Posted by admin on 17 Jun 2011 in cinemática
Introdução
Como já sabemos, as grandezas cinemáticas, exceto o tempo, são grandezas vetoriais. Com isso, toda composição de movimentos pode ser pensada como a soma vetorial de algumas dessas grandezas (posição, velocidade ou aceleração).Composição de Dois Movimentos Uniformes
Se um móvel move-se com velocidade![vel-ref1](http://sfl.pro.br/blogs/media/blogs/Notas/vel-ref1.gif)
![vel-ref12](http://sfl.pro.br/blogs/media/blogs/Notas/vel-ref12.gif)
![vel-ref2](http://sfl.pro.br/blogs/media/blogs/Notas/vel-ref2.gif)
![vel-ref1](http://sfl.pro.br/blogs/media/blogs/Notas/vel-ref1.gif)
![vel-ref12](http://sfl.pro.br/blogs/media/blogs/Notas/vel-ref12.gif)
Composição de um MU com um MUV
Quando um móvel se move próximo da superfície da Terra e sem resistência do ar, ele está sujeito apenas a aceleração da gravidade, que como sabemos, é constante, vertical e sempre apontada para baixo. Desse modo o movimento pode ser entendido como a composição de um movimento uniforme na horizontal com um movimento uniformemente variado na vertical: Veja a imagem abaixo para visualizar o que foi dito:![Lançamento Oblíquo Lançamento Oblíquo](http://sfl.pro.br/blogs/media/blogs/Notas/lancamento-obliquo.jpg)
Logo os lançamento oblíquos podem ser resolvidos como dois movimentos simultâneos. As equações podem ser tratadas isoladamente tendo apenas em comum o tempo (pois são simultâneos). As velocidades iniciais de cada movimento são dadas por: Componente Horizontal:
![vox](http://sfl.pro.br/blogs/media/blogs/Notas/vox.gif)
![voy](http://sfl.pro.br/blogs/media/blogs/Notas/voy.gif)
Exemplos
Como exemplo do que foi dito vamos calcular, para um lançamento oblíquo, a partir do solo com velocidade V0 fazendo um ângulo (teta) com a horizontal qual será o tempo de voo, o alcance vertical máximo e o alcance horizontal do móvel: Tempo de Voo O tempo de voo é igual ao tempo de subida mais o tempo de descida. Como o tempo de subida é igual ao tempo de descida (mesmo módulo da aceleração e mesma distância) teremos que o tempo de voo é o dobro do tempo de subida: t(voo) = 2.t(subida) No ponto mais alto da trajetória a componente vertical da velocidade será zero, então usando a equação da velocidade para o MUV teremos: 0 = Voy - g.ts => ts = voy/g Logo:![tempo-voo](http://sfl.pro.br/blogs/media/blogs/Notas/tempo-voo.gif)
![alcance-maximo-v alcance máximo](http://sfl.pro.br/blogs/media/blogs/Notas/alcance-maximo-v1.gif)
![alcance-horizontal](http://sfl.pro.br/blogs/media/blogs/Notas/alcance-horizontal.gif)
Applet
Uma simulação de lançamento de projéteis, para você explorar, estudar e aprender pode ser vista apontando seu navegador para este endereço (clique para ir para a página do Applet).Prof. Sérgio F. de Lima é Prof. de Física e Matemática no ensino médio. Escreveu esse texto usando o excelente b2evolution.
![](https://sfl.pro.br/blogs/media/users/admin/profile_pictures/_evocache/eu-logo.jpg/crop-top-48x48.jpg?mtime=1588779223)
Prof. Física no Ensino Médio e um entusiasta da inteligência humana. Mais? Leia meu Sobre!
2 comments
Comment from: nathalia paiva Visitor
![nathalia paiva nathalia paiva](http://www.gravatar.com/avatar/7d8b110d2a07de7ff136e60d3bd64cbe?size=64&default=https%3A%2F%2Fsfl.pro.br%2Fblogs%2Fmedia%2Fshared%2Fglobal%2Favatars%2Fdefault_avatar_unknown.jpg%3Fmtime%3D1661776866)
Comment from: admin Member
![](https://sfl.pro.br/blogs/media/users/admin/profile_pictures/_evocache/eu-logo.jpg/crop-top-64x64.jpg?mtime=1588779223)
Voces devem fazer todas as medidas sempre a partir da saída do bico. Assim o tamanho do bico é irrelevante!
influencia em alguma coisa o tamanho do “bico” por onde a água sai (no caso do bebedouro) na hora de calcular a velocidade inicial?