Instalando carregador de celular na Ayomide
Hoje me senti como um bebê que aprende a engatinhar. Para os adultos não é nada demais, mas o bebê se sente "o cara" só porque engatinhou... Isso tudo só porque instalei sozinho um carregador de celular na Ayomide :-)
Ridiculamente fácil. Mas temos q começar engatinhando né?
Liguei em paralelo com a lâmpada da lanterna dianteira (farol baixo), assim ao desligar a chave da ignição também desliga o circuito do carregador e ainda aproveita o fusível da lanterna como proteção! A dica para ligar na lanterna peguei aqui.
Acredito que usando apenas para carregar celular ou GPS não vá "estressar" os fusíveis da Virago 250.
Amperagens dos fusíveis da Virago
Especificações Elétricas da Virago 250
Para potência da lâmpada (21 W) ligada em 12 V teremos uma corrente de 1,75 A. Mais o máximo de 2,0 A do carregador não vai chegar perto dos 10A do fusível!
A ligação em paralelo com a lâmpada do farol baixo no lugar de se ligar direto na bateria se dá por questões práticas. Os fios da lâmpada estão a poucos centímetros do guidão (onde instalei o carregador!). A bateria está longe! Teria que passar os fios por cima do motor (e embaixo do tanque), com risco de derretimento ou coisa pior!
De quebra inspecionei a bateria (tensão e nível de água) e troquei os parafusos de fixação do banco.
Como costuma dizer meu gurú para assuntos de física e etc (Prof. Alexandre Ortiz). Carro ou moto é um laboratório de física!
Texto escrito por Sérgio Lima usando o excelente B2evolution sem que nenhum motoqueiro ou motociclista tenha sido maltratado :-)