A Suzana Gutierrez, escreveu um texto sobre os 10 anos (oficiais) de vida dos blogues (e tem gente que acha que só em 2007 os blogues sairam do armário)... o mais importante no texto, na minha opinião é este trecho:
"Que os próximos dez anos consolidem o seu grande potencial para a formação de rede, a sua característica de bazar e não de catedral, o seu ar alternativo, o seu jeito hacker.
E que se finem os aprendizes de marketeiros, fissurados nos números de acessos e nos rankings, que espanam para o lado a conversa, em cujos blogs cada link é um contrato e não uma mão estendida."
Curiosamente a Gabriela Zago escreve sobre uma pesquisa/discussão sobre relevância x número de acessos em jornais (mais que se aplica também aos blogues
).
Mas, o que estes dois textos tem em comum ?
Cada um deles, ao seu modo, defende que o estado nascente dos blogues não seja ofuscado pela paranóia/fixação por mais e mais visitantes a qualquer custo
A título de ilustração do que estou falando, verifique que o wiki da blogosfera caiu no esquecimento pela blogosfera brasileira... mais preocupada num novo projeto marketeiro matador que fará com que os blogues se transformem na nova grande midia