.
Senão, como já anda tão difícil no País, perderemos até o fato de nos indignarmos com as coisas.
E afinal, quem somos?...
Abraços.
=====
Opa Neto!
O ponto central é que o blogue mantenha sua independência editorial! Propaganda, pode acontecer e deve estar sempre assinalada.
O que é ruim pra credibilidade de um blogue é a "virada" nas suas opiniões devido a influencia do patrocinador!
Espero que os ótimos blogues que querem se associar à Microsoft mantenham sua linha editorial independente!
[]'s
Sérgio, outras empresas fazem esses mesmos encontros com blogueiros, aqui e lá fora. E vão continuar fazendo enquanto o Google não descobrir uma fórmula mágica de tirar o poder dos blogs do PageRank :-P
Sobre a questão credibilidade do blogueiro vs influência do patrocinador, desculpe a sinceridade, blogueiro que se deixa pautar pelo patrocinador não merece o público que tem. Afinal, blogueiro não é jornalista; o dono do veículo sempre pode dizer 'fala isso' e, quem não gostar, que vá embora.
====
Olá César!
Não precisa se desculpar por ser sincero!
Eu acho que o fato de empresas se encontrarrm com mídias, em tese, não tem nada demais...
Mas levando-se em conta o histórico da supracitada, um fico com o pé atrás!
Quanto ao segundo ponto, penso que concordamos!
[]´s