10 comments
Comment from: Flavio Duarte
Uma época também fiquei muito insatisfeito..
Me mudei de cidade, e na nova casa não tinha disponibilidade de sinal ADSL, eu meu pai foi ver um modem da vivo
quando ele tava na loja ele me ligou e disse: "Filho, você usa Linux né?"
então eu falei "Sim, pq?"
"É porque o programa deles só funciona no windows"
eu achei isso o fim da picada e eu não podia fazer nada
====
Opa Flávio,
O pior que a falta de suporte é por relaxamento e economia porca! Pois a comunidade provê as soluções, bastaria ter vontade para organizar as soluções já criadas e documentadas pela comunidade.
Outra hipótese são acordos comerciais escusos com empresas de software proprietário, se é que você me entende!
abração
Comment from: Flavio Duarte
é verdade, a ta tudo disponível na comunidade
e deve acontecer acordo entre as empresas só pode isso..
mas não é crime eu ser forçado a usar o produto A por causa do produto B?
====
Opa Flávio,
Não sei dizer se é crime, mas é no mínimo indecente.
Em alguns países de Europa a lei obriga a lançar drives para linux, Mac e Windows! A vodafone é uma empresa que tem soluções "on the box" por conta disto.
Mas empresas que se dizem "mente larga" deveriam oferecer isto independente de lei.
abração
Comment from: J. F. Mitre
Sérgio,
o buraco é um pouco mais embaixo.
Se eles disserem, damos suporte ao Linux, eles vão ter que suportar qualquer versão de linux.
Se eles disserem, damos suporte a versão ubuntu 8.10 (para citar um exemplo) eles vão ter que listar todas as exceções, que vão de programas conflitantes e a configurações personalizadas
Por exemplo, se você recompila o kernel para ele não fornecer suporte a redes, você não acessa a rede. Aí vêm a má fé. Porque alguém pode fazer isso intencionalmente com o objetivo de ganhar vantagens na justiça.
Me lembro de um programa para CFD que prometia suporte ao Linux. Mas vinha com uma lista extraordinária de exceções. Versão Red Hat Linux Enterprise 3.1.1 (exemplo), com os pacotes x e y instalados, sem os pacotes z e w instalados, com configurações padrões de kernel. E não era permitido upgrade nos pacotes.
Sem fundamento ? Mais ou menos, funcionava no CentOS mesma versão, mas não funcionava em nenhum outro sistema Linux, mesmo com versões equivalentes de programas...
Se tecnicamente as coisas não são complicadas, juridicamente o são, as empresas possuem medo.
Um abraço
====
Opa Mitre!
Caramba, não pensei por este lado sombrio :-(
Ainda assim caberia um: damos suporte a Linux nos seguintes casos:
e lista os mais comuns para usuários finais!
Repare ainda que, dá suporte não significa que tem que resolver seu problema! Eu já precisei de suporte para velox com o windows (sim eu não nasci iluminado!) e o "suporte" só repetiu o que tinha no help do windows!
No fundo, um pouquinho de boa vontade já seria de bom tamanho!
Mas os pontos que você levantou me fizeram ver a real dimensão do problema!
abs
Comment from: Sergio Clemente
É como o Mitre bem colocou a própria liberdade do pingüim impõe sérias restrições...
O Linux coloca nós usuarios do sistema em situações complicadas frente ao mercado.
Como desenvolvedor eu tenho uma opinião, como usuário tenho outra.
Mas voltando ao problema das Teles...
Com certeza elas podem ter um pé atras em relação ao lado juridico mas o bom senso deveria entrar aqui.
Dar suporte ao Debian, é o mesmo que dar suporte ao Ubutu 8.10, dar suporte ao Red Hat é o mesmo que dar suporte ao Fedora etc.
Bom, se bem que ai tem outra cilada, programas em TK tendem a ficar defasados rapidamente com as novas versões mensais das ditros...
É , problemas existem...
=====
Opa Xará,
Eles poderiam ao menos, oferecer suporte extra-oficial, já que as questões legais são delicadas...
A configuração é a mesma para qualquer distro, o problema de reconhecimento é que depende um pouco da pasta onde fica os arquivos do udev.
abraços
Comment from: J. F. Mitre
Alguns detalhes:
1 - Os "Linux"s que vêm com computadores por aí a fora, possuem distribuições que em sua grande maioria estão com tudo instalado. Instalar um softmodem, por exemplo, pode ser um tormento para quem não sabe nem o que é compilação.
2 - Goste eu ou não (e eu não gosto) menos de 2 % dos usuários de computador usam Linux.
3 - Estamos longe da mania americana de processos. Pelo menos enquanto cada instância leve 10 anos para ser julgada.
4 - Tela Azul tem jeito. "Dê boot no computador". É cultural. Horrível, mas cultural. Pouca gente vê nisso um problema diferente de um pico de luz ou algo que exige boot. Por que veria ? É como perguntar ao cego de nascimento se azul claro lhe é mais agradável que o verde claro.
5 - Eu conheço um caso real de um pai que não deixou o filho entregar uma redação dessas porque ele (o filho, que não era tão garoto assim) tinha acompanhado o pai em serviço (era militar) não e essa informação não podia vazar. Acha que a professora se impressionou ? Sim, ela disse: "porque ele precisa escrever a verdade ?"
=====
Opa Mitre,
Mas configurar um modem gprs ou 3G é basicamente passar os parâmetros do discador e mudar o modo do dispositivo usb para modem.
Não precisa, em tese, compilar nada Quando precisa instalar algum programa, quese sempre existe um binário para a distribuição.
O maior problema seria quando precisa baixar algum módulo, pois isto varia muito de distro pra distro,
Enfim, não podemos esperar telefônicas de mente aberta tão cedo :-)
abs
Comment from: Sergio Clemente
Não dar bola para a tela azul da morte, clicar em aceitar sem ler os contratos dos softwares, dizer que Linux é difícil etc já é uma cultura no ambiente de TI.
Esse imbróglio todo que o Mitre se refere a Leis e arriscar dinheiro de sua empresa também é transportado para o caso de sofwares fechados mas, como ele bem lembrou, a cultura ameniza os danos.
Então o importante aqui seria tratarmos produtos como produtos, claro que há distinções entre eles quanto a leis de copyright e copyleft mas não sei se justifica um temor como você chega a mencionar Mitre.
A Cultura do Livre está se dissiminando por aqui através do governo. Mais e mais as pessoas estão tendo contato com Linux, OpenOffice, Firefox etc
Não tenho conhecimentos de jurista mas como essa cultura do copyleft está de dissiminando não seria a hora dos juristas começarem a se especializar em tal ?
Oras, a discussão sobre baixar obras da internet tem se intensificado, o uso do Linux também então fica a impressão de que falta mais boa vontade.
Acho que é por ai...
====
Opa Xará,
Também acho que um pouco de boa vontade poderia fazer muito bem para os usuários finais de Linux, sem muito ônus para as empresas.
abs
Comment from: Felipe Cepriano
Sérgio, esse infelizmente é um problema que todas as provedoras de banda larga tem. Lembro que quando ligava na Telefônica pedindo suporte, os atendentes mal sabiam o que era Linux.. Na Net não perguntam o SO, mas quando vieram instalar o Virtua não sabiam como configurar - sorte que era só pedir pra placa de rece pegar o endereço via DHCP :)
Mas como o J. F. disse, dar suporte pra Linux é complicado, são muitas versões e tal. A prórpia operadora nem faz documentação nenhuma, só pega o que vem do fabricante e tá bom. Se não consta Linux lá no manual, não é suportado e pronto.
=====
Opa Felipe,
Em resumo, as operadora prestam um serviço muito porco pro usuário final! E sequer fazem movimento além do óbvio.
Uma pena, uma pena mesmo
Abração
Comment from: Sergio Clemente
Uma outra resalva...
Instalar Softmodem, pelo menos quando eu conheci o Ubuntu e o Debian BR CDD era impossível nessas distros.
Tive sucesso só no Slackware, Conectiva 10 e Kalango :D
Já escrevi muito sobre os problemas de uma simples instalação virar bixo de 70 cabeças por causa dos makes da vida...
Não penso que mudou muito, ainda acho que para se aproveitar bem o GNU/Linux o usuário deve ter uma conexão ADSL.
FALOW !
parabéns pelo desabafo e matéria!
Também penso assim.
é isso galera, várias Empresas como Telefonica, DELL, até a própria hp, asus nenhuma citada está contribibuindo para soluções em usuários linux.
Motivo pelo qual vou cancelar minha linha TIM é isso.
só ouço "não funciona no linux","não existe suporte linux" sobre os minimodens huawei que todos rodaram normal no ubuntu na presença de todos os funcionários da loja onde estive da TIM onde testei no ubuntu.
Nem assim se tocam...
=====
Opa Karoaux,
É realmente uma pena que as empresas tenham esta atitude. Eles poderiam, pelo menos, ter um suporte informal aos usuários Linux, organizando a vasta documentação que a própria comunidade gera. Já que não querem se comprometer oficialmente...
abs
Comment from: Astosilva
Sobre a complexidade em dar suporte para várias distros de linux tudo bem, mas sair falando besteiras to tipo: O Velox só funciona no Internet Explorer... É até pecado..
Se bem que a NVIDIA fornece drivers para suas placas, já que os "drivers" são fechados.
Se as operadoras (ou os fabricantes de modens) "criassem" um .bin já seria suficiente.