Por que eu não quero multitarefa no meu pda...
...Ou, menos é mais :-)
Numa conversação nos comentários desta entrada aqui sobre o A1200i no Garota sem Fio, o leitor (da Garota sem Fio) Caio Cesar, pondera que o Palm OS (que parece moribundo) carece de uma multitarefa decente:
"O Palm OS, que eu uso ainda, é bonzinho e tal, mas mesmo com o conceito minimalista dele, algumas coisas precisam ser repensadas. A falta de multitarefa decente, o visual e o sistema de arquivos são uns bons exemplos."
Eu já escrevi sobre minhas preferências por uma computação móvel sensata, mas nunca explicitei porque acho multitarefa (no sentido geral) em PDAs
desnecessária. Fundamentalmente por que nunca usara multitarefa em pdas e seria leviano falar contra sem ter usado!
Mas agora, que tenho usado o A1200i
como meu PDA (na verdade ele é um telefone inteligente (smartphone
) com multitarefa (ele roda Linux!), posso explicitar com conhecimento de causa minha convicção da não necessidade da multitarefa no meu PDA
. Embora isso seja óbvio e explícito, isso vale pra mim! Não necessariamente para você leitor ou outra pessoa!
Exceto para ouvir músicas (e para isto basta que haja um processador dedicado a esta tarefa!) todas as ações que eu faço num PDA
preciso interagir com a interface do mesmo. Como a interface, por razões óbvias, é pequena, não faz muito sentido, ao menos pra mim, manter um segundo programa rodando em "background" enquanto estou usando outra aplicação.
No A1200i
eu percebo que isso só faz ocupar a memória ram do aparelho, pois na prática, eu uso um deles de cada vez e a suposta vantagem de não ter que esperar o mesmo ser carregado é bem desprezível!
Rodar uma aplicação e ouvir simultaneamente música no tocador de ogg/mp3 (ou rádio FM) são as únicas exceções. Para a primeira, como já disse basta seguir a solução dada pela sony nos seus dispositivos rodando Palm OS: usar um processador dedicado para esta tarefa. Para ouvir rádio e usar uma aplicação, sugiro se concentrar na aplicação :-)
Estudo de casos
No meu caso particular, consulto e faço anotações na agenda. Não me imagino fazendo isso ao mesmo tempo com outra tarefa. O mesmo para edição/consulta de uma planilha, edição/consulta de uma imagem, de um texto e etc...
Mesmo quando uso o A1200i
para escrever no blogue ou publicar um foto no mesmo, não consigo fazer outra coisa, no PDA, simultaneamente!
Como quero mostrar, o PDA não é meu computador de mesa/notebook! Logo o que é bom para o meu computador de mesa/Notebook não o é para o meu PDA!
Em telas pequenas, fazer uma coisa de cada vez é mais eficiente e ainda por cima contribui para o não desperdício de energia :-)
Textos Relacionados
Do Gutsy Gibbon
Sérgio, mas para quem usa bastante internet, a falta de multitarefa é terrivel.
Com multitarefa, você pode ter o seu leitor de e-mail baixando seus e-mail e um leitor RSS verificando atualizações enquanto está anotando algo.
No PalmOS isso não é possivel. Quando você está no cliente de e-mails e vai pro leitor RSS, o cliente de e-mail para de baixar os e-mails. E o mesmo acontece quando você sai do leitor RSS.
Agora, se você não usa o PDA mais para anotações/calendário/etc, não vejo muita utilidade, já que quando você inicia um aplicativo ele continua de onde você saiu.
======
Opa Felipe!
Você tem razão, estou tão acostumado com uma tarefa de cada vez que não tinha me ocorrido esta possiblidade! Testei agora, chamar o enviar e receber emais e depois fui para a tela de tarefas
Quando voltei já estava no 11 e-mail... Pra quem baixa e-mail no pda muitas vezes ao dia faz muita diferença....
Outra experiência sempre alarga nossa percepção!
[]'s