O Gilbero Jr, do blogue Prática, levanta a bola da discussão na blogosfera estadunidense sobre a idéia de um sindicato de blogueiros...
Por aqui, pelo que andei lendo, o pessoal associa sindicato a órgão regulador!
Nos EUA, esta é uma das principais funções dos sindicatos, regular o que se pode e o que não se pode fazer! Por aqui, os sindicatos (Cutistas ou não) se aproximam mais do termo original grego "sundikós":
"O termo "sindicato" deriva do latim syndicus, que é proveniente do grego sundikós, com o significado do que assiste em juízo ou justiça comunitária."
Além, do auxílio legal, nas questões trabalhistas os sindicatos podem se tornar um espaço de organização e luta na correlação de força entre capital e trabalho.
Há sindicatos pelegos que nada fazem pelos associados? Sim e muitos! Mas 100% dos sindicatos pelegos são aqueles onde as pessoas se sindicalizam e acompanham a gestão do sindicato pelo telefone (e olhe lá!).
Não é o sindicato que é uma má opção de organização, mas o modo como sindicalizados participam do seu sindicato que o fará uma ferramenta de apoio ou de impecilho, de organização e ajuda mútua ou de parasitismos de poucos em cima de muitos!
Dito isto, é preciso ressaltar que o sindicato não é a única forma de organização! Na eventual necessidade de organização de blogueiros em torno de interesses e/ou demandas comuns, outras alternativas podem ser melhores!
Não porque sindicatos sejam um mal em si, mas porque sua natureza e finalidade podem não se adequar às necessidades inerentes de uma blogosfera emergente, mas naturalmente descentralizada!
Hoje, a única demanda que eu vislumbro para o blogueiro médio brasileiro, seria o barateamento de custos jurídicos (plágio, ações de terceiros contra o blogueiro, assessoria em contratos de monetização, etc).
Evidentemente que para isto, é sem propósito toda a infra-estrutura organizativa e jurídica de um sindicato! É burocratização excessiva e desnecessária (assim como políticas de comentários e outros que tais jurídicos em blogues o são!)
Mas, a necessidade natural de formas de organização, que parece pulular em cada Barcamp, em cada rede de blogues... ficará cada vez mais latente na medida que a chamada blogosfera brasileira for amadurecendo e ganhando escala!
Com certeza, com ou sem histeria, esta discussão se fará, num futuro não muito distante, natural e necessária. Até porque organização não é sinônimo de falta de independência ou de ingerência nos espaços pessoais de conversação ou comunicação/monetização!
Organização pode ser legal, até mesmo para blogueiros :-)
Do Gutsy Gibon