Esta entrada iria para o BlogFísica, por estar direcionada a audiência que trabalha com educação... mas, como é válida para qualquer "cyber-leitor", resolvi publicar aqui :-)
A Lú, do Dia de Folga, escreveu um artigo sobre a eventual "disputa de hegemonia entre blogues e grande imprensa" por credibilidade e "fap fap fap" (TM Cardoso)...
Eu comentei por lá, que no fundo o que vale é a regra de ouro: "Avalie várias opiniões e/ou as novidades e/ou notícias e/ou etc em mais de uma fonte e *leia nas entrelinhas*... Pois as grandes empresas já procuram "cooptar" formadores de opiniões explicita ou implicitamente!"
Se a informação é abundante e descentralizada uma competência essencial para os tempos atuais é aguçar o senso crítico, discernir entre o que é válido e o que não é! Enxergar os interesses implícitos e explícitos, separar ironias e textos bens escritos de verdade e etc...
O Norberto Kawakami, do Escrita Torta em Linha Reta, argumenta que o difícil é discernir quando aceitar a fala do especialista e quando não aceitar! E é verdade, mas quem disse que a vida é fácil!
Como diria o Caetano Veloso, temos que viver a dor e a delícia de sermos "homo sapiens" :-)
Do Feisty Fawn