Ok! Todos nós gostamos de novidades! Uma destas novidades (?) na Web 2.0 Brazuca é o Brasigo!
A questão que não quer calar é... O que é mesmo o Brasigo? No blogue oficial do Brasigo é dito que é um serviço de perguntas e respostas, mas que logo contará com outros divertidos serviços.
Para utilizar o Brasigo (que no momento - junho/2008 - encontra-se numa versão alpha) você precisa de convite (o que pessoalmente acho antipático, mas entendo a lógica disto!), mas você pode se inscrever na lista de espera...
Uma vez recebido o convite e feito o cadastro você pode preencher seu perfil... que é bem parecido com o perfil das dezenas de redes sociais que você tem cadastro! O que já dá uma idéia de uma faceta do serviço: Mais uma rede social?!
Aparentemente você ganhará pontos por sua participação na rede (respondendo perguntas?) mas com o seguinte detalhe, que particularmente não gostei.
Tudo que você responder por lá, você não poderá utilizar em outro lugar! Ao menos foi o que compreendi deste pedaço dos termos de uso:
"19. Você não deverá copiar, reproduzir, republicar, transmitir, distribuir ou de qualquer outra forma utilizar qualquer conteúdo ou sinais distintivos do Site, parcial ou integralmente. Você também concorda que não criará qualquer obra derivada ou adaptará qualquer tal conteúdo para qualquer finalidade, sem a prévia e expressa autorização do Brasigo."
Vejamos uma situação hipotética plausível:
Um usuário pergunta no Brasigo a diferença entre grandezas extensivas e intensivas? Eu estava discutindo isto outro dia, pois caiu uma questão no vestibular da UERJ que levantava esta bola... vou lá e respondo...
Depois outra pessoa de fora do Brasigo (um aluno meu, por exemplo) me pergunta a mesma coisa... aí, se eu quiser usar a mesma resposta (pra evitar o retrabalho), tenho que fazer um pedido ao Brasigo, pois senão estarei violando os termos de uso!
Pessoalmente, prefiro então criar um verbete na wikipedia e responder com um apontador para o verbete! Ao menos lá, o conteúdo está sob Creative Commons!
Acho que do jeito que está hoje, com este aprisionamento do conteúdo produzido coletivamente, não me animo muito a responder perguntas... nem que seja para ganhar alguma coisa...(tá bom, eu respondo se eu ganhar um eee PC), mas reconheço que muita gente vai gostar de participar desta brincadeira!
Mas como tudo é alpha e, aparentemente, este momento é para ouvir a opinião dos usuários, as coisas ainda podem melhorar!
E, se você está por lá também, me adicione (bem orkut isto, né?) aos seus amigos :-) Meu perfil por lá pode ser acessado seguindo este apontador
Do Hardy Heron
Fazendo papel de chato: já deu forward (hehe) desta mensagem pro Manoel Lemos?
====
Opa Cesar!
Chato não! É realmente uma boa ( e ética) idéia!
PS: Eu fiz esta pergunta lá nas perguntas do Brasigo!
Farei agora :-)