2 comments
Comment from: Michel Guimarães
Ótimo tema para o blog!
Oi...
Eu sou um pré-universitário para o curso de medicina.
Não é o primeiro ano que estou em um cursinho pré-vestibular. Não é o segundo; é o terceiro...
Acredito que o motivo por não ter passado nos vestibulares anteriores era único e simples: falta de dedicação.
Porém, amadureci o meu comportamento, a minha responsabilidade. Estudo 10 horas por dia. A respeito desse tempo que destino aos livros, não vou dizer nem que é muito - se comparado a muitos concorrentes meus - e nem que desconheço momentos de lazeres - como namorar, sair pra festas e jogar futebol com os amigos.
É justamente neste ano em que o ENEM resolve criar o seu mais novo "método de unificação na educação".
(UAU...)
Gostaria - e muito - de viver "num Brasil" onde isso pudesse ocorrer.
Vivo numa região (Rio Grande do Sul) onde há muitos estudandes inteligentes. No entanto, basta uma distância de 300 Km entre duas cidades gaúchas para deparar-se com uma diferença no preparo escolar dos estudantes de cada cidade. O que falar dessa mesma desigualdade educacional entre os alunos, por exemplo, do Rio Grande do Sul e os do Acre? >>UNIFICAR O QUE??
Outra coisa que me deixou muito surpreso foi o prazo que o MEC deu aos alunos e professores para planejarem-se: 4 meses e 15 dias, aproximadamente. Vale ressaltar que o conteúdo programático foi exposto na segunda quinzena de MAIO. Além disso, o primeiro modelo de prova deste novo ENEM foi visualizado por nós, alunos, apenas no dia 28 de JULHO - ou seja, dois meses e cinco dias da prova |o/
Se há, agora, uns entraves para o meu ingresso à faculdade no curso em que eu quero passar, esses obstáculos são:
- mudança no conteúdo;
- falta de organização;
- concorrência;
- falta de tempo para realizar as provas;
- corrupção.
UMA PALAVRA?! - Repúdio!
Agradeço pelo lugar dado para manifestar-me.
=====
Opa Michel!
Todas estas mudanças abruptas na forma de ingressar numa universidade pública são realmente mais um obstáculos para aqueles, como você, que tem investido tempo, vida e esforços para passar.
Se tem um conselho que posso dar é, "combata o bom combate!" Não se preocupe tanto com o resultado final, mas em fazer o seu máximo e o seu melhor!
Concursos, de um modo geral, são como filas... sua vez vai chegar!
Em termos de conteúdos, as mudançassão muito poucas, não se preocupe tanto com isto! Use os simulados apenas como ajuda para sentir como você está.
Continue acreditando e trabalhando!
abração pra ti,
Tá tudo errado. O que mais pensar de que aluno que passa 5 anos na Faculdade Direito e para passar no exame da Ordem necessita de cursinho? Muitas questões importantes deixam de ser debatidas na faculdade porque não são presentes no exame da Ordem. Muitas disciplinas como "Direito do Consumidor", pra mim fundamental, são optativas. Segue-se a mesma lógica de engessamento... do ginário/segundo-grau até a graduação.
====
Opa Glaydson,
Isso é uma anomalia... O da OAB então é mais surpreendente ainda, pois ao invés de coibirem o surgimentos de cursos em cada esquina eles incentivam os cursinhos para passar na OAB.
No Ensino médio, várias discussões que buscam uma adequação da Escola ao século XXI são ceifadas devido ao "Deus Vestibular"..
Mas vamos levando né :-)
abs