Chat GP o que?
O ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial que foi produzida para interagir via texto, com pessoas e, supostamente, ir melhorando e aprendendo com seus próprios erros:
"Treinamos um modelo chamado ChatGPT que interage de forma conversacional. O formato de diálogo permite que o ChatGPT responda a perguntas de acompanhamento, admita seus erros, conteste premissas incorretas e rejeite solicitações inadequadas."
O debate sobre o que é uma IA, seus limites, as questões jurídicas e éticas envolvidas, além das implicações sobre o mundo do trabalho e dos empregos, estão longe do escopo deste texto. Primeiro porque não tenho a expertise para adentrar nesta seara. Segundo, porque ficaria excessivamente extenso.
Na Mastodon, o Hisham trouxe várias questões interessantes e importantes, numa conversa sobre o tema, inclusive com a indicação do artigo: [A falácia da funcionalidade da IA](https://dl.acm.org/doi/fullHtml/10.1145/3531146.3533158 "Link para o artigo sobre IA"). Lá, ele também informou, que a maior comunidade de programadores do mundo - StackOverFlow - baniu o uso da ferramenta!
Qual o contexto/motivação deste texto então?
Nesta semana (início de março de 2023) fiquei sabendo do caso de um estudante que foi pego colando numa prova na escola que trabalho! Até aí, nada de novo!
A novidade é que os "resumos" que o estudante produziu, para consultar durante a prova, foram feitos no #chatGPT!
Obviamente que o debate sobre o uso do mesmo, na escola, chegou concretamente ao meu local de trabalho com a psicóloga escolar me arguindo sobre o que pensava a respeito! Na ocasião eu repeti o argumento que li, acho que na Mastodon, de que tudo que se dizia sobre os benefícios da calculadora para a educação, talvez, pudessem ser reciclados para o chatGPT. Mas depois, eu resolvi pensar com mais calma, para refinar minha posição e ter uma resposta mais "autoral" e reflexiva.
Hoje (04/03/2023), enquanto cozinhava, pensei sobre a questão e, também, sobre duas teorias de aprendizagem que tenho bastante simpatia e resolvi fazer uma "meta-reflexão" sobre o tema:
A premissa aqui é minha frase de efeito predileta: "Fazer as perguntas certas é mais importante que as próprias respostas!"
No contexto de processos de aprendizagem, isto é particularmente importante, mas do que a resposta certa!
Então eu pensei: E se eu fizer estas perguntas ao chatGPT? Coloquei a ideia em prática e abaixo está minha interação com a interface web do chatGPT. Por questões de acessibilidade, vou colocar minhas perguntas (em negrito) e as respostas do chatGPT em itálico.
ChatGPT, Vygostsky e o Conectivismo
O que é a aprendizagem para Vygotsky e, também, para o Conectivismo?
Resposta da Interface:
"Para Vygotsky, a aprendizagem é um processo social e cultural que ocorre através da interação entre o indivíduo e o ambiente em que ele está inserido. Segundo ele, a aprendizagem não é um processo individual, mas sim uma construção conjunta e mediada pela interação com outras pessoas e com o meio ambiente. Vygotsky enfatiza a importância da linguagem na aprendizagem, e acredita que a comunicação verbal e não-verbal é essencial para a compreensão e construção de conhecimento.
Já o Conectivismo é uma teoria de aprendizagem que se concentra no papel das redes e tecnologias digitais na aprendizagem. Segundo esta teoria, a aprendizagem é um processo de conexão entre pessoas, informações e tecnologias, e a aprendizagem é vista como uma atividade colaborativa, que envolve a construção e compartilhamento de conhecimento através de redes de pessoas e tecnologias. O Conectivismo enfatiza a importância da tecnologia digital na aprendizagem, e acredita que as redes e tecnologias digitais permitem uma ampla gama de possibilidades de aprendizagem e colaboração que não eram possíveis anteriormente."
Meu comentário sobre esta resposta! Está em bom acordo com a teoria de Vygostsky e sobre o Conectivismo. Siga os links se quiser dar uma conferida!
Então, numa perspectiva conectivista e vygotskyana, o uso do chatGPT é uma aplicação prática destes conceitos de aprendizagem?
Resposta da Interface:
"Sim, o uso do ChatGPT pode ser considerado uma aplicação prática dos conceitos de aprendizagem de Vygotsky e do Conectivismo.
Do ponto de vista de Vygotsky, o ChatGPT pode ser visto como uma ferramenta que possibilita a interação social e a construção de conhecimento através da linguagem. Através do chat, os usuários podem fazer perguntas e receber respostas em tempo real, o que pode promover a compreensão e construção de conhecimento a partir da troca de informações entre os usuários e o modelo de linguagem do ChatGPT.
Já do ponto de vista do Conectivismo, o ChatGPT pode ser visto como uma ferramenta que permite a conexão entre pessoas e tecnologias, promovendo uma aprendizagem colaborativa e distribuída. O ChatGPT pode ser utilizado por usuários de diferentes lugares do mundo, que se conectam através da plataforma e compartilham conhecimento a partir da troca de perguntas e respostas.
Portanto, o ChatGPT é uma aplicação prática que envolve aspectos de aprendizagem de Vygotsky e do Conectivismo, permitindo a interação social e a conexão entre pessoas e tecnologias para a construção e compartilhamento de conhecimento."
Meu comentário sobre esta resposta: Ok, você pode até dizer que o chatGPT é suspeito para responder esta pergunta. Veja, que esta pergunta não estava na base de dados (até 2020) que ele consultou, porque é uma pergunta/problema nova/o! E, do modo como ele respondeu, não só é plausível como é coerente! Poderia até meter um emoji de surpreso aqui!
Repare que não estou aqui focado se a resposta é certa ou errada! Já testei para perguntas objetivas, de física, e o chatGPT deu respostas corretas! Mas ele pode errar! Então, como uma ferramenta em contexto educacional, ele poderia ser usado para ensinar os estudantes como, na era da informação, lidamos com respostas dadas em qualquer contexto!
A pergunta de 1.000.000 de BCH*, então você, Sérgio, é favorável ao uso do ChatGPT em contextos educacionais?
Vamos por partes! Primeiro de tudo, mesmo que eu fosse contra, os estudantes vão usar o chatGPT (já estão usando, como vimos na minha motivação inicial para escrever este texto!)
Nós, como educadores, temos que nos apropriarmos da tecnologia (buscar compreendê-la) e identificar os limites e as possibilidades desta ferramenta!
Não existe neutralidade no mundo, já nos ensinou o mestre Paulo Freire:
“Não existe imparcialidade. Todos são orientados por uma base ideológica. A questão é: sua base ideológica é inclusiva ou excludente?”
Temos que dialogar com nossos estudantes e com nossos colegas sobre os possíveis interesses de quem está por trás da tecnologia (obrigado Hisham por este insight). Por outro lado, não temos que adotar uma postura "ad hominem" de rejeitá-la a priori por conta de quem a patrocina.
Evitar os extremos do neoludismo e do deslumbramento tecnológico!
Resumindo minha posição atual. Enquanto o acesso for aberto e gratuito eu considero pensar propostas de atividades para aprendizagens colaborativas e em rede, inclusive, tendo o chatGPT, como um dos elementos das interações.
E sim, existindo uma ferramenta que seja de código aberto e com licenças de uso mais éticas, vou sempre preferí-las em detrimento de ferramentas fechadas e com licenças de uso hostis à privacidade dos usuários!
No contexto de propostas de trabalhos escolares, eu ficarei mais atento para propor atividades que foquem mais no processo que no produto. Não acho que valha a pena investir tempo e recursos numa "corrida de gato e rato" contra o uso, por parte dos alunos, para fazer trabalhos escolares. Toda vez que o enfoque for no "produto" do trabalho escolar, sempre haverá alguém disposto, ou com a expertise, para "hackear o sistema".
Se o foco das atividades se deslocar do ensino para a aprendizagem, 80% dos problemas já se resolvem, em minha opinião!
*BCH - Uma forma de dinheiro algoritímico, não fiduciário, pseudo-anônimo e não inflacionário. Foi a proposta inicial do Satochi Nakamoto, neste artigo original, que como tudo que tem seres humanos no meio, foi desvirtuado e hoje é "quase" indistinguível de esquemas Ponzi.