Colocando um Seca Suvaco de 30 cm na Ayomide
Introdução
Eu acho os guidões seca suvaco, em motos custom, muito legais! E óbvio pesquisei como colocar um na Ayomide. O modo mais simples e fácil é escolher um seca suvaco que não precise trocar "os cabos" originais da Virago (aceleração, embreagem, afogador, freio dianteiro e chicotes elétricos).
Com esse intuito escolhi um seca de 30 cm. Reza a lenda que o de 35 cm também serviria... No caso da Ayomide ia "dar ruim"... Pois com o "seca de 30 cm" os cabos ficaram no limite!
Referências
O manual de serviço da Virago 250 não ajuda muito para a troca de guidão. Eu basicamente vi três vídeos que me deram o sul a seguir para efetuar a troca.
Esses dois aqui (Parte 1 e Parte 2) mostram detalhadamente como efetuar a troca do guidão de uma Honda, mas dão uma ótima ideia geral de como proceder em qualquer moto, exceto é claro, pelas particularidades de cada uma!
Esse segundo vídeo aqui, dá algumas dicas específicas para a Virago (especialmente nos comentários onde o autor respondeu as minhas dúvidas). Obrigado Fabiano Silva.
Ferramentas Necessárias
- Chave de fenda pequena (para sacar as manoplas);
- Chave de Fenda e Philips (para soltar os comandos elétricos dos dois lados do guidão);
- Chave de boca (10 mm) - Para soltar o suporte das manetes;
- Chave de Boca (13 mm) pode ser diferente - para soltar os retrovisores caso queira trocá-los!;
- Um pouco de detergente para soltar as manoplas;
- Cola para prender novamente as manoplas após a troca;
- No meu caso os parafusos do comando elétrico do lado direito (que prende a manete do acelerador) estavam espanados e precisei de um alicate de pressão.
Um passo-a-passo resumido
- Solte/Retire as manoplas;
- Solte os comandos elétricos dos dois lados (basicamente soltando os parafusos);
- Solte as manetes de freio dianteiro e embreagem;
- Desaperte e retire o guidão antigo (cuidado para ele não arranhar o seu tanque). Uma segunda pessoa ajudando será bem vinda.
- Monte o novo guidão mas não aperte ainda os parafusos;
- Na montagem das manetes, talvez você precise reposicionar os cabos e fios, eventualmente passando-os por outros lugares.
- Ajuste a posição do guidão centralizado e com o ângulo que lhe seja confortável;
- Verifique se não tem algum cabo sendo esticado ao se virar o guidão todo para um lado e para o outro.
- Verifique se os comandos e manetes estão acessíveis e ergométricos para você;
- Faça o aperto final do guidão;
- Verifique novamente se não tem nada esticado e se tudo está funcionando corretamente!
Considerações Finais
Por mais intimidador que seja é uma tarefa relativamente tranquila! Você pode ter problemas? Sim. Mas se fizer com calma, sem pressa, e com todas as ferramentas, as chances de sucesso são grandes. Aqui eu descobri que o cabo de retorno do acelerador estava, aparentemente, partido. (Ou então se partiu quando eu estava desmontando, não tenho certeza!). Mas a moto funciona sem ele! A despeito disso, já encomendei o cabo de retorno do acelerador. Assim que chegar eu monto!
Antes e Depois
Antes
Depois
PS: Ainda procurando os retrovisores definitivos!
PPS: Agora é testar se além de estiloso é funcional e, ciclisticamente, confiável! Para os meus 1,73 m de altura ficou confortável!
Texto escrito por Sérgio Lima usando o excelente B2evolution sem que nenhum motoqueiro ou motociclista tenha sido maltratado :-)