... ou o falso dilema qualidade x quantidade!
Uma questão que gerou várias mensagens na lista de discussão - blogosfera foi o debate sobre a Monetização vs. Qualidade dos blogues, onde se discutia se o foco na busca por mais leitores poderia provocar uma "mediocrização" do conteúdo gerado nos mesmos!
Vale dizer que a questão central, nesta discussão, é:
"Escrever aquilo que as pessoas estão procurando (Video do Saddam, da Cicarelli, ou a buzzword do momento) tornaria um blogue menos qualificado - numa ordem de valores bloguísticos (sic) - do que blogues que escrevem aquilo que os seus autores julgam conteúdo de qualidade?"
Como se pode notar (?), um dos epicentros da discussão é algo bastante subjetivo: O que é conteúdo de qualidade?
Alguém que esteja procurando por "mesothelioma" achará que é conteúdo de baixa qualidade um blogue que tenha como tema central a influência da ptialina sobre o encontro entre duas pessoas! (E vice-versa!).
Ok, ok, este é um exemplo muito artificial!
Hum... Alguém que esteja procurando por informações sobre enlatados estadunidenses da moda coonsiderará de baixa qualidade blogues que falem sobre mini-séries brasileiras e etc, etc, etc...
Portanto é preciso deixar claro que conteúdo de qualidade é algo bastante subjetivo!
Um segundo epicentro desta discussão é o falso dilema problogger vs. não problogger! Ou seja, alguém que resolva blogar profissionalmente (leia-se: viver do blogue e não apenas ter o blogue como mais uma fonte de renda!) irá produzir, necessariamente, melhor ou pior conteúdo nos seus blogues?
Embora seja óbvio que ambos terão abordagens diferentes em relação a escolha do conteúdo a ser publicado e mesmo em relação a como este conteúdo será disponibilizado (com ou sem propagandas e etc...) a questão sobre a qualidade do conteúdo acaba, em última análise, se resumindo ao equilíbrio entre as demandas dos leitores (usuais e esporádicos do blogue) e as necessidades/qualidades do autor!
Sim, como em tudo na vida, deve ser bom para ambos!
Pode ser que o seu público leitor seja pequeno. Você pode mudar de público (mudando o foco/tema do seu blogue), fomentar o crescimento deste público (ou ambos!), ou ainda investir no seu "meganicho"!
O importante é que com mais gente descobrindo os blogues, mais leitores potenciais surgirão. E o que você blogueiro precisa descobrir é quem é o seu leitor e o que ele está procurando!
Quando este encontro ocorrer estaremos vivendo uma Era do Conteúdo abundante e significativo!
É claro que existe a questão de como se filtrar o conteúdo significativo do irrelevante... mas isso já é outra história!
Do Edgy Eft
Olá Dudu!
Legal que tenha gostado!
O que é mais inovador nos blogues é dar voz a todos que queiram ter voz!
Não é só a opinião hegemônica ou da moda, mas até mesmo a opinião da minoria pode ser veiculada!
Conviver com esta diversidade de opiniões e circulação de idéias é que fez (e faz) os blogues ganharem seu espaço!
abraços pra ti!