Rota de Ida/Volta
Ida
Saímos 6:30h do Rio e chegamos em Tiradentes por volta das 13:30h. Fizemos, quatro paradas na viagem, uma delas para abastecimento. Nenhuma gota de chuva em todo o percurso. Estradas supervazias!
Jantar do Primeiro Dia
Casa Azul Bistrô - Rua Da Cadeia | Sem Numero, Tiradentes, Minas Gerais 36325-000, Brasil
+55 32 98511-4501 - A ideia era comer num restaurante com decoração inspirada na Frida Khalo. Infelizmente a decoração quase não lembrava Frida e o serviço, na sexta a noite (17/11/2017), estava insuportavelmente lento. Com o restaurante vazio. Não gostamos! Ficamos só com a entrada e as cervejas Sol. Preço meio salgado (como tudo em Tiradentes).
São João Del Rei
Fomos duas vezes a São João Del Rei. No sábado fomos de moto pela estrada real. (10Km com 80% de piso com calçamento de pedras e o final com asfalto. Vale pelo passeio. Tem uma cachoeira nesta estrada, mas não paramos na mesma. Tem uma cidadezinha entre Tiradentes e São João del Rei. Também não paramos. Neste primeiro dia, fomos ao centro novo comprar um capacete e depois ao centro antigo e visitamos um museu (bem legal) que tem na estação.
Estrada Real Tiradentes São João Del Rei
Museu em São João de Rei da Estrada de Ferro Oeste
No domingo, voltamos a São João Del Rei, agora com o guia da UaiTrip (de Van). Visitamos a Igreja da Ordem Terceira dos Franciscanos, a rua onde ficava a casa de verão do Tancredo Neves e finalizamos numa rua com um mercado popular (que já estava fechando). A volta para Tiradentes foi de "Maria Fumaça".
Museus
Além do museu da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), fomos ao excelente museu da moto de Tiradentes. Além de ouvirmos sobre as origens da motocicleta podemos ver vários modelos.
Cida no Museu da Moto
Eu no Museu da Moto
Outro museu interessante (apesar de ter achado caro os R15,00 do ingresso) é o Museu de carros antigos de Bichinho. Muitos carros antigos que nem sabia que existiram, além de alguns velhos conhecidos!
Museu de Carros Antigos da Estrada Real
Outros
Fizemos também o clássico passeio de charrete pelos pontos históricos de Tiradentes e experimentamos a sempre ótima comida típica mineira. Num dos restaurantes que comemos dois dias seguidos fui presenteado com uma cerveja artesanal. Fiquei realmente emocionado com a gentileza!
Cerveja Artesanal de Brinde
Volta
Pegamos chuva da saída de Tiradentes (~9:30h) até a Casa do Alemão (Caxias-RJ) ~15:30h . Alguns pouco trechos com bastante nevoeiro. E a descida da Rio-Petrópolis foi um pouco tensa. Um trecho estava em mão dupla o que acarretou um certo congestionamento. Após o trecho com retenção os apressadinhos forçavam ultrapassagens pela direita, ou pela esquerda tirando fino de nós (o típico carioca apressadinho).
Mas, fora isso, nenhum incidente. fizemos 4 paradas. A última para almoçar no Alemão :-)
Dicas
- Um outro relato curto sobre esta viagem pode ser visto aqui.
- Roteiros em Tiradentes
Texto escrito por Sérgio Lima usando o excelente B2evolution sem que nenhum motoqueiro ou motociclista tenha sido maltratado :-)