Recentemente estava blogconversando com a Prof. Andrea sobre a necessidade da Escola deixar de ser centro de ensino para se tornar um centro de Aprendizagem (pense OLPC e não laboratório de informática)...
Eu me considero, em relação a esta transição, um cara moderado! Pois, no fundo no fundo eu concordo mesmo é como o Educador Tião Rocha:
"A Escola formal não está só na forma. Está dentro da fôrma. O pior é quando está no formol. É um cadáver."
Se você estiver interessado nas idéias do Educador Tião Rocha, leia esta entrevista feita pelo jornalista Uirá Machado publicado na Folha Online... abaixo, um pequeno trecho só como tira-gosto:
"Folha - Essa escola educa?
Rocha - Não. Ela escolariza. Uma coisa é falar em educação, outra é falar em escolarização. A maioria das pessoas que estão cometendo grandes crimes são pessoas escolarizadas. Então, que escola é essa? Para que ela serviu? Não ajudou nada, mas escolarizou.
E essa escola continua sendo branca, cristã, elitista, excludente, seletiva, conformada. Ela seleciona conteúdos, seleciona pessoas, mas não educa."
Entrevista completa, siga este apontador.
Textos Relacionados
Do Gutsy Gibbon
Que escola é essa na qual os alunos só estão lá de passagem? Não trazem nada de casa, nem levam nada da escola. A escola se tornou um corredor onde o gado é separado de acordo com sua "qualidade"...
=====
Opa João Felipe!
De onde você tirou essa idéia de "escola só de passagem"? O que você quer dizer com "não trazer nada de casa e levar para casa"?
A escola ficou/está estagnada no século XIX, ainda mais preocupada com a quantidade de conteúdo do que com a qualidade das aprendizagens...
Reinventá-la é uma tarefa hercúlea para umas duas gerações!
abraços