7 comments
Oi Sergio, tudo bem?
Não tenho opinião sobre o declínio, porque meu blog está mantendo a mesma média, sendo que nunca tive muitos comentadores mesmo!! rs...
Mas eu reparei que está cada vez mais difícil comentar em blogs. No outro dia, adorei o texto de um blog, escrevi um mega comentário e na hora de enviar eu não consegui porque meu navegador não tinha não sei que cookie habilitado. Olhei as configurações, tentei com o IE, com o FireFox e nada... enfim, eu juro que dei o melhor de mim para postar o comentário! rs... Outra coisa: os donos de blog querem que os comentadores fiquem com o ônus do SPAM. Cada vez mais tem mecanismos de "provar que você é humano", depois tem o cookie X ativado, ou o active X. Ou seja, é uma maratona escrever um comentário. As ferramentas também ainda não estão prontas para receberem comentários via email ou via reader. Eu leio diversos blogs em google reader e gostaria de enviar comentário do próprio leitor de feeds. Essa feature seia mais útil do que qquer outra firula que eles vivem implementando, atingiria os leitores de Readers e os leitores que recebem atualizações por email. Mas aí o publicador do blog deveria ter mais essa inteligência.
Desculpe o comentário gigante! rs...
=====
Opa Débora!
Primeiro de tudo, aqui não precisa se desculpar pelo tamanho do comentário :-)
Eu também comento menos do que gostaria pois leio 80% dos meus feeds no celular! Além de não ter um apontador direto no feed para o formulário de comentário, quase sempre não há interface otimizada para telas pequenas e pior, tem isto que você levantou tão bem...
Você é um criminoso até que prove em 400 recursos chatos o contrário!
Ou seja, comentar as vezes torna-se uma maratona!
Infelizmente!
abraços
Uma das coisas que admiro no seu blog é o seu retorno aos comentários. Como você consegue fazer isto? Além da atenção e respeito que você tem pelos comentadores, imagino que você tenha alguma ferramenta que facilite esta tarefa. Tem?
Eu até consigo editar facilmente um comentário no meu blog, mas não enviar por e-mail. Para enviar por e-mail, eu tenho que copiar, abrir meu e-mail colar a mensagem original, copiar o endereço, colar no meu sender, fazer comentários extras e então enviar. Nem sempre consigo fazer tudo isto.
Voltando ao assunto. Fim de comentários nos blogues é exagero. Houve decréscimo esperado, passada a euforia inicial. O que a gente espera ver é uma seleção meio natural de blogues que ofereçam bons conteúdos onde a gente considere que valha a pena comentar e os blogueiros escrevam mais seletivamente o que vale a pena deixar registrado.
Saudações!
=====
Opa Prof.Samuel!
Outro dia alguém me perguntou se eu ficava 24h on-line para responder :-)
Eu configurei o B2Evolution(na verdade é o padrão, só configurei o e-mail) para me notificar os comentários.
Assim, todo comentário feito no blogue é enviado pro meu e-mail (uma conta pra listas e conversas on-line).
Logo eu leio os comentários primariamente no cliente de e-mail! Nada mais natural que respondê-lo ali mesmo. É o mínimo que posso fazer por quem dedica minutos sagrados de sua vida para participar das conversações!
Depois (pode ser na hora ou quando tenho tempo) eu colo o texto na interface do blogue que mostra só os comentários. Como estou logado fica um botão de editar em baixo de cada comentário... daí eu colo em itálico para diferenciar!
Em resumo, b2evolution facilita o meu modus-operantis! E óbvio, felizmente meu blogue não é mainstream... seria inviável esta rotina se eu recebesse 40 comentários por dia!
Teria que fazer um comentário-resposta geral!
Agora você levanta um ponto importante! Mesmo se considerarmos só os bons textos, não temos tempo hábil de comentar tudo que queremos! Principalmente se lemos pelo leitor de feed!
E é ruim que alguém escreva 10 ótimos textos por dia... deixaremos de comentar por superdosagem :-)
PS: Eu comento menos do que gostaria e deveria por indisciplina e limitações técnicas ... eu leio muitos blogues no celular (google reader) quando estou no ônibus.
Comment from: Walter Cruz
Eu nunca gostei de moderação prévia, mas falho miseravelmente no segundo item.
=====
Opa Walter!
Falhar miseravelmente é exagero da sua parte!
Eu deveria comentar que os dois pontos que citei são o motivo 2 e 3!
O motivo número 1, de quase todo mundo, inclusive o meu, é tempo! O
número de bons blogues cresce e o número de horas no dia não :-(
abração
Comment from: Luiz Aquino
Sérgio. Depois de uns três anos que trabalho em blog, tive que acionar um mecanismo de moderação de comentários após receber essa pérola:
http://hajaluz.net/post-pago-das-casa-bahia-nao-pode-ser-verdadeiro/comment-page-1/#comment-1138
Mas como uma medida melhor para evitar que tal ocorra penso que é necessário mudar o assunto ou o público com o qual nos relacionamos... realmente fui infeliz em abordar um assunto sobre blogs...
Quando saí da lista da blogosfera, há cerca de um ano, já havia percebido que não dá para levar a sério essa garotada fanática que quer se aparecer usando blogs...
Não dá para generalizar, é verdade. Eu acompanho trabalhos como o seu, e vejo que há diferenças entre determinados públicos. Com seu público acredito ser possível travar uma discussão saudável...
Mas uma postagem ou outra pode atrair um tipo de pessoa que faça aquele tipo de vandalismo digital... daí que eu tive a atitude de só deixar entrar um comentário automático na segunda postagem...
Quero me aproximar de pessoas que desejam estabelecer conversações e não o fanatismo...
======
Opa Luiz Aquino!
Nos meus blogues não é permitido comentário anônimo... claro que o trol pode criar um e-mail fake e comentar!
Mas, no meu caso, o número de vandalismos é muito pequeno... no máximo eu editei um termmo xulo, ou um apontador de spam....
Robôs de spam e de trackback são bloqueados pela ferramenta!
Pessoalmente e no meu contexto, acho que ter o trabalho de editar um ou outro excesso recompensa a liberdade e incentivo as conversas..
Mas, como você disse, eu tenho sorte com meu público... mesmo nos temas polêmicos as conversações são abertas e qualificadas!
Eu seria o homem mais feliz do mundo se tivesse uns 100 comentários por artigo pra responder!!!
Adoro essa interação e realmente sinto falta dos comentários, pois parece que vocês está escrevendo pra ninguém.
Depois que criei a real consciência de como funcionava a blogosfera, comecei a responder os comentários, e senti, claro, que cativava os poucos leitores que possuía.
Creio que a moderação para novos comentaristas (aquela que você precisa aprovar apenas o primeiro comentário da pessoa) seja salutar, pois impede que conteúdo imbecil/ofensivo seja publicado diretamente e fique "à mostra" enquanto você não vê o e-mail que foi pra caixa.
No mais, concordo contigo ;)
Abração
====
Opa Neto!
Sem dúvida receber o feedback dos leitores é algo que sempre motiva a escrever conteúdos melhores.
Eu ainda acho que a moderação prévia depende do tipo de conteúdo que se publica... nesse tempo todo que tenho de blogue nunca fiz moderação prévia!
E só precisei editar uns dois ou três comentários!
Veja 2 em 2732 é uma taxa desprezível! Não justifica, no meu blogue, moderar previamente nem o comentarista que chegou pela primeira vez!
Eu me coloco no lado de quem comenta... é chato escrever e o seu texto nem aparecer :-(
Alguns blogues do wordpress usam um plugin que ao menos mostra para o comentarista o texto informando que está na fila de moderação.
Eu acho que se está jogando a conta do combate ao troll e ao spam para o bom comentarista, o que não me parece justo.
abração pra ti
Comment from: Mariana
Eu seria a mulher mais feliz do mundo se tivesse uns 100 comentários por artigo pra responder!!!
Adoro essa interação e realmente sinto falta dos comentários, pois parece que vocês está escrevendo pra ninguém.
Depois que criei a real consciência de como funcionava a blogosfera, comecei a responder os comentários, e senti, claro, que cativava os poucos leitores que possuía.
Creio que a moderação para novos comentaristas (aquela que você precisa aprovar apenas o primeiro comentário da pessoa) seja salutar, pois impede que conteúdo imbecil/ofensivo seja publicado diretamente e fique "à mostra" enquanto você não vê o e-mail que foi pra caixa.
No mais, concordo contigo ;)
Abração
=====
Olá Mariana,
A questão é que os comentários ofensivos são minoria logo, deixá-los por alguns momentos a mostra, antes de editá-lo é um preço justo a se pagar para que a liberdade de expressão da maioria dos comentários adequados seja mantida.
É o meu ponto de vista.
abs
Comment from: mariana
opss
vai xzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
===
Comentário editado, por falta de civilidade, digamos assim!