...Ou, toda dificuldade na estrada deve ser um motivo para você se tornar um motoqueiro* melhor!
O Contexto
Quarta 06/09/2017, fui em São João de Meriti, com a Ayomide. Pertinho, 30 Km de casa. Ao passar (felizmente) devagar num quebra-mola a corrente da moto soltou. Ok, vacilo meu na manutenção preventiva! Provavelmente estava com a corrente acima da folga recomendada!
Sem problemas! Um motoqueiro raiz :-) deve ser capaz de botar a corrente na moto, certo? Peguei meu jogo básico de ferramentas para sacar a capa do pião pinhão (chave phillips, chave de boca 8 mm e um pano para limpar a mão que ficará cagada de graxa da corrente) e... um dos parafusos (0 24 da figura abaixo) estava todo espanado!
Pelo estado dele precisaria de uma chave de fenda grande e alguma expertise para sacar o parafuso! Ok, aceitei minha incapacidade técnica para o momento e fui procurar ajuda profissional.
Por sorte, a 500 m do local tinha um borracheiro (Valeu Emerson) que era mecânico de moto! Ele foi lá com sua "maletinha" de ferramentas sacou o parafuso (e a capa do pião pinhão), recolocou a corrente e a esticou! Salvou meu dia!
Tomando minhas providências
Quem pretende viajar de moto deve se preparar para outro imprevisto desses! Em casa, usando um alicate de bico fino mais um alicate de pressão consegui retirar o parafuso espanado e troquei os três parafusos (originais) da capa do pião por parafusos allens 5,0 mm). Os três parafusos (parafusos m6: dois de 25 mm e um de 50 mm) mais uma chave allen de 5,0 mm custaram ~ R$ 10,00!
Ao menos, agora, sacar a capa do pião será BEM mais fácil!
Por que há males que vem para o bem? Ao fazer o aperto da corrente o Emerson reparou que as buchas da balança precisam ser trocadas (por isso eu sentia a Ayomide rebolar nas curvas!).
Como seguro morreu de velho, já encomendei um kit novo da relação (coroa, corrente e pião) e as buchas da balança!
Faça a manutenção preventiva, rode com segurança e.... Moto na Estrada!
* Por favor, sem "mimimi" motociclista! Foi mal aê, mas eu sou motoqueiro :-)
Texto escrito por Sérgio Lima usando o excelente B2evolution sem que nenhum motoqueiro ou motociclista tenha sido maltratado :-)