Royal Enfield Classic 500 - Avaliação com 21500 Km
Introdução
Tenho uma Royal Enfield Classic 500, modelo Reddtich - que na minha opinião suspeita é a mais bonita das Classic 500! Peguei ela 0 Km na concessionária de SP em agosto de 2019.
Eu tinha ido a CC de SP fazer o teste ride da Himalayan! Mas, um pouco tempo depois eles anunciaram essa Redditch (uma série comemorativa da Classic 500), numa promoção e que tinha a minha cor predileta :-) Não pude resistir!
Shanti no seu primeiro dia comigo!
A Avaliação
Eu já tinha feito uma avaliação preliminar, no MotosCustom, com 6000 Km rodados... Agora resolvi fazer esta avaliação com mais de 20 000 Km.
Não é uma avaliação para que alguém decida comprá-la ou não (ela já foi descontinuada)... Apenas faço para meu próprio registro histórico :-) Eu já fui a 3 estados brasileiros com ela (São Paulo, Paraná e Minas Gerais), sozinho (São Paulo) e garupado. E posso dizer que é uma excelente moto para quem curte aproveitar a paisagem. Se você é fã de velocidade ela não é uma moto para você! A máxima velocidade que eu alcancei com ela (garupado) foi de 135 Km/h (no velocímetro). Vou seguir a mesma estrutura da primeira avaliação:
Consumo: ~30 Km/L (na Cidade) e ~27 Km/L (na Estrada e garupado)
Custo/Beneficio: A política da Royal Enfield é vender a moto com pouca margem de lucro e ganhar no pós-venda (revisões programadas). O preço das revisões nas concessionárias, na minha opinião, é um pouco salgado! Embora você não seja obrigado a fazer as revisões por lá (depois que acaba a garantia).
Peças/Preços: As peças básicas são fáceis de se conseguir nas concessionárias existentes (novembro de 2021). Mas com a desvalorização do Real, os preços são meio salgados! Um kit de troca de óleo, por exemplo (filtro, 3 aneis orings e duas borrachas) custa quase R$100,00 (nov de 2021). Há uma razoável quantidade de acessórios no mercado brasileiro. Muita coisa no Ebay. Os preços, comparativamente, são um pouco salgados (em 2021).
Entretanto se você precisar de uma peça menos usual (no meu caso, meu estator foi por saco com ~20000 Km) eles não só NÃO TEM A PRONTA ENTREGA, e ainda fazem uma venda casada do estator junto com o rotor! Ou seja, se você precisar de uma peça menos usual vai precisar ficar com a moto parada! Você deve se programar e comprar algumas peças preventivamente (kit da relação, juntas do motor, cabos, etc)
No meu caso eu mandei meu estator e retificador de voltagem para São Paulo (Chiaratto) para recondicioná-los! Vamos ver quanto tempo vai durar! Vou ficar mais atento a refrigeração da moto! Desconfio que o estator começou a ir por saco num trecho de terra que resolvi fazer com ela em Minas...
Conforto para Viagens: Vou repetir o que eu já escrevi: "Fiz 3 viagens (400 Km, da CC em SP para o Rio de Janeiro), 1800 Km (ida e volta RJ - Curitiba/PR) já com banco de carona personalizado e com Syssybar e 800 Km (ida e volta RJ - Tirandentes/MG). esta última debaixo de muuuuita chuva. Moto de pilotagem confortável e com os acessórios, minha garupa também gostou!"
Já fiz muitas outros rolês! E, sozinho ou com garupa, a moto é confiável e gostosa de pilotar! Em um dos últimos rolês, (em que descobri o problema na sistema de carga) tive uma pane elétrica (bateria descarregada) em Barra do Piraí! Fora isso, nenhum perrengue! Vamos ver como se comporta com o estator recondicionado! Vou avaliar se posso voltar a ter só alegrias com a moto :-)
Desempenho e satisfação Mantenho a mesma opinião lá dos 6000 Km. Dentro da proposta da moto é o que eu esperava e estou bem satisfeito! É uma moto que "casa" com meu perfil: Minimalista, resistente e de fácil manutenção! É obvio, que virão as dores do envelhecimento! Mas já estou acostumado com isso :-)
Útimo Rolê da Shanti antes da pane elétrica de setembro de 2021
Texto escrito por Sérgio Lima usando o excelente B2evolution sem que nenhum motoqueiro ou motociclista tenha sido maltratado :-)