Cinemática
É a parte da
física![[bb]](http://boo-box.com/bbli)
que estuda a
descrição dos movimentos sem preocupar-se com suas explicações. A ideia mais importante é que toda descrição de movimentos depende do observador/referencial. Assim,
observadores em referenciais diferentes farão descrições diferentes de um mesmo movimento.
Referencial: É um meio físico ligado a um sistema de coordenadas em relação ao qual o movimento é estudado.
OBS: Embora as descrições dos movimentos dependam do referencial,
as explicações do movimento são independentes do Referencial. De um modo geral as Leis da
Física![[bb]](http://boo-box.com/bbli)
são invariantes em relação aos referenciais. Dito de outra forma, as
Leis da Física são independentes do Referencial. Logo é
fisicamente incorreto dizer que
tudo depende do referencial!
Posição
É a localização de um móvel (corpo) num certo referencial. Estritamente falando, a posição é um vetor:
Vetor Posição conforme figura abaixo:
[caption id="attachment_49" align="aligncenter" width="350" caption="Vetor Posição"]

[/caption]
Em cursos introdutórios de física (ensino básico) costumamos estudar movimentos onde a trajetória é previamente conhecida (movimentos unidimensionais). Neste
caso particular, a direção do movimento não é importante apenas o módulo e o sentido.
Podemos então considerar as grandezas cinemáticas
como escalares.
A figura abaixo ilustra a ideia de uma
posição escalar (espaço escalar):
[caption id="attachment_51" align="aligncenter" width="300" caption="Posição Escalar"]

[/caption]
Exemplos
Quando você precisa passar sua posição num voo de helicóptero (por exemplo), você precisa indicar suas três
coordenadas![[bb]](http://boo-box.com/bbli)
espaciais (latitude, longitude e altitude).
Neste caso sua posição é representada matematicamente por um vetor!
Se você está viajando numa rodovia, basta indicar em que Km da rodovia você se encontra para passar a sua posição.
Neste caso sua posição é representada matematicamente por um escalar.
Clicando aqui você poderá ver uma simulação do movimento de um projétil e observar os
vetores posição do projétil em vários pontos da trajetória.
Velocidade
É a grandeza física que mede a
rapidez com que um móvel
muda de posição num certo referencial. Da definição segue que:
- A velocidade depende do referencial;
- Estritamente falando, velocidade é um vetor (caso geral de movimentos no espaço);
- Em movimentos unidimensionais, pode ser tratada como escalar! Mas este é um caso particular!
Matematicamente, a velocidade escalar (média) pode ser calculada pela expressão:
[latex]V = \frac{\Delta s}{\Delta t}=\frac{S-S_{0}}{t-t_{0}}[/latex]
Onde:
S = indica posição.
t = indica tempo
[latex]\Delta[/latex] = indica variação
[caption id="attachment_64" align="aligncenter" width="396" caption="Velocidade escalar"]

[/caption]
OBS1: O subscrito "o" numa variável indica inicial. Exemplo:[latex]S_0[/latex] indica posição inicial!
OBS2: Se [latex]\Delta t[/latex] tende para zero, isto é,
é o mais próximo que se queira de zero sem ser zero. Então estamos tratando de uma velocidade instantânea.
A velocidade instantânea é simplesmente a velocidade de um móvel num certo instante. Ainda que a sua determinação matemática implique no conceito de valores infinitesimalmente pequenos de tempo!
Aceleração
É a grandeza física que mede a
rapidez com que um móvel
muda de velocidade num certo referencial. Da definição segue que:
- A aceleração depende do referencial;
- Estritamente falando, aceleração é um vetor (caso geral de movimentos no espaço);
- Em movimentos unidimensionais, pode ser tratada como escalar! Mas este é um caso particular!
Matematicamente, a aceleração escalar (média) pode ser calculada pela expressão:
[latex]a = \frac{\Delta v}{\Delta t}=\frac{v-v_{0}}{t-t_{0}}[/latex]
Onde:
v = indica velocidade (Instantânea).
t = indica tempo
[latex]\Delta[/latex] = indica variação
[caption id="attachment_65" align="aligncenter" width="320" caption="Aceleração Escalar"]

[/caption]
OBS1: O subscrito "o" numa variável indica inicial. Exemplo:[latex]S_0[/latex] indica posição inicial!
OBS2: Se [latex]\Delta t[/latex] tende para zero, isto é,
é o mais próximo que se queira de zero sem ser zero. Então estamos tratando de uma aceleração instantânea.
A aceleração instantânea é simplesmente a aceleração de um móvel num certo instante. Ainda que a sua determinação matemática implique no conceito de valores infinitesimalmente pequenos de tempo!
Trajetória
É o lugar geométrico ocupado pelo móvel ao longo do seu movimento. Seu "rastro" no espaço visto por um certo observador. Logo a trajetória depende do observador/referencial.

Um exemplo desta ideia pode ser vista
nesta questão da prova da UERJ/2009.
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[…] ja sabemos, as grandezas cinemáticas, exceto o tempo, são grandezas vetoriais. Com isto, toda composição de movimentos pode ser […]