Sobre os eventos lamentáveis dos últimos dias envolvendo nossa policía, remeto o leitor para os excelentes textos (críticos) da blogosfera policial, que felizmente não se furtou de tratar do tema:
- O Ponto de vista de um despreparado - Neste blogue (Caso de Polícia), de um policial civil (
não achei o nome do Eduardo e não havia um sobre no blogue!), há uma reflexão interessante sobre a caso e que vai além do caso em si. A propósito, um dos comentários deste texto (além do texto é claro, é que motivaram a escrever sobre o assunto!
- Refletindo João Roberto - O Danilo Ferreira do Abordagem Policial consegue de modo interessante cutucar o leitor... basicamente ele afirma que nós - a sociedade - não somos tão "coadjvantes" assim nesta tragédia!
Nós matamos o João Roberto - O Tenente Alexandre de Souza, do Diário de um PM, extrapola e põe todos nós, como culpados desta tragédia!
Obviamente vários fatores contribuíram (e continuam a conribuir) para que esta tragédia não seja um caso isolado!
Os blogues citados acima explanam muito bem sobre eles! Quero apenas destacar um deles que, curiosamente, como destaca o leitor Leandro neste comentário, explica porque a tragédia não foi maior!
Os nossos policiais, em média, são muito despreparados!
Um carro que encosta na calçada numa perseguição policial remete a idéia de risco iminente?
Os policiais dispararam 15 tiros (e graças a Deus que atiram mal!) dois tiros atingem os ocupantes. Um deles, lamentavelmente, mortalmente!
Esta cena me lembra (tristemente) de outros dois casos que receberam destaque na mídia e que se garimpar podem ser encontrados no Youtube:
Policiais (vários) em perseguição a um (isso mesmo, um!) traficante dentro de uma favela! Eles disparam aleatoriamente e em abundância. Obviamente, que por uma questão estatística, eles acertam (depois de muito tempo) o traficante:
O segundo exemplo, embora não tenha achado no youtube (foi matéria de jornal nacional! Pm em troca de tiros com bandidos em frente ao Shopping Rio Sul (1995), após ferirem um dos assaltantes o executam! O detalhe é que a execução foi filmada por um cinegrafista!
[atualização]
Até achei o vídeo, mas só mostra a parte da execução do bandido! Não mostra o tiroteio anterior a execução.
[/atualização]
A imagem que tenho em mente é de uma kombi ao longe e os "pms" atirando a ermo, todos amontoados no mesmo ponto! Mais tarde vou tentar achar o vídeo que foi exaustivamente explorado na TV!
Não sou policial, nem especialista em segurança... mas as vezes me salta aos olhos a falta de técnica de abordagem, de noção de estratégia, de balística, de noções de direitos civis, de direitos humanos... em algumas situações que nos chegam ao conhecimento.
[Anti-pedradas on]
Antes de repetir a cantilena de que só lembram de direiros humanos quando bandidos morrem e nada falam quando policiais morrem, ou que bandido bom é bandido morto e argumentos correlatos, lembre-se que se for para adotarmos a barbárie, como fazem os bandidos e traficantes, qual o sentido do estado de direito?
Sim, nós que acreditamos em civilização e estado de direito temos que pensar e agir diferente, mesmo quando a dor atinge a nossa própria carne!
[Anti-pedradas off]
Reconheço que é muito fácil falar/escrever quando não se está na linha de frente da nossa guerra urbana (ainda que vivendo a mesma)! Mas alguém tem que gritar que nossa polícia é muito mal preparada para situações de tensão e enfrentamento!
O pior de tudo, é que a má preparação faz parte da atual política de segurança, como nos informa o blogue caso de polícia.
Tempos sombrios estes!
[atualização]
No dia 08/07/2008, o blogue Cordel da Bola de fogo, relata um desbafo de quem está atuando de frente com o problema. Vale a leitura!
[/atualização]
Do hardy Heron