Introdução
Vi essa foto no Linkedin e fiz um comentário. Como o comentário ficou um pouco grande resolvi trazê-lo para cá, fora dos jardins murados de serviços proprietários! Porque gerenciar seu próprio conteúdo é uma competência da cidadania na era da informação!
A foto e o comentário
Professores se viram nos 30 para mitigar nossa crise sanitária
Esta foto é emblemática! A tecnologia usada como um "verniz de mais do mesmo". A tecnologia no lugar de produzir uma disrupção na escola é usada para repetir aulas expositivas!
Não me entendam mal. A Professora está fazendo o seu melhor para mitigar a impossibilidade da educação presencial! E merece muito mesmo nossos aplausos!
Mas precisamos refletir: qual deve ser o papel da tecnologia na educação? Uma ferramenta para deslocar o centro da gravidade do processo de aprendizagem-ensino para as aprendizagens (pense Vigotsky, Piaget, Pierre Lévy, etc) ou uma ferramenta para repetir as mesmas práticas focadas em um ensino massificado e homogêneo para todos?
Estendendo a conversa
Esta foto é emblemática por vários outros motivos! Os "neoluditas" que só enxergam na educação remota de emergência uma porta de entrada para a precarização do trabalho docente, verão (?) na foto uma evidência de sua tese!
Os Professores que entendem que a tecnologia precisa entrar na Escola, de maneira autoral e criativa, verão na foto uma evidência que se nos derem infra-estrutura e treinamento, nós Professores, faremos o nosso melhor para que a Educação seja cada vez mais inclusiva, diversa e cognitivamente abrangente...
Os Professores de Física, possivelmente, verão apenas um exemplo de um sistema em equilíbrio estático!
Uma pessoa que valoriza seus Professores, reconhecerá o quanto estes profissionais se sacrificam para superar as mais inusitadas adversidades.
Cada vez mais eu me convenço que os desafios da educação, em tempos de isolamento social, não devem se resumir a um simples Zero ou Um - Sou contra ou a favor de educação remota de emergência... Como nos mostra esta simples foto, há muitas maneiras de se enxergar e se agir diante da nossa atual realidade!
E você, cara leitora/leitor, o que vê nesta foto?