Pra onde penderá a computação móvel?
Lendo este relato de insatisfação, no Tecnoblog, lembrei que há muito tempo não escrevo nada sobre computação móvel! O motivo principal é que continuo, como há 4 anos atrás, achando que a computação móvel deve ser sensata e não reproduzir um desktop que caiba na palma da mão!
Mas, com a aparente morte da Palm com seu elegante e inteligente sistema operacional, que seguia este paradigma, parecia que a visão de miniaturizar o hardware para se usar o mesmo sistema do desktop, no pda, tinha vencido...
"Mas a história ainda não acabou", dirá o narrador em segundo plano!
Vem aí, em 2009, o campeão da simplicidade e da usabilidade, do menos é mais e etc, etc etc...
O Android, parece vir para suceder o elegante e inteligente sistema operacional! Avançar onde o Palm OS pecou e repetir o que o Palm OS acertou, a simplicidade:
"Permaneça simples amigo, não reproduza o desktop e use padrões abertos!"
Vejamos então, para onde penderá a Computação Móvel?
Bônus
Se você deseja acompanhar a cena da computação móvel aberta, assine o feed ou aponte seu navegador para Pinguins Móveis!
Sim, para o bem ou para o mal, existe um mundo de possibilidades além dos sistemas proprietários e fechados da Era Industrial!
[Atualização]
Pra quem ainda tem dúvidas sobre o futuro (presente!) baseado em padrões e modelos abertos, veja interessante matéria no IDGNow!
[/Atualização]
Do Hardy Heron