Introdução
Quem planeja viajar de moto deve, entre várias coisas, conhecer algumas características técnicas de sua moto. Uma destas características é o consumo médio REAL de combustível da moto... Nas motos "premiums" esta informação pode, eventualmente, ser consultada direto no painel. Mas em motos que valorizam a simplicidade ou que sigam o princípio KISS, como a Virago 250, por exemplo, não existe sequer um marcador de combustível disponível!
Mas se você é um motoqueiro/motociclista raiz, você pode calcular e registrar essa informação independente de sua moto ter tecnologia embarcada para tal feito!
Cálculo do consumo médio Real
Obviamente não existe uma única "maneira" de você fazer esse registro/cálculo! Indico abaixo o modo prático que venho utilizando!
- Esse passo não é obrigatório: Abasteça sempre em postos confiáveis e/ou conhecidos! Postos que usam gasolina "batizada" podem produzir panes e prejuízos à sua moto!
- Zere o odômetro parcial (se tiver) ou anote a quilometragem (toda moto tem odômetro!). E encha o tanque (eu sempre encho até tocar a borda inferior e interna do bocal);
- Quando a moto pedir reserva(1), encha novamente o tanque (até o mesmo nível do último abastecimento!);
- Anote a quilometragem percorrida no odômentro parcial (ou a nova marcação da quilometragem e subtraia da última marcação para obter a quilometragem percorrida) e quantos litros de combustível foram adicionados ao tanque!
- Divida [pode usar sua calculadora :-)] a quilometragem percorrida pela quantidade de litros adicionados! O resultado é o seu consumo médio! Vide imagem da planilha abaixo!
- Idealmente, faça isso em todos os abastecimentos e você terá a "média histórica de consumo da sua moto".
Como era de se esperar, esse valor pode variar com o uso (urbano, estrada, tocada suave, tocada nervosa, etc)... Mas se você usar sua pior média como referência, você terá uma estimativa da sua autonomia para nunca ter uma pane seca :-)
Caso você tenha uma pegada mais nerd geek, se desejar, poderá usar aplicativos, planilhas ou algum banco de dados para facilitar sua vida!
Inicialmente eu usava uma planilha (no posto só anotava as informações básicas no keep) e depois, no meu tempo livre, passava as informações para uma planilha do google docs.
Planilha do Google
Mas agora eu melhorei meu modo de fazer esse registro usando um aplicativo de banco de dados para Android: Memento Database.
Memento Database
Além das informações básicas (quilometragem e litros) eu armazeno o tipo de gasolina, a bandeira do posto e as geocoordenadas do mesmo (capturadas automaticamente do celular). O cálculo do consumo é feito pelo aplicativo :-).
O Memento Database além de sincronizar com a nuvem do google, ainda te permite exportar os dados para uma planilha (do google) ou outra qualquer via csv!!
Considerações Finais
Coletar estas informações, sobre o abastecimento, pode te dar uma boa indicação da hora de se fazer uma limpeza do sistema de alimentação (carburador ou injeção eletrônica) de sua moto ou mesmo como eventuais alterações (escape, pneus, parabrisa, etc) impactam no desempenho da sua moto...
1 - Óbvio que você pode reabastecer no momento que desejar! Mas quanto menor a quilometragem percorrida entre abastecimentos maior será o erro na média! Basicamente porque você está introduzindo um erro na quantidade de gasolina, uma vez que o "encher até a borda" é sempre visual! Se você é um nerd, nível 42, veja aqui como avaliar o erro dessa média em termos teóricos :-)
Texto escrito por Sérgio Lima usando o excelente B2evolution sem que nenhum motoqueiro ou motociclista tenha sido maltratado :-)