3 comments
Comment from: Suzana Gutierrez
Comment from: Suzana Gutierrez
¬¬ ponha algumas virgulas no meu texto e G Buzz em vez de G Reader no final :)
Comment from: Gustavo Noronha
O que você não percebeu ainda é que sua crítica não faz sentido.
Assim como você tem direito de ter sua opinião, pessoas têm direito de ter expectativas e opiniões. E chamar essas opiniões de 'mimimi' e 'histeria' é de extremo mal gosto, e de uma falta de educação sem tamanho.
É parecido com chegar para alguém que protesta contra a demora no atendimento médico e dizer 'é mimimi você estar reclamando de não haver atendimento rápido, você não devia ter ficado doente em primeiro lugar, ou devia comprar um plano de saúde que presta'.
Sim, eu concordo com você, por exemplo, que quem dá importância a privacidade não deveria usar serviços públicos em primeiro lugar. Isso, para mim pelo menos, é óbvio, mesmo que eu não esperasse uma falta tão grave do Google.
Eu nunca usei GMail (a não ser para testar o WebKitGTK+ enquanto o estou desenvolvendo) e sou extremamente reservado no que disponibilizo em redes sociais. Eu uso criptografia para emails importantes e trato minha chave GPG com responsabilidade. Eu tento educar minha família e garanto que elas não me expõem mais do que eu acharia saudável nas suas redes sociais.
A questão é que esse sou eu e minha família, mas não é todo mundo que tem a consciência e o conhecimento técnico que eu e você temos. Em suma, não é todo mundo que sabe o que está fazendo na Internet e ainda assim as pessoas criam expectativas com relação a ela.
Dá uma olhada nisso aqui, por exemplo:
http://www.readwriteweb.com/archives/facebook_wants_to_be_your_one_true_login.php
As pessoas acreditam nas coisas mais absurdas, como por exemplo, que PDF é somente leitura e que email é seguro. E elas esperam dos prestadores de serviço que tomem conta delas, pensem por elas, façam escolhas certas por elas.
É por isso que é uma ofensa você chamar nossa opinião de mimimi. Isso sim é deselegante e falta de respeito com a opinião alheia.
Do Google se espera aquilo que ele promete: que não seja 'evil' e que seja respeitador da privacidade e dos direitos dos usuários.
De novo, se pra você privacidade não é um problema, ou devia ser considerada _antes_ de entrar para a rede, tudo bem, respeito e até concordo em parte. Mas isso não te dá direito de diminuir o direito dos outros a opiniões divergentes.
=====
Opa Kov,
Eu concordo com algumas de suas ponderações, discordo de alguns raciocínios que você apresenta, mais quero me deter apenas em dois deles:
1 - "Mas isso não te dá direito de diminuir o direito dos
> outros a opiniões divergentes."
Eu não estou diminuindo o direito dos outros terem opiniões diferentes! Estou emitindo um valor sobre as outras opiniões! E acho legítimo o direito de elas exisitirem etc e tal.
Ter achado que é mimimi ou histeria (e o que achei mimimi será o segundo ponto de discordância), pode até ser considerado como mal gosto (isto é subjetivo) e deselegância, mas não é/foi a minha intenção!
Eu considero uma opinião contundente! Assim como as discordâncias as minhas ideias e os adjetivos utilizados por mim, pelos que discordam tem sido contundentes.
Não vejo problemas que pessoas tenham opiniões contundentes e discordantes de ideias.
Se serve para alguma coisa, eu respeito muitos as pessoas que têm participado desta discussão de ideias.
2 - O segundo ponto de discordância é que eu não acho que é mimimi ou histeria a precupação das pessoas com privacidade e todas as questões relacionadas a isto. Mas sim, o tratamento dado (por muitas das críticas) em relação aos problemas de privacidade do Buzz!
Não estou aqui querendo defender a Google (ela tem grana e gente mais capacitada do que eu para fazê-lo), mas estou dizendo que os problemas de privacidade que existem no ecossistema da google *não são diferentes* dos problemas de privacidade em vários outros sistemas digitais.
É isto que, continuo achando, é mimimi e histeria!
Do modo que as críticas soam, parece que só temos problemas de privacidade porque usamos serviços da Google, com os seus termos de uso nem sempre adequados e etc.
E sabemos que não bem assim! Há problemas de privacidade em vários serviços digitais. Não acho que é mimim e histeria esta discussão, mas sim *que é mimimi e histeria* (do meu ponto de vista é claro) em se considerar que fora dos termos de privacidade e/ou do ecossistema da Google estamos mas bem servidos em termos de privacidade.
Como você bem sabe, privacidade nos tempos de hoje, a despeito da importância e do direito a ela que temos e defendo, é quase uma ficção!
O tipo de conhecimento técnico e de "escolhas tecnológicas necessárias" a tornam impraticável para a maior parte das coisas que a maior parte das pessoas precisam. Este é o ponto central!
É dentro deste contexto que julgo um certo mimimi se achar que fora do ecossitema da Google estaremos melhor servidos em termos de privacidade. Não é a discussão em si que me parece histeria, mas a insinuação de que somente nos serviços da Google estamos em sérios riscos de privacidade.
Por fim, eu realmente tenho que agradecer a sua paciência de ter chegado até aqui na minha tréplica. Como já disse, o meu juízo de valor sobre o enfoque da crítica não representa qualquer menosprezo pelo meus interlocutores ou por seus pontos de vista. Me repetindo, é apenas a minha opinião contundente sobre o que considero o ponto central da crítica que se tem feito.
Os adjetivos e as palavras sobre as ideias não precisam ter correspondência sobre seus autores, EMHO.
Abraço, e sinta-se a vontade para estender as conversações.
Oi Sérgio
Eu não entrei na fase inicial do Buzz, a que dizem que era automática a participação no Buzz e a visualização dos 'mais contatados'. Quando eu entrei em 9 de fevereiro, já havia a opção de aceitar participar, embora os contatos fossem adicionados automaticamente, era possivel editar.
Não tenho bem certeza se este inicio foi assim mesmo.
Penso que foi estratégia deles começar a rede já com rede e isso foi bem errado.
Porém, concordo que houve histeria no tratamento destas questões e achei estranho que algumas pessoas, que se manifestaram lesadas pela exposição de seu perfil e contatos, fizeram uma grita tal que puseram tudo isso em muito maior evidência.
Penso que o Google já deve ter feito a conta de quanto vai gastar com processos e quanto vai lucrar com o que eu penso que é um takeover geral sobre as redes sociais.
Quanto a mim, estou gostando do G Buzz e escapando dos 140 caracteres.
abraços!
====
Opa Su,
Como disse é tudo uma questão de custo X efetividade. O nível de privacidade do Buzz é adequado para muitas coisas que a maior parte dos usuários precisa.
Precisa de muita privacidade? Terá que abrir mão de praticidade! Os principais de problemas de privacidade do Buzz foram resolvidos, assim só sobrou a histeria e o #mimimi.
No fundo, a discussão lá no identi.ca se prendeu ao fato de eu adjetivar o enfoque dado as críticas como histeria e #mimimi
Questões polêmicas pedem mais de 140 caracteres, simples assim :-)
OBS: Como fiz uma cópia deste comentário no Buzz, não vou enviar por e-mail, como de costume!