Nova arquitetura dos pdas da PalmOne
Microsoft e Pocket PC que se cuidem, pois a nova plataforma de desenvolvimento de aplicaçãos para os pdas e smartphones da PalmOne será baseada em Linux.
Embora isto não seja uma novidade, pois já tinha sido anunciado a há pelo um ano atrás, agora a ACESS mostra um pouco de como será o novo sistema:
Além da camada de emulação que rodará binários "escritos adequadamente" para o Garnet (Palm 68K), mantendo a compatibilidade com as aplicações das versões anteriores do PalmOS existirá uma máquina virtual java, que rodará as aplicações J2ME além de apĺicações multimídias escritas com base nas bibliotecas GStreamer e uma otimização da GTK+.
E dando um tempero especial ao bolo uma camada para aplicações nativas que usarão o novo framework MAX. Este suportará múltiplas tarefas concorrentes, a tão reclamada multitarefa!
Maiores detalhes técnicos podem ser conferidos neste artigo do LinuxDevice.
Eles esperam pular de 3,5 milhões de dispositivos móveis com Linux em 2005 para 28,1 milhões em 2010! É certo que alguns milhões de dólares serão injetados na "ecologia open source" trazendo benefícios a toda comunidade. Só não está claro, ao menos pra mim, como será a política de licenciamento do kit de desenvolvimento (SDK) desta nova plataforma, assim como das aplicações desenvolvidas nesta nova plataforma.
Então é esperar por novas informações. Infelizmente só em 2007 teremos os primeiros dispositivos com esta plataforma!
Do Edubuntu
Seria uma tontisse da palmone migrar todo seu hardware para windows mobile. Por uma questão bem simples. 70% das máquinas usam palmos e aplicativos que rodam palmos!
E não ´é evangelização, mas o futuro será open source...quem viver verá ;-)