9 comments
Comment from: Delegado
Excelente colocação. Só não estou conseguindo achar o seu post protestando da falta de civilidade quando atiraram ovos no ônibus do FHC, ou quando o MST invadiu a fazenda do Ex-Presidente, chegando a revirar gavetas e armários.
====
Opa Cardoso!
Eu não tenho certeza... mas acho que não tinha um blogue ativo na época! De qualquer modo, toda manifestação política que descamba para a barbárie eu sou contra.. só para constar!
De qualquer modo são comparações um tanto quanto forçadas, não?
[]'s
Comment from: Cesar Cardoso
O episódio da vaia, para tristeza de muitos, se esgotou, já que, como lembrou o Luis Nassif, só o Lula levou umas dez vaias no Rio. Então o Rio vaia, e vaia mesmo.
(Mas fazer post de camiseta explorando o assunto deve trazer Adsense, né?)
Se lembra das faixas exclusivas para ônibus na Avenida Brasil? Pois é, ninguém as respeitava. E elas estão lá já fazem alguns anos. Vão respeitar faixas temporárias? Não vão.
Outro injustiçado é o governador Sérgio Cabral. Acho-o populista e não gosto dele desde que chancelou na Alerj as grandes roubalheiras do governo Velho Barreiro, mas se não fosse ele ter entendido a gravidade da situação assim que assumiu o governo, o Pan teria fracassado, como aliás era um fracasso até janeiro de 2007.
(Talvez alguns preferiam que o Pan fracassasse, aí não precisariam ficar comemorando uma vaia.)
E Vágner Love é meu pastor e gols não me faltarão!
PS.: Você é bonzinho demais na política de aceitar comentários.
=====
Opa Cesar Cardoso!
Acho que a Dora Cramer, na Band FM, também lembrou que o carioca vaia tudo :-) E foi bom você lembrar que o carioca médio já não respeita a seletiva da Av. Brasil, que dirá a seletiva provisória da Liha Amarela :-( Triste mesmo!
Bem lembrado...esse Pan só saiu graças a uma ação política inédita das três esferas de governo... mas a patuléia que vaia no estádio não consegue ver muito além das aparências...
Sobre a politica dos comentários... se xingar ou for excessivamente desrespeitoso eu edito o comentário, qualquer outra coisa será tolerada... pois blogues são conversações... e não quero ser igual a grande imprensa onde só a opinião concordante aparece... Ainda que eu tenha que contar de 1 ate 10E23 para não apagar :-)
[]'s
Comment from: Luiz Rocha
"E Vágner Love é meu pastor e gols não me faltarão!"
Nessa estou com o Cesar! :-)
Eu me senti mal por ter gostado das vaias ao presidente quando li o seu primeiro post e sou contra vaiar a delegação argentina e a americana.
Mas me recuso veementemente a torcer para a seleção argentina no futebol. É uma questão de princípios.
Além disso, conheço uma porção de argentinos (amigos meus) que estão com a última Copa América/Copa das Confederações na garganta esperando revanche. É muita coisa em jogo.
=====
Opa Luiz Rocha!
Espero que eu e o Idelber estejamos errados... mas se der a lógica*, vai ser um chocolate pra Argentina ... e se você acredita em presságios... hoje os argentinos deram um chocolate de 26 a 0 no Brasil em Hockei na grama [sim, eu também nem sabia que isso existia :-) ]
* Pode ser que o Sobrenatural de Almeida dê uma ajuda a seleção Brasileira...
PS: Se tiver a chance leia a coluna do Tostão de hoje na Folha de São Paulo (não achei o apontador para a versão on-line, li na versão impressa!)
[]'s
Concordo contigo Sérgio. Eu como carioca, senti uma ponta de vergonha pelo que estava acontecendo. Não tenho nada contra manifestações, não gosto do Lula, mas protesto tem hora. E com certeza, evento internacional não é lugar para se fazer protestos.
É fogo!
======
Olá Fabiana!
É esse o ponto! Discordar do LULA e etc é legítimo e válido,,,mas tudo tem seu lugar! Num evento esportivo e com convidados é de uma grosseria e falta de senso de oportunidade sem tamanho!
Mas felizmente, não foi coisa da maioria! e sim da minoria que estava lá!
[]'s
Sergio,
Ao invés de defender o Lula e atacar o público, você poderia fazer uma análise de amostragem, por exemplo:
O brasileiro que paga de 20 a 200 reais para uma cerimônia esportiva provavelmente não é fã de política.
Ou melhore ainda, comentar que o comportamento coletivo é muitas vezes imprevisível e irracional. Segue inclusive padrões análogos a transições de fase: Cada pessoa poderia aplaudir ou vaiar mas uma pessoa afeta a decisão de seus vizinhos. Como no ferromagnetismo. É uma área de estudo muito interessante que recebe o nome de "física da sociedade". Recomendo como leitura de divulgação o seguinte livro:
Critical Mass: How One Thing Leads to Another
Philip Ball
2004 Heinemann
Não sei se já foi traduzido.
Resumindo, acho que a abertura do Pan foi um exemplo de emergência de um padrão por conta de forte interação entre os vizinhos e que um pequeno grupo começou a vaiar e a multidão simplesmente acompanhou o padrão formado.
======
Opa Samuel!
Nem foi o caso aqui de defender o LULA, mas sim defender civilidade! Pois se tratava de um evento esportivo e internacional com vários convidaddos * que foram igualmente vaiados! Falta de Educação pura e simples!
Por outro lado, não conheço (e dou o benefíio da dúvida!) nenhuma pesquisa científica que estabeleça correlação entre poder aquisitivo e gosto/apreciação por politica!
Mas, valeu pela indicação do livro! Vou, com certeza, procurar lê-lo. Acho que a explicaçao de que um pequena claque ter iniciado é fato... mas se a grande maioria tivesse noções básicas de civilidade o efeito não teria se propagado.. alíás foi o que ocorreu alguma vezes, com parte vaiando e parte aplaudindo!
Abraçoe e obrigado pelas dicas de leitura!
Comment from: Silvia
Achei bastante oportuna as vais ao presidente,
pois diante de sucessivos escândalos, ele con-
tinua sem ver nada, sem saber de nada.
Desta vez ele poderá dizer:Nunca se viu antes
na história um chefe de Estado não fazer a
abertura dos jogos.
Foi fantástico, os brasileiros estão de para- pois lá béns, é preciso reagir.
Comment from: Silvia
Achei bastante oportuna as vais ao presidente,
pois diante de sucessivos escândalos, ele con-
tinua sem ver nada, sem saber de nada.
Desta vez ele poderá dizer:Nunca se viu antes
na história um chefe de Estado não fazer a
abertura dos jogos.
Foi fantástico, os brasileiros estão de parabéns, é preciso reagir.
=====
Olá Silvia!
Discordar e protestar é legítimo! Mas tudo tem hora e lugar! Onde esses brasileiros que vaiam autoridades estavam quando o orçamento do PAN estourou mais de uma vez nas festões municipais e estaduais?
É bonito vaiaram comitivas estrangeiras?
Isso se chama falta de civilidade e educação...não discernir evento esportivo de evento político...
Mostra a visão curta e imediatistas das coisas! Infelizmente! Eu senti vergonha (por eles) de ser carioca e de ser tão desedicados!
[]'s
Comment from: Marcelo Rosa
Já que o trackback não funcionou, segue o link para minha resposta no meu blog.
http://pistachecomcasca.wordpress.com/2007/07/15/falta-de-civilidade-existe-em-todos-os-lugares/
desde quando vagabundo è altoridade?
Acorda pra vida !
=====
Caro "Delegado". Com certeza vagabundo não é "altoridade"! Mas o Presidente da Repúlblica, independente das discordâncias que qualquer um possa ter, é uma Autoridade!
Talvez, uma parte da população brasileira não tenha conseguido assimilar isto! Recomendo uma analista :-)