Engrenagens da Bomba de Óleo da Virago 250
Pra quem tem uma Yamaha Virago 250 e ainda não sabe, a bomba de óleo da mesma tem, para seu funcionamento, duas pequenas engrenagens de plástico (vide figura abaixo). Com o desgaste natural de uso (variando entre 35000 Km a 55000 Km) a bomba de óleo pode deixar de lubrificar adequamente o motor, correndo-se o risco de danificá-lo seriamente, isto é, você teria que mandar "fazer o motor"...
Imagem retirada do manual de reparo da Yamaha Virago 250.
Só para vocês terem uma ideia, abaixo o estado das engrenagens que retirei (serviço executado por um mecânico) da Ayomide, que tinha ~ 36000 Km rodados!
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Engrenagens retiradas da minha Virago 250 - aka Ayomide
Reparem como as pontas dos dentes da engrenagem menor já estavam bem finas, indicando um bom desgaste. Se não fossem trocadas poderiam, com o tempo, diminuir a eficiência na circulação e pressão do óleo no cárter do motor!
Por último, mas não menos importante, a dica sobre a troca dessas engrenagens eu peguei no excelente fórum, Motos Custom Brasil. Em particular, nesta discussão aqui.
Então #ficaadica: troque sempre o óleo do motor e filtro de óleo nas quilometragens corretas (4000 Km ~ 5000 Km para óleo e 8000 Km ~ 10000 Km para o filtro de óleo - pelo manual é 5000 Km para troca de óleo!) e não negligencie a troca dessas engrenagens! Uma boa alternativa é colocar o sensor de pressão de óleo e ser avisado do problema antes de maiores danos ao motor!
O risco pode ser esse, da foto abaixo, disponibilizada num grupo do FB e que tomei a liberdade de reproduzir aqui:
Motor danificado por conta do desgaste das engrenagens da bomba de óleo (Virago 250).
Créditos da Imagem: Tiago Barreto Rostirolla
Texto escrito por Sérgio Lima usando o excelente B2evolution sem que nenhum motoqueiro ou motociclista tenha sido maltratado :-)