No ótimo Vi o mundo há uma excelente análise de conjuntura do PT feita pelo não menos brilhante filósofo Leonardo Boff.
No final, Leonardo Boff conclui:
"Qual é a pessoa com carisma, com base popular, ligada aos fundamentos do PT e que se fez ícone da causa ecológica? É uma mulher, seringueira, da Igreja da libertação, amazônica. Ela também é uma Silva como Lula. Seu nome é Marina Osmarina Silva."
Eu tenho uma profunda admiração pela história pessoal e pela postura ética e política da Senadora Marina Silva. Mas isto nem de longe ofusca minha perspectiva da realidade.
É absolutamente inocente acreditar que um projeto de Brasil democrático, ético, inclusivo, socialmente justo, economicamente competitivo, ecologicamente responsável, etc... passe única e simplesmente pela escolha da pessoa do Presidente, ou citando a mim mesmo:
"Dito isso, penso que já superei a fase "inocente" de achar que somente a pessoa (indivíduo competente e ilibado) é suficiente para determinar o meu voto.
Não que estes não sejam adjetivos necessários, mas de longe não são suficientes!
É também necessário ter um projeto político e pessoas qualificadas (quadros técnicos!) para que possam viabilizar este projeto! Em se tratando da máquina administrativa brasileira, com os seus vícios históricos, a falta de quadros para ocupar pontos estratégicos, fará com que uma pessoa bem intencionada e competente seja atropelada pela inércia da máquina administrativa!"
A candidatura (legítima) da Senadora Marina Silva à presidência da República trás consigo virtudes e problemas.
Dá alguma densidade ao debate e puxa o eixo da discussão mais para a esquerda, uma vez que a atual oposição é absolutamente medíocre e propõe um projeto de País absolutamente equivocado e conservador (privatização da Petrobras, Estado mínimo, redução de verbas para projetos de inclusão social, arrocho salarial, entreguismo, etc, etc, etc).
Por outro lado eu vejo a Senadora Marina Silva se aproximando de partidos que estão aí, há muito tempo, e que nunca foram mais que simples coadjuvantes da história e meros barnabés em governos estaduais e federal... como um risco absolutamente desnecessário de mantermos o País em rota com um projeto de Brasil de todos e para todos!
O PT e o atual governo cometem erros (até graves) e carecem urgente de auto-crítica? Sim. Mas eu penso que projetos personalistas não irão contribuir para um mudança saudável de rumo do Brasil atual!
O que, você pensa diferente? Não tem problema, o melhor que podemos fazer é fomentarmos o debate qualificado sobre o Brasil que queremos e as estratégias para que o nosso projeto de Brasil para todos possa continuar a se viabilizar em 2010!
Exponha seu ponto de vista, no seu blogue ou aqui nos comentários, se assim o desejar!
[Atualização]
Não deixe de ler esta excelente análise da candidatura da Marina Silva. Na minha humilde opinião, a melhor e mais densa que li nos últimos tempos. Em tempos de 140 caracteres tá difícil ler alguém que vá além do óbvio! Descobri via compartilhamento do Google Reader!
[/Atualização]
Ah sim, e isso que você não falou de alguns posicionamentos, ahan, esquisitos da senadora Marina Silva quanto à ciência, né?
http://ceticismo.net/2009/08/11/eu-tenho-medo-de-marina-silva/
======
Opa César,
Eu até faço vista grossa à visão criacionista que ela tem, uma vez que não será ela que irá ocupar a pasta de ciência e tecnologia (daí a importância dos quadros para governar!).
E presidente ou candidato sempre irá discordar aqui e ali em muitas coisas com vários setores da sociedade.
E mesmo que ela chegasse a presidência não poderia mudar a educação laica por ser um preceito constitucional.
Acho que temos que fazer uma crítica a ela, mas sem destruir pontes... pois a considero com um quadro ético e competente para um eventual governo Dilma :-)
abs