5 comments
Prezado Sergio,
Ao contrário de um dos discursos/comentários presidente Lula, as suas recomendações são bem sensatas.
Economia não é um sistema exato como a Física. O cientistas podem conduzir feixes de prótons e anti-prótons na rota que desejam com pequena margem de erro, como vão fazer no LHC, mas já vimos economistas errarem feio em suas previsões. Esta crise Americana é um exemplo grave.
O Nassif, comentava na TV cultura em torno de 2003, que o Banco Central deveria intervir na queda do dólar pois com certeza, o "efeito estilingue" levaria o câmbio na faixa dos R$ 5/US$. Não foi isto que aconteceu de maneira alguma e a queda do dólar não foi uma catástrofe como ele previa.
Enfim, suas recomendações deveriam ser observada pelo governo Lula também. Prevenir continua sendo o melhor remédio. E grato pelo "gente boa".
====
Grande Prof. Samuel!
Não precisa agradecer pelo "gente boa" :-) É que gosto dos meus interlocutores que mesmo discordando de mim acrescentam a discussão tornando as conversações sempre prazerosas :-)
E quando, de quebra, ainda aprendemos sobre ciências, melhor ainda :-)
abração
Sérgio,
Respondendo sua última pergunta: Não, nós ainda temos a maior taxa de juros real do mundo. Ainda é melhor aplicar em renda fixa. Deixar esta taxa absurda foi um dos maiores erros do governo FHC, infelizmente repetido pelo governo Lula.
O que me assusta desta crise é o Steven Levitt, autor de Freakonomics, o meu guru da economia, dizer, sinceramente, que não faz a mínima idéia do que pode acontecer.
===
Opa Glaydson!
O Lessa, tem a sua mesma opinião! Manter estes juros altíssimos é um erro... mas se o Lula tivesse baixado, os investimentos não teriam sido feitos... Por outro lado, tenho que concordar que já está mais que na hora do Governo baseara economia no investimento nacional (público e privado) em geração de renda e empregos!
Estes U$ 700 bilhões, por si só, já me assustam!
abração
Sérgio,
Aí que tá! Juros alto só trás capital especulativo que no menor sinal de "desconfiança", seja lá qual seja a desculpa, sai em polvorosa. Concordo com você que o Brasil precisa MUITO de investimento, mas para o capital privado, ainda não é atrativo dado o retorno financeiro do juro alto.
Juro alto é usado para impedir a inflação, contudo, não justifica tanto. Para subir juros, sobe-se de foguete, para descer, de para-quedas. A Selic tá sempre 4% a 6% acima do necessário. Enquanto isso os bancos agradecem.
===
Opa Glaydson!
Se ao menos o capital privado tivesse algum compromisso político com o Brasil :-(
Enfim, depender excessivamente do capital especulativo e $#%@ :-(
PS: E Valeu pela aula básica de economia :-)
"chupa Fernando Henrique"
Queria ver o seu amado Lula pegando o país antes ou mesmo depois do Itamar. Ou melhor, não queria não. ;-) Falar agora depois de tudo o que rolou é fácil.
Agora, deixando essa parte de lado, ele disse que o país não tem novas ações preparadas e vai dizer que os países ricos devem assumir suas responsabilidades e tomar medidas para combater a crise. Melhor ir analisando a situação do que fazer as gracinhas e analogias (essas são um porre) costumeiras, pois a coisa é brava.
====
Opa Taq!
Eh Eh O que aconteceria se fosse um ou outro é realmente difícil dizer com certeza... mas se compararmos os indicadores econômicos dos dois governos, o FHC mais PSDB e LULA mais PT, este último alterou produnda e postiviamente o Brasil!
E sim, a crise é severa, e o Brasil ainda depende de Capitais externos para crescer (mas não para viver, como no Govrno FHC).
Acho que precisremos de um certo distanciamento histórico para entender o Fenômeno LULA... eu tenho uma tese: Ao invés da arrogância do príncipe da sociologia ele foi humilde e usou os melhores quadros e manteve as políticas corretas!
E olhou para o Brasil profundo! Eu e você tivemos poucas mudanças... olhe pro seu João lá do Brasilzão que não aparece no seu twitter e terás uma idéia das mudanças!
O Chupa Fernando era mesmo só pra chata da Regina Duarte, mas aí aproveitei pra zoar o FHC também :-)
Abração pra ti!
"Mas Taq, esta frase está dentro de um contexto! Ele falava, especificamente, para as pessoas que mais roubaram e fizeram merdas no Brasil. Você é um cara inteligente e sabe disto!"
O contexto para mim está claro: "Nesse país, está para nascer alguém que venha querer me dar lição de ética". O país inteiro. Se eu sou muito burro e não consegui entender isso, ele não devia sair por aí falando essas valentias pois uma hora ele pode achar o dele.
"Frases pinçadas fora do contexto podem soar muito pior do que parecem"
"Contexto" agora vai ser outro jargão do tipo da "mídia golpista"? :-)
"Mas o sarrinho é pra platéia!"
O pessoal de lá está na platéia também, e não convém ficar zuando um sujeito grande numa hora que ele está bem nervoso. Geralmente na escola isso não dá muitos bons resultados a curto, médio e longo prazo. :-)
=====
Opa Taq!
> O contexto para mim está claro: "Nesse país, está para nascer alguém que
> venha querer me dar lição de ética". O país inteiro. Se eu sou muito burro
> e não consegui entender isso, ele não devia sair por aí falando essas
> valentias pois uma hora ele pode achar o dele.
Pra que tanto rancor no coração? Figura de linguagem: "Está pra nascer neste País" é uma metáfora!
>
> "Frases pinçadas fora do contexto podem soar muito pior do que parecem"
/>
>
> "Contexto" agora vai ser outro jargão do tipo da "mídia golpista"?
Mas é verdade :-)
> "Mas o sarrinho é pra platéia!"
>
> O pessoal de lá está na platéia também, e não convém ficar zuando um
> sujeito grande numa hora que ele está bem nervoso.
Vou me lembrar disto :-)
Geralmente na escola
> isso não dá muitos bons resultados a curto, médio e longo prazo. :-)
As vezes sim as vezes sim :-)